Transporte
‘Sistema prisional de MT é uma referência para o Brasil e que vamos replicar em nosso Estado’, afirma vice-governador de Minas Gerais

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
“O que Mato Grosso alcançou ninguém mais alcançou. Mato Grosso foi o único Estado do Brasil que conseguiu zerar o déficit de vagas no sistema prisional e Minas Gerais veio para aprender sobre essa colaboração interinstitucional entre Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. É um trabalho de referência para o Brasil inteiro, que vamos replicar em Minas Gerais, e que esperamos que o resto do Brasil também possa replicar”, destacou.
A fala ocorreu nesta quarta-feira (28.08), durante visita da comitiva de Minas Gerais para conhecer as melhorias implementadas pelo Estado no Sistema Prisional de Mato Grosso. O grupo foi recebido no Palácio Paiaguás pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e pelo secretário de Segurança Pública em exercício, coronel PM Héverton Mourett. Em seguida, a comitiva visitou a Penitenciária Central do Estado (PCE).
À comitiva foram apresentadas as ações que transformaram a realidade das unidades prisionais, como a eliminação do déficit de vagas, o fornecimento de refeições de qualidade e a construção e reforma de novos raios com ferramentas modernas e automatizadas.
“O esforço conjunto e interinstitucional realizado por Mato Grosso permitiu a estruturação de um modelo para a eliminação do déficit de vagas no sistema prisional. Isso é muito importante, porque Mato Grosso foi o único Estado do Brasil que conseguiu zerar o déficit de vagas no sistema prisional. Nossa intenção é aprender com essa experiência na construção dos presídios, que custaram 40% menos do que os construídos em outros estados do Brasil, e foram concluídos em menos tempo, utilizando, também, mão de obra prisional. Além disso, eles já são entregues com tecnologia de ponta, garantindo uma operação mais segura e com a necessidade de menos agentes penitenciários”, destacou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, citou o esforço conjunto dos órgãos públicos do Estado e ressaltou a importância da troca de experiências com Minas Gerais sobre os investimentos realizados no Sistema Prisional.
“Continuamos a realizar investimentos graças a um esforço conjunto do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. Esse grande acordo permitiu que construíssemos, de forma rápida, eficaz e econômica, um sistema prisional eficiente, alcançando esse superávit. Portanto, ao trocar experiências com outros estados, aprendemos muito e podemos compartilhar nossas práticas, contribuindo para a construção de um país melhor para todos”, afirmou.
“Saímos de um déficit de seis mil vagas para um excedente de mais de 800 vagas com a entrega dos novos raios. Estamos falando, ao todo, as construções e reformas, de mais de seis mil novas vagas, dobrando a capacidade prisional regional de maneira sólida e com alta qualidade. Essa conquista só foi possível porque todos os poderes sentaram à mesa e firmaram acordos para fazer acontecer, encontrando, claro, um parceiro no mercado que pudesse realizar a obra em tempo recorde”, ressaltou.
Durante a agenda, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, também explicou à comitiva de Minas Gerais o processo que levou à reestruturação do sistema, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Estado e os demais órgãos, em 2020.
Além disso, a comitiva conheceu a fábrica de pré-moldados que emprega mais de 200 reeducandos, também na Capital.
“A Penitenciária Central do Estado foi completamente reconstruída com base no TAC. Antes, a unidade tinha 870 vagas, e, no mesmo espaço, foi construída uma nova unidade com 3.318 vagas”, afirmou o secretário adjunto Jean Gonçalves.
De Mato Grosso, também participaram o senador Jayme Campos; a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro; o procurador Mauro Zaque, do Ministério Público do Estado; e os secretários adjuntos da Sesp coronel Fernando Carneiro Tinoco (Integração Operacional) e tenente-coronel Thiago Vinicius Pinheiro (Administração Sistêmica).
Fabiana Mendes e Larissa Azevedo | Sesp-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Lalamove amplia operação no Brasil com foco em personalização e novos perfis de clientes
Com uma estratégia focada na personalização das entregas e no atendimento a diferentes perfis de clientes, a Lalamove chega a 2 milhões de motoristas parceiros ativos mensalmente e registrou um crescimento de 15% no número de clientes corporativos ativos entre 2024 e o primeiro semestre de 2025.
Fundada em Hong Kong em 2013 e presente no Brasil desde 2019, a Lalamove atua como uma plataforma de logística sob demanda que permite a solicitação de entregas em tempo real. Pelo aplicativo, o usuário escolhe o tipo de veículo conforme o volume da carga, define o trajeto e acompanha o deslocamento em tempo real.
“Existe uma divisão bastante equilibrada entre os diferentes públicos dentro da plataforma. Claro que, quando olhamos para microempreendedores e pequenas e médias empresas, o volume de clientes é maior, afinal, há muito mais usuários que fazem menos pedidos individualmente. Mas, ao observar o faturamento e outras métricas, percebemos que esses grupos se mantêm muito próximos. Ou seja, temos uma divisão saudável tanto em número de usuários quanto de empresas”, afirma Helena Lizo, diretora-geral da Lalamove no Brasil.
A executiva explica que essa base diversificada de clientes garante estabilidade e crescimento sustentável. “Não existe uma área específica da qual dependemos mais ou que dependa mais de nós. Isso é muito positivo, porque, mesmo quando um setor passa por dificuldades na economia, o volume geral de pedidos não cai, já que outros segmentos acabam compensando. Esse equilíbrio é muito saudável para o negócio”, diz.
Atualmente, a empresa está presente nas principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e se prepara para expandir para Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Fortaleza. Cada nova cidade é escolhida com base em análises sobre o potencial de demanda e a oferta de motoristas parceiros, o que garante um crescimento sustentável e bem direcionado.
Flexibilidade e autonomia
Além da personalização para os clientes, a Lalamove aposta na flexibilidade como diferencial para os motoristas parceiros, que utilizam seus próprios veículos para realizar as entregas.
Por meio do aplicativo, os motoristas têm autonomia para escolher as corridas que desejam aceitar, definir horários de trabalho e selecionar o tipo de veículo mais adequado à sua rotina, de motos e carros a utilitários e caminhões. A empresa também oferece programas de capacitação e benefícios exclusivos, como descontos em manutenção, combustível e seguros, por meio de parcerias com empresas do setor automotivo.
“Para os motoristas, a plataforma oferece a possibilidade de receber, recolher e aceitar vários pedidos ao mesmo tempo, o que aumenta a produtividade e a rentabilidade das corridas. Esse modelo é muito bem visto e aceito no mercado, algo que se confirma pelos números e pelos feedbacks recebidos, especialmente dos motoristas”, diz.
Alta demanda em períodos sazonais
As datas promocionais e festivas seguem como momentos de maior movimentação para a empresa. Durante a Black Friday de 2024, o volume de entregas aumentou 18% em relação à semana anterior, com forte demanda de e-commerces e pequenos lojistas. O movimento se mantém até o Natal, quando empresas reforçam suas operações logísticas e motoristas parceiros aproveitam o aumento de corridas.
“No varejo, as principais datas para nós são as mesmas do comércio tradicional: Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e também o Dia das Mulheres, que, curiosamente, tem uma semana de grande movimento. Provavelmente isso ocorre porque muitas microempresas fazem brindes, cestas e campanhas especiais nessa época, e nós atendemos bastante esse tipo de demanda”, destaca Helena.
Além das entregas diretas ao consumidor, a Lalamove também tem se tornado parceira de marcas que utilizam sua rede para logística reversa, reposição de estoque entre lojas e transporte de itens de maior volume.
Imagem: Divulgação
O post Lalamove amplia operação no Brasil com foco em personalização e novos perfis de clientes apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Amazon amplia rede logística no Brasil com mais de 100 novos CDs

