Notícias
Novo método inovador detecta micotoxina em grãos de milho com tecnologia hiperespectral

Foto: A técnica utiliza imagens hiperespectrais de infravermelho próximo (NIR-HSI) para identificar e quantificar, com precisão, a micotoxina. Foto: Edna Santos
Cientistas da Embrapa e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um método inovador para a detecção da fumonisina em grãos de milho, eliminando a necessidade de moagem e reagentes químicos. Essa abordagem não apenas reduz custos, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental. A técnica se baseia em imagens hiperespectrais de infravermelho próximo (NIR-HSI), integrando conceitos de química e agricultura de precisão para identificar e quantificar essa micotoxina, que representa um dos principais desafios à produção de milho no Brasil, uma vez que contamina os grãos ainda no campo e não é eliminada por meio de processamento térmico.
As fumonisinas são produzidas, predominantemente, por fungos do gênero Fusarium. Devido à sua ampla distribuição, alta ocorrência e toxicidade, elas figuram entre as micotoxinas mais problemáticas geradas por esses microrganismos. O NIR-HSI, associado a um modelo matemático de análise multivariada de imagem, possibilita a identificação e quantificação das fumonisinas diretamente nos grãos de milho, que não são visíveis a olho nu. O processo é realizado de forma rápida e não destrutiva.
“A tecnologia NIR-HSI opera com base no princípio da reflectância difusa, que depende das propriedades químicas e estruturais do material. Trata-se de uma abordagem não destrutiva que permite obter espectros distribuídos espacialmente, possibilitando a visualização e localização, pixel a pixel, das alterações químicas em sistemas complexos”, explica Maria Lúcia Simeone, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (MG).
Inovação na detecção de micotoxinas
Os métodos atualmente utilizados para quantificar fumonisinas são onerosos, complexos e demorados, além de exigirem a moagem da amostra e um elevado nível de conhecimento técnico. A toxicidade dos reagentes químicos utilizados para análise ainda acarreta riscos à saúde do analista e ao meio ambiente.
Simeone destaca que o novo método é significativamente mais rápido, isento de produtos químicos e não destrói a amostra, resultando em um custo menor. “Ele opera por meio de um algoritmo desenvolvido a partir de informações espectrais e espaciais obtidas em um equipamento de NIR-HSI, utilizando diferentes amostras de milho, visto que os dados dependem da interação entre a radiação eletromagnética e os átomos ou moléculas da amostra analisada”, complementa.
A pesquisadora ainda menciona que os resultados obtidos pela técnica NIR-HSI foram surpreendentes, pois possibilitaram a identificação de lotes contaminados e a prevenção de infecção cruzada durante o armazenamento do milho. “Essa metodologia tem o potencial de transformar a forma como quantificamos e controlamos a fumonisina, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos”, acrescenta.
Benefícios para a cadeia produtiva
A nova técnica oferece diversos benefícios para a cadeia produtiva do milho:
Maior rapidez: A quantificação do teor de fumonisina ocorre de maneira ágil, em apenas 30 segundos, permitindo a análise de um maior número de amostras em menos tempo e uma resposta mais rápida em caso de contaminação.
Redução de custos: A técnica é mais econômica que os métodos tradicionais, pois elimina a necessidade de moagem e uso de reagentes químicos.
Não destrutiva: A análise não compromete a amostra, permitindo que os grãos sejam utilizados posteriormente.
Um futuro mais seguro para o consumo de milho
A pesquisa, recentemente publicada na revista Brazilian Journal of Biology, representa um avanço significativo na segurança alimentar. “Com a detecção rápida e direta do teor de fumonisinas em grãos de milho, essa nova metodologia contribui para garantir a qualidade e segurança dos alimentos, protegendo a saúde de consumidores e animais”, observa Renata Pereira da Conceição, pós-graduanda da UFMG.
Para Valéria Aparecida Vieira Queiroz, pesquisadora da Embrapa, “essa tecnologia permite desenvolver estratégias mais eficientes para o controle de fumonisinas no milho, minimizando perdas na produção, facilitando a segregação de lotes de amostras e assegurando alimentos mais seguros para a população”.
O pesquisador da Embrapa Algodão (PB), Everaldo Medeiros, explica que a técnica produz uma espécie de “imagem química do objeto”, combinando técnicas quimiométricas de tratamento de dados. Isso possibilita explorar aplicações inovadoras para a agricultura, com base em conceitos de química verde e agricultura de precisão, posicionando a Embrapa e seus parceiros na vanguarda da inovação em aplicações com imagens NIR-HSI.
Medeiros conclui: “Nossa participação no trabalho consistiu em estudar as melhores configurações de imagens para a medição de fumonisinas diretamente nas sementes de milho. Os resultados obtidos permitem detectar e quantificar as micotoxinas de forma automática, com maior sensibilidade e rapidez em relação às técnicas atualmente utilizadas.”
Artigo e autores
O artigo, denominado Determination of fumonisin content in maize using near-infrared hyperspectral imaging (NIR-HSI) technology and chemometric methods (Determinação do teor de fumonisina em milho usando tecnologia de imagem hiperespectral no infravermelho próximo (NIR-HSI) e métodos quimiométricos), é de autoria de: R. R. P. Conceição (Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Belo Horizonte, MG, Brasil); V. A. V. Queiroz (Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Brasil); E. P. Medeiros (Embrapa Algodão, Campina Grande, PB, Brasil); J. B. Araújo (Embrapa Algodão, Campina Grande, PB, Brasil); D. D. S. Araújo (Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Brasil); R. A. Miguel (Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Brasil); M. A. R. Stoianoff (Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Belo Horizonte, MG, Brasil) e M. L. F. Simeone (Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, Brasil).
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Ancelotti chama Neymar! Veja os convocados para a Copa

