Transporte
Polícia Militar oficializa promoção de 739 militares em 189º aniversário da instituição
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (04.09), formatura alusiva em comemoração aos 189 anos da instituição no Estado. A solenidade foi realizada na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá, e contou também com a cerimônia de promoção de 739 policiais militares, incluindo a oficialização dos dois novos coronéis da corporação.
Na formatura, o governador Mauro Mendes oficializou a promoção dos militares Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa e Noelson Carlos Silva Dias ao cargo de coronel. Os policiais deixaram as funções de tenentes-coronéis e passam a ocupar o maior posto dentro da instituição militar.
Em seu discurso, o governador parabenizou todos os policiais militares que conquistaram a promoção neste ano, destacando o avanço de suas trajetórias, dedicação e profissionalismo na carreira militar e exercício da Segurança Pública.
“Mais uma vez tenho honra de estar nesse momento importante na trajetória e na história desses homens e mulheres, que escrevem a história de Mato Grosso. Hoje, vocês recebem honraria pela dedicação, trabalho e desempenho que tiveram nesses anos”, declarou.
O chefe do Executivo Estadual também parabenizou toda a instituição e ressaltou que a Polícia Militar de Mato Grosso é referência em todo país quando se trata de Segurança Pública, pois possui os melhores armamentos e equipamentos para garantir a segurança da população em todo o Estado.
“A Polícia Militar está presente nos 142 municípios e distritos, da zona rural a urbana, em cada canto do estado. Parabéns a todos. Eu tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar de Mato Grosso, que é referência no país”, ressaltou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também parabenizou a promoção da tropa e enalteceu a parceria do Governo do Estado pelos volumosos investimentos na instituição.
“A Polícia Militar é um braço forte da população em Mato Grosso, pois estamos presente em todos os municípios. Eu só tenho agradecer aos mais de 7 mil homens e mulheres responsáveis em garantir a nossa segurança e agradecer mais ainda aos novos promovidos que sempre honraram as fardas militares”, declarou.
Promoção de militares
Além da promoção dos dois novos coronéis, entre as patentes de oficiais das fileiras da PMMT, 20 policiais foram promovidos ao posto de tenente-coronel, enquanto 31 militares subiram ao posto de major e um foi promovido para capitão.
O coronel Noelson Carlos Silva Dias, que segue como comandante do 10º Comando Regional de Vila Rica, no Norte do Estado, foi um dos promovidos à patente máxima da PMMT. O novo coronel recebeu com orgulho a nova função e agradeceu o reconhecimento pelo trabalho prestado dentro da corporação.
“Hoje estou vivendo um sonho. Sabemos que são 25 anos de Polícia Militar e vi que valeu a pena cada momento, cada noite perdida, o sacrifício com a família. Em Vila Rica, passamos por muitos desafios, entre eles o enfrentamento ao novo cangaço. Olho para trás e vejo que todo meu esforço valeu a pena. Vamos poder representar o Estado com mais autoridade, mais comprometimento e mais voz dentro da Polícia Militar, pensando em mais direcionamentos para toda a segurança pública de toda população”, afirmou.
Já o coronel Siziéboro Elvis de Oliveira, atualmente comandante do 8º Comando Regional em Juína, ressaltou a continuidade do trabalho à frente da unidade somados aos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Dentro da operacionalidade, vamos continuar trabalhando em nossas metas. Estamos na região de Juína com três anos seguidos diminuindo os índices de homicídios da região e queremos manter esses números e os outros índices sob controle. Temos um Governo que investiu em recursos humanos, mas também nas condições de trabalho, tecnologia voltada para a segurança pública e isso faz toda diferença”, destacou.
Entre os praças da PMMT, 310 militares serão promovidos ao posto de cabo, 286 avançam ao posto de terceiro-sargento, 20 assumem a função de segundo-sargento, 64 policiais assumem como primeiro-sargento e cinco militares sobem a graduação de subtenente.