A Amazon intensificou seu plano de expansão logística no Brasil com a adição de mais de 100 novos centros de distribuição à sua operação nacional, uma média de dois por semana. O objetivo é ampliar a capacidade de armazenamento e envio de produtos, acelerar os prazos de entrega em todos os estados e contribuir para o fortalecimento do comércio eletrônico no País.
Em 2024, a empresa investiu mais de R$ 13,6 bilhões no Brasil e pretende seguir ampliando suas operações, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento do varejo nacional. A companhia reduziu as taxas de seus programas de logística e anunciou que o Fulfillment by Amazon (FBA) será gratuito até dezembro, além de reduzir custos em outras modalidades, como o Delivery by Amazon (DBA) e o FBA Onsite.
“A Amazon foi construída com base na inovação e na excelência operacional, sempre buscando proporcionar melhores experiências aos clientes, impactando positivamente as pessoas ao longo do dia, além de nossos múltiplos segmentos. Somos também uma empresa que nunca deixou de investir no futuro e de se concentrar no longo prazo”, explica Juliana Sztrajman, presidente da Amazon Brasil.
Tecnologia e automação
A adoção estratégica de Inteligência Artificial (IA) e automação desenvolvidas por times locais acelerou a transformação das operações da Amazon no Brasil, possibilitando uma expansão rápida e eficiente. Essa estratégia levou ao crescimento de um para mais de 250 centros logísticos em seis anos, reduziu o tempo de implementação de cada unidade em 77% e ampliou a seleção de produtos de 1 milhão para 180 milhões de itens.
O avanço se intensificou em 2024, com a adição de 30 milhões de novos produtos, o que representa um aumento de mais de 20% desde janeiro, incluindo itens internacionais.
“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente e, hoje, temos milhares de pessoas e tecnologia trabalhando juntas em todo o país, proporcionando o crescimento da empresa. Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo para o país. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega, melhorando a experiência dos nossos clientes”, acrescenta Juliana.
A rede logística tecnológica da Amazon apoia mais de 100 mil vendedores parceiros no País, permitindo que empreendedores de diferentes portes alcancem clientes fora de suas regiões de origem por meio do marketplace da empresa, utilizando os programas e tecnologias globais da Amazon para expandir seus negócios.
Imagem: Divulgação
O post Amazon amplia rede logística no Brasil com mais de 100 novos CDs apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Suspeita de intoxicação por metanol deixa duas pessoas hospitalizadas após consumo de whisky em Itanhangá

