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Freio do Proprietário movimenta semana na Arena do Cavalo Crioulo em Esteio

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Modalidade da ABCCC será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil com expectativa de grande disputa – Foto: Maurício Vinhas/Divulgação
A semana será movimentada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A Arena do Cavalo Crioulo vai receber mais uma final do Freio do Proprietário, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os conjuntos com melhor desempenho durante o ciclo participarão de etapas semelhantes às do Freio de Ouro. Os conjuntos estão preparados para as disputas das categorias Master e Amador A, Master e Amador B, e Feminina, incluindo aqueles que defenderão seus títulos e os representantes uruguaios.

Conforme o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, Daniel Vicente de Macedo, a expectativa mais uma vez é das melhores possíveis. “Mais uma vez uma grande final com mais de 180 participantes, superando as expectativas e mostrando a força da modalidade mesmo depois de um ano um ano difícil que o pessoal do Rio Grande do Sul, principalmente, enfrentou. Isso nos traz uma alegria muito grande porque trabalhamos sempre pensando no bem da modalidade, em fazer crescer a modalidade, e a gente vê hoje o quanto é importante essa modalidade para a raça Crioula, o quanto ela movimenta CTs, empresas que vivem do Cavalo Crioulo”, destaca, acrescentando ainda que isso é fruto do trabalho da associação com os núcleos de criadores que vêm fomentando provas exclusivas da modalidade.

Macedo informa ainda que serão apresentadas mudanças para o próximo ciclo, com a inclusão da categoria Senior A. A avaliação será realizada por jurados, que analisarão o desempenho de cada conjunto em sua respectiva categoria. Na Categoria Amador A estarão Darlei Hess e Luciano Comiotto. Na Categoria Amador B os jurados serão João Luis Arisio e Artur Carvalho Rocha, enquanto na Categoria Master A, a avaliação estará a cargo de Fernando Harger e Lauro Varela Martins. Já na Categoria Master B os jurados serão Marco Antônio Stumpf e Ricardo de Freitas Labrêa. E na Categoria Feminina a avaliação será de Amanda Azambuja e Luiz Antero Peixoto. O evento conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Supra e Savarauto. Apoios de Vetnil, Jolimont e Real Wood. Cabanhas Parceiras: Aurora, Capanegra, Liberdade, Quaraci, Santa Fé e Tamanca.

Confira a programação

25 de Setembro de 2024 (Quarta-feira)
08h30min – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador A
Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master A

26 de Setembro de 2024 (Quinta-feira)
08h30min – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador B Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master B
Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Feminino

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27 de Setembro de 2024 (Sexta-feira)
08h30min – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A Sequência – Intervalo
Sequência – Amador B, Master B e Feminino
Sequência – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A

28 de Setembro de 2024 (Sábado)
08h30min – Mangueira 2 – Todas as categorias
Sequência – Bayard-Sarmento – Amador e Master A
Sequência – Intervalo
Sequência – Bayard-Sarmento – Amador e Master B
Sequência – Campo 2 – Amador e Master A

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
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Dona das marcas Pedigree e Whiskas, Mars abre CD em Extrema para ampliar distribuição

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Dona das marcas Pedigree, Whiskas e Optimum, a Mars inaugurou um novo centro de distribuição (CD) em Extrema, Minas Gerais. Com investimento de R$ 30 milhões em operação, estrutura e tecnologia, o espaço tem 6 mil m² e visa ampliar a capacidade logística da Mars Pet Nutrition, com impacto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O projeto prevê a geração de mais de 100 empregos diretos e indiretos.

De acordo com Henrique Carvalho, diretor de Manufatura e Supply da Mars Pet Nutrition, a localização foi escolhida pela relevância geográfica e econômica de Extrema, além da infraestrutura logística e mão de obra qualificada da região. “O novo centro de distribuição irá garantir uma cadeia de abastecimento que funcione como um agente de indução do crescimento deste mercado no Brasil”, afirmou.

A iniciativa tem parceria com o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da agência Invest Minas, e com a AGV Solistica, empresa de armazenamento e distribuição.

“O ano já começa com excelentes notícias para Minas Gerais. Isso é fruto do trabalho estratégico da Invest Minas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a geração de empregos e de novas oportunidades de qualidade para os mineiros”, afirma Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Como parte das ações para a comunidade, a Mars promoverá treinamentos para estabelecimentos se tornarem pet friendly, em parceria com a Prefeitura de Extrema. A cidade poderá ser certificada no programa Melhores Cidades para os Pets da Mars. Haverá também uma palestra sobre comportamento animal voltada para tutores de pets.