Também dentro da solenidade, foram oficializadas as promoções em “post mortem” dos militares Odenil Alves Pedroso, como subtenente; Helidiony Barbosa, como primeiro-sargento; Karlos Alexandre Sergio Ferreira, como terceiro-sargento; e Janderson Teixeira, como cabo. Os militares faleceram no ano de 2024 enquanto estavam a serviço e foram reconhecidos por seus serviços prestados na corporação.
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Hevérton Mourett; o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Carneiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; o deputado federal coronel Assis; a deputada estadual Janaína Riva; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira e entre demais autoridades.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil encerra Operação Hagnos com 793 atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência
A Polícia Civil de Mato Grosso encerrou na sexta-feira (29.11) a Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com ações preventivas e repressivas para coibir violência contra crianças e adolescentes.
Foram atendidas 793 vítimas e outras 13 resgatadas de situações de vulnerabilidade ou violência. Ainda, foram apuradas 177 denúncias que chegaram pela central nacional do Disque 100.
Nas 15 regionais da Polícia Civil, as palestras orientativas e atividades lúdicas realizadas pelas equipes alcançaram um público de 5.448 pessoas em escolas públicas.
Além de diligências para verificação de denúncias recebidas, foram realizados os cumprimentos de mandados e instauração de inquéritos para apuração de diversos crimes praticados contra vítimas infantojuvenis.
A delegada Mariell Antonini Viana, da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, explica que durante a Operação Hagnos 124 suspeitos foram detidos em flagrante e outros 42 presos por mandados por crimes, como por exemplo, de estupro e estupro de vulnerável.
A operação foi realizada de 1º a 29 de novembro, com foco na intensificação de cumprimentos de mandados de prisões preventivas, flagrantes e busca e apreensão, em todo o país. As ações em Mato Grosso envolveram o trabalho de equipes das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, Núcleos e Salas de Atendimento a Vítimas de Violências Doméstica e Sexual das delegacias municipais no interior do estado.
Uma das prisões ocorreu em Cáceres, onde a equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher cumpriu a prisão de um investigado de 19 anos por crime sexual cometido contra a própria irmã. As investigações apontaram que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Em Paranaíta, no norte do Estado, um homem de 43 anos foi preso preventivamente pelo estupro de duas crianças, uma delas era enteada dele. A mãe flagrou o marido abusando da criança e o denunciou na delegacia da cidade, no mês de setembro. Na ocasião, o suspeito conseguiu fugir, evitando a prisão em flagrante. Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu que ele havia abusado também de outra criança.
Ocorrências
Durante o mês de ações da Operação Hagnos, as delegacias da Polícia Civil apuraram 177 denúncias que chegaram pelo Disque 100, central nacional que recebe demandas relacionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nas diligências realizadas, foram registradas 77 acionamentos dos Conselhos Tutelares, 338 ocorrências de lesão corporal e 84 de violência sexual. Foram apreendidas quatro armas de fogo.
Prisões
Ao todo, 124 pessoas foram detidas em flagrante e outros 42 presas por decisões judiciais.
Em Itanhangá, no médio norte do Estado, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriu o mandado de prisão preventiva de um idoso de 69 anos que responde por estupro de vulnerável.
Em Cáceres, outro idoso, de 68 anos, foi preso após condenação transitada em julgado. Ele recebeu pena de nove anos pelo crime ocorrido de estupro de vulnerável ocorrido em 2018.
Registros de ocorrências
Durante a operação Hagnos foram registrados 2.094 boletins de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes; 466 inquéritos de crimes contra esse público foram concluídos com autoria e outros 558 instaurados, e requeridas 126 medidas cautelares.
Transporte
Polícia Militar lança Operação Tolerância Zero em todo o Estado nesta sexta-feira (29)
PMMT
Polícia Militar de Mato Grosso deflagra, na tarde desta sexta-feira (29.11), a 1ª edição da Operação “Tolerância Zero”, em todo o Estado. Na Região Metropolitana, o lançamento será em Cuiabá, na Praça Ulisses Guimarães, a partir das 16h, e contará com a presença do novo comandante-geral da instituição, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
A operação será realizada em todos os 15 Comandos Regionais da PMMT até o dia 1º de dezembro, intensificando a presença e atuação da Polícia Militar em todo o território estadual.