Secretaria de Saúde de Mato Grosso emite comunicação de risco sobre 14 lotes de bebida suspeita de contaminação por metanolCompre vitaminas e suplementos – Divulgação
Na tarde de ontem, terça-feira (04), a Guarnição de Serviço do Núcleo da Polícia Militar de Itanhangá foi acionada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Vigilância Sanitária após dois pacientes darem entrada no Centro Integrado de Saúde (CIS) apresentando sintomas de náuseas, vômitos intensos e dor no peito.
De acordo com informações, um dos pacientes evoluiu para um quadro de falta de ar e chegou a apresentar cegueira temporária, levantando suspeita de intoxicação por metanol — substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas. As vítimas foram encaminhadas com urgência ao Hospital Regional de Sorriso.
Segundo o site ITA Notícias, as vítimas são sogra e genro. O homem, de 26 anos, encontra-se internado em estado estável, mas requer cuidados médicos. Já a mulher está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante entrevista no CIS, o homem relatou ter adquirido, no último sábado, uma garrafa de whisky da marca Ballantine’s (1 litro) em um supermercado local. Ele afirmou que os sintomas começaram após o consumo da bebida.
Com base nas informações repassadas, a Polícia Militar, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de fiscalização no estabelecimento citado. No local, foram apreendidas garrafas suspeitas e constatadas irregularidades nas embalagens, como divergências nos números de lote, datas de fabricação e validade.
O responsável pelo supermercado informou ter comprado uma caixa com 12 unidades da bebida de uma distribuidora sediada em Várzea Grande (MT). Durante a operação, foram apreendidos 10 litros de whisky Ballantine’s, remanescentes da referida compra.
Os produtos apreendidos foram encaminhados para análise pericial e toda a documentação foi entregue à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Tapurah, que dará continuidade às investigações.
A ação conjunta entre a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde foi essencial para a rápida identificação e recolhimento dos produtos suspeitos, prevenindo novos casos de intoxicação e colaborando para esclarecer a possível origem do produto adulterado.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio6 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Meio Ambiente6 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Agronegócio6 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso7 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação
-

Mato Grosso7 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação
-

Transporte6 dias atrásPolícia Civil prende homem por violência doméstica em Juína
-

Mato Grosso6 dias atrás“Já viabilizamos 31 mil casas e vamos superar a meta das 40 mil”, afirma governador






