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Imagem: Divulgação

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‘É preciso conhecimento para enfrentar os desafios com a soja’, diz sojicultor de Goiás

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Foto: Ivan Brucelli

Ivan Roberto Brucceli, sojicultor de Rio Verde, Goiás, iniciou sua trajetória no campo influenciado pelo trabalho de seu pai, que o introduziu ao agronegócio e à lavoura desde cedo. Criado no meio rural, Ivan aprendeu a enfrentar as dificuldades do setor agropecuário, o que o motivou a seguir carreira como produtor de soja.

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Com o tempo, Ivan alcançou sucesso e adquiriu experiência, mas segue lidando com desafios comuns relacionados à soja na região. Ele destaca a falta de infraestrutura e a escassez de recursos financeiros como obstáculos que dificultam o crescimento e a inovação no setor agropecuário. A escassez de energia elétrica, por exemplo, é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores, afetando operações como o uso de maquinários, irrigação e armazenamento da produção.

Pesquisa nas lavouras de soja

Para Ivan, a pesquisa é fundamental, e ele enfatiza a necessidade de validar as cultivares e realizar pesquisas próprias para determinar as melhores alternativas de cultivo. “É importante entender o que funciona para cada tipo de solo, clima e cultura. Só assim podemos tomar decisões mais precisas e alcançar bons resultados”, afirma.

Tecnologia e sustentabilidade

Em um cenário climático cada vez mais imprevisível, Ivan destaca a importância de adotar tecnologias que garantam eficiência e sustentabilidade da soja. A colheita de 2025 enfrentou desafios devido a chuvas excessivas seguidas de períodos de seca. Para lidar com essas variações climáticas, Ivan investiu em técnicas de conservação do solo, como o plantio direto, o uso de calcário para correção da acidez e a aplicação de palhada, que ajudam a reter água e evitar a erosão.

Essas práticas, segundo Ivan, são essenciais para melhorar a estrutura do solo e aumentar a resistência das plantas às adversidades climáticas. Ele também investe em tecnologias que favorecem um melhor enraizamento das plantas, permitindo que elas se adaptem melhor às variações no fornecimento de água, fator essencial para o sucesso da lavoura. “Plantar com raízes mais profundas é essencial para garantir uma produção estável, mesmo diante das incertezas climáticas”, explica.

Em meio às dificuldades

A falta de recursos financeiros segue sendo um desafio para Ivan. A escassez de investimentos em novas tecnologias e melhorias estruturais compromete o crescimento do negócio. “A infraestrutura de energia, o acesso a crédito e a falta de incentivos financeiros são fatores que dificultam o avanço da produção”, observa.

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Apesar dos obstáculos, Ivan permanece focado na pesquisa constante e na busca por soluções viáveis que proporcionem melhores resultados econômicos. Ele destaca a importância de adotar uma visão estratégica, investindo no conhecimento sobre as culturas, as variações climáticas e as melhores práticas de cultivo.

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Preço médio do frete sobe 2,35% em janeiro e terá alta também em fevereiro

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O preço médio do frete por quilômetro rodado em janeiro foi de R$ 6,97 no País, uma alta de 2,35% ante dezembro, segundo o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). O aumento foi puxado pelo impacto do preço do diesel, que no mês passado teve alta média de 0,48% na comparação com a média do mês anterior.

Para fevereiro, quando houve aumento duplo sobre o diesel – do ICMS e da Petrobras a partir do dia 1º -, a expectativa é que a tendência de alta do frete permaneça.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas oito milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil.

“O aumento do preço médio do frete por quilômetro rodado em janeiro reflete principalmente o impacto do preço do diesel comum que, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), teve em janeiro valor médio de R$ 6,23, registrando alta de 0,48% na comparação com a média do mês anterior, e do tipo S-10, que registrou preço médio de, que R$ 6,31 no primeiro mês de 2025, após alta de 0,64% na mesma comparação”, disse em nota o diretor da Edenred Repom, Vinicios Fernandes.

Segundo ele, o cenário macroeconômico também influenciou os custos do transporte, uma vez que a elevação da taxa básica de juros (Selic) encarece o crédito e pressiona o valor de outros insumos fundamentais para as operações de transporte.

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Fernandes ressaltou que, a partir de fevereiro, a expectativa é de manutenção da tendência de alta no preço médio do frete, impulsionado pelo aumento da demanda por transporte no agronegócio, reflexo do atraso na Safra 2025, que tende a concentrar o escoamento da produção em um período mais curto. Além disso, houve alta da alíquota do ICMS e a Petrobras reajustou o preço do diesel em R$ 0,22 por litro, o que também vai pesar no bolso do caminhoneiro.

“Fatores como a tributação sobre o setor, principalmente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a revisão para cima da tabela de frete também devem pressionar ainda mais os custos do transporte nas próximas semanas”, disse Fernandes.

Com informações de Estadão Conteúdo (Denise Luna)
Imagem: Shutterstock

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