A operação dará foco à detenção de indivíduos em flagrante, apreensão de armas e drogas, e execução de ações operacionais essenciais que visem a proteção da sociedade mato-grossense.
As ações ostensivas e repressivas serão realizadas pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas da PMMT.
Tolerância Zero ao Crime Organizado
O governador Mauro Mendes lançou, na última segunda-feira (25), o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado”, para intensificar as ações de segurança pública, em um pacote de medidas integradas de combate ao crime organizado e proteção e defesa ao cidadão de Mato Grosso.
O pacote de medidas inclui a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será desmembrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública; o aumento do efetivo das forças policiais, por meio de chamamento de aprovados em concursos; e também a criação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado.
Serviço:
Lançamento da Operação Tolerância Zero
Data: 29.11 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Praça Ulisses Guimarães – Av. Historiador Rubens de Mendonça, Centro Político Administrativo, Cuiabá (em frente Shopping Pantanal)
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Operação apreende 86 celulares na PCE; Sesp determina investigação para apurar entrada de aparelhos
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou, nesta quinta-feira (28.11), a Operação Tolerância Zero, com foco na retirada de materiais ilícitos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
Durante a ação, que se concentrou nos raios três e seis, foram apreendidos 86 aparelhos celulares, mais de 130 chips, 50 porções de maconha, 20 de cocaína, além de fones de ouvido e carcaças de aparelhos.
Apenas em uma das celas, foram encontrados 32 celulares, levantando a suspeita de que o local era utilizado como uma espécie de assistência técnica para os dispositivos da unidade.
Na cela de S.S.R., um preso considerado de alta periculosidade, os policiais localizaram seis aparelhos celulares. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, delegado Vitor Hugo Bruzulato, determinou a instauração imediata de um procedimento para apurar as circunstâncias da entrada dos aparelhos.
“Já determinei a instauração de um procedimento administrativo para apurar o acesso dos presos aos celulares, principalmente deste considerado de alta periculosidade. Todos os aparelhos foram apreendidos e passarão por perícia da Politec. O conteúdo será investigado pela Polícia Judiciária Civil, com a devida responsabilização dos envolvidos”, afirmou o delegado.
Segundo Bruzulato, a operação segue o pacote de medidas lançado pelo governador Mauro Mendes no programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”.
“Vamos intensificar as operações, melhorar os procedimentos de segurança, impedir a entrada de materiais ilícitos e retirar também tudo o que for encontrado. As operações também visam apurar as irregularidades na entrada de aparelhos celulares e drogas, além de investigar possíveis ligações dos presos com crimes fora das unidades penais”, asseverou o delegado.
Participaram da operação 100 policiais do Serviço de Operações Especiais (SOE), Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Núcleo de Inteligência, Coordenadoria de Inteligência Penitenciária (Coinpen), além do efetivo da unidade.
-
Agronegócio6 dias atrás
Pedido de desculpas: declaração de Bompard colocaram em risco as operações do Carrefour no Brasil
-
Agricultura6 dias atrás
Produto desenvolvimento pela Embrapa atinge 10 milhões de hectares e gera R$ 4,2 bilhões em benefícios
-
Pecuária6 dias atrás
Vacas milionárias consolidam status de superestrelas no Brasil
-
Agronegócio6 dias atrás
FGVAgro: agroindústria brasileira cresce 1,6% em setembro de 2024, impulsionada por não-alimentícios
-
Agronegócio6 dias atrás
Produção agropecuária brasileira deve alcançar R$ 1,31 trilhão diz o Mapa
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Projetos estadual e federal podem corrigir injustiças ambientais e impulsionar o agronegócio
-
Transporte5 dias atrás
Polícia Civil cumpre 19 mandados contra influenciadores digitais que divulgavam jogos online ilegais
-
Mato Grosso4 dias atrás
Governo de MT vai lançar editais para concessão de rodovias estaduais