Economia
Trouw Nutrition Destaca Avanços em Nutrição e Qualidade Intestinal na Suinfair 2024

Divulgação
A Trouw Nutrition, líder em soluções inovadoras para nutrição animal, marcará presença na Suinfair 2024, uma das principais feiras suinícolas do Brasil, que ocorrerá em Ponte Nova (MG) de 2 a 4 de julho. Durante o evento, a empresa destacará duas tecnologias essenciais para suínos: o suplemento alimentar Milkiwean Yoghurt, voltado para leitões, e o Selko AlpHa®, que promove melhorias na digestão e na qualidade intestinal do plantel.
A suinocultura contemporânea tem avançado significativamente em termos de produtividade, impulsionada por fatores como seleção genética, resultando em matrizes mais eficientes e um aumento substancial no número de leitões por leitegada, com maior variação de peso ao nascer. No entanto, a produção de leite das porcas nem sempre é suficiente, o que pode comprometer o desenvolvimento adequado da leitegada, aumentando a taxa de mortalidade e a desuniformidade entre os animais.
Para solucionar esse desafio, a Trouw Nutrition apresenta o Milkiwean Yoghurt, um suplemento lácteo líquido de alta digestibilidade e palatabilidade, projetado para complementar o leite materno. Este suplemento otimiza o desempenho dos leitões, aumenta o consumo de matéria seca na maternidade e facilita a transição suave do leite para a ração após o desmame. Ao utilizar o Milkiwean Yoghurt na maternidade, reduz-se a necessidade de transferência de leitões para outras porcas, minimizando também os riscos sanitários. Isso resulta em um aumento significativo do peso ao desmame, maior uniformidade na leitegada e um maior número de leitões desmamados, conforme destaca Paulo Roberto Teixeira, gerente de contas Premix Suínos da Trouw Nutrition.
Outro ponto de destaque na Suinfair é o Selko AlpHa®, que aborda a qualidade da água consumida pelos suínos e sua relação direta com a saúde intestinal. Este produto, que combina ácidos orgânicos livres tamponados, melhora a qualidade microbiológica da água, prevenindo o crescimento de patógenos como E. coli, Salmonella, leveduras e fungos. Além disso, ao ajustar o pH e a capacidade de tamponamento da ração no estômago, o Selko AlpHa® melhora a digestão dos alimentos e auxilia na quebra das proteínas pela pepsina, promovendo uma microbiota intestinal saudável e maior capacidade de absorção de nutrientes, conforme explicado por Aneilson Soares, gerente técnico de Premix Suínos da Trouw Nutrition.
Além dos produtos, a Trouw Nutrition também apresentará o NutriOpt On-site Adviser (NOA), um dispositivo portátil que realiza análises rápidas de matérias-primas e rações utilizando tecnologia NIRs portáteis. Essa ferramenta permite ajustes em tempo real nas formulações nutricionais, proporcionando maior eficiência na gestão da qualidade e na produção.
“A presença dos nossos produtos e tecnologias na Suinfair reforça nosso compromisso com a inovação e o avanço sustentável da suinocultura, contribuindo para a eficiência e a qualidade da atividade no Brasil”, conclui Aneilson Soares.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
Brasil e Índia avançam em diálogo comercial bilateral

Foto: Pixabay
Representantes dos governos do Brasil e da Índia se reuniram em Nova Délhi, na terça-feira (7), para a 7ª Reunião do Mecanismo de Monitoramento do Comércio Bilateral Índia-Brasil (TMM). O objetivo foi aprofundar o diálogo e o comércio como trocas comerciais entre os dois países.
A delegação brasileira foi liderada pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, e contou com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Embaixada do Brasil em Nova Délhi. O lado indiano foi chefiado pelo secretário de Comércio, Rajesh Agrawl, com a presença de representantes de diferentes órgãos do governo.
O encontro serviu para debater a ampliação do Acordo de Comércio Preferencial MERCOSUL-Índia, firmado em 2004, que abrange especificações comerciais para um número restrito de produtos. A avaliação levou à aprovação, pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior, da renovação do mandato para negociações de ampliação. A reunião também antecedeu a visita do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin à Índia, prevista para este mês de outubro.
Foram abordados temas relacionados ao certificado de origem eletrônico, barreiras comerciais para produtos como calçados, feijão e erva-mate, investimentos, propriedade intelectual e cooperação em áreas como energia e assuntos financeiros. Também foram tratadas questões multilaterais ligadas à reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), ao comércio internacional na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30) e à atuação conjunta nos BRICS.
Criado em 2008, o mecanismo tem a função de dar tratamento ágil a questões específicas do comércio bilateral, buscando remover barreiras e diversificar o fluxo comercial.
A 6ª reunião do mecanismo foi realizada em outubro de 2023, em Brasília.
A Índia é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia e apresenta potencial para expansão e fortalecimento dessa relação. Em 2024, o fluxo comercial entre os dois países somava 12,1 bilhões de dólares.
AGROLINK – Seane Lennon
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
Conta de luz segue com bandeira vermelha em outubro, mas de patamar 1

Foto: Energisa/Reprodução
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26) a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de outubro. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro. Nos meses anteriores foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.
É importante ressaltar que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro. Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta.
Sobre as bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias indica, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. As bandeiras mostram o custo variável da produção de energia, a partir da análise da disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
A ANEEL reitera a importância do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Ascom Aneel/com redação AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
Preço do etanol hidratado se mantém praticamente estável em São Paulo, aponta Cepea

Foto: Imagem Ilustrativa
O mercado de etanol hidratado encerrou setembro sem grandes variações de preço em São Paulo. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, distribuidoras voltaram a atuar de forma um pouco mais ativa no mercado spot na última semana do mês, mas as compras seguem pontuais e em volumes insuficientes para provocar reação significativa nas cotações.
Do lado das usinas, a oferta também se manteve restrita, com agentes priorizando o acompanhamento dos resultados finais da safra 2025/26 antes de ampliar negociações.
Nesse contexto, entre os dias 22 e 26 de setembro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou a R$ 2,7416 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), registrando ligeira queda de 0,2% em relação ao período anterior.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária6 dias atrás
Melhoramento genético transforma produção de leite em Mato Grosso
-
Mato Grosso6 dias atrás
Mulheres do agro brasileiro se destacam em Summit Global na Bélgica e reforçam modelo sustentável do país
-
Mato Grosso5 dias atrás
Governador assina autorização para novo Trevão de Rondonópolis
-
Mato Grosso5 dias atrás
Governador e primeira-dama lançam Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal nesta quarta-feira (8)
-
Mato Grosso6 dias atrás
Mulheres brasileiras do agro comandam painel inédito em cúpula global na Bélgica
-
Transporte4 dias atrás
Com 92% de casos solucionados, Rondônia fica atrás apenas do DF no ranking de homicídios esclarecidos
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo entrega obras de reconstrução, ampliação e modernização da sede da Secretaria de Segurança Pública
-
Agronegócio6 dias atrás
Abertura de mercado para exportação de castanha-do-Brasil para a Costa Rica