Ancelotti já tem o grupo que vai buscar o hexa – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Começou a caminhada pelo hexa e acabou o mistério! Com contrato renovado com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o técnico Carlo Ancelotti anunciou, enfim, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. Aos 34 anos, o atacante Neymar, do Santos, está na lista, apesar de ainda não ter trabalhado com o treinador durante o ciclo do italiano, iniciado em maio de 2025.
“Uma lista feita com avaliação e muita paixão. Não vai ser uma relação perfeita. Aliás, não há seleção perfeita. Mas é uma lista com o menor número de erros possíveis. Tenho as melhores informações possíveis”, declarou Ancelotti ao chegar no local da divulgação da convocação final.
Nos últimos dias, porém, a comissão técnica “se aproximou” do astro. Primeiro, o auxiliar Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, pontuou que a condição física de Neymar estava “melhorando”. Em seguida, Carlo acrescentou que a convocação do atacante dependeria “do que o jogador demonstrar em campo”, sem precisar avaliar o talento da fera.

De volta após quase três anos
Neymar não veste a amarelinha desde 17 de outubro de 2023. Na ocasião, o Brasil perdeu para o Uruguai por 2 a 0, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Na ocasião, o craque teve uma grave lesão no joelho esquerdo.
Ancelotti, em contrapartida, perdeu três nomes importantes por lesão: o zagueiro Militão (Real Madrid), o meia-atacante Rodrygo (Real Madrid) e o atacante Estêvão (Chelsea).
O Brasil está no Grupo C da Copa do Mundo e enfrenta o Marrocos (13/6) em New Jersey, o Haiti (19/6) na Filadélfia, e a Escócia (24/6) em Miami. Antes, entretanto, a Seleção tem dois amistosos pela frente: contra o Panamá, dia 31/5, no Maracanã, e contra o Egito, no dia 6/6, em Cleveland. Em 27/5, o grupo começa a se apresentar na Granja Comary, em Teresópolis.
Confira os 26 convocados da Seleção Brasileira
Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Weverton (Grêmio)
Ederson (Fenerbahçe)
Laterais
Wesley (Roma)
Danilo (Flamengo)
Ibañez (Al Ahli)
Douglas Santos (Zenit)
Alex Sandro (Flamengo)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Magalhães (Arsenal)
Bremen (Juventus)
Léo Pereira (Flamengo)
Meio-campistas
Casemiro (Manchester United)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Danilo (Botafogo)
Fabinho (Al-Ittihad)
Paquetá (Flamengo)
Atacantes
Vini Jr. (Real Madrid)
Igor Thiago (Brentford)
Raphinha (Barcelona)
Cunha (Manchester United)
Endrick (Lyon)
Martinelli (Arsenal)
Luiz Henrique (Zenit)
Neymar (Santos)
Rayan (Bournemout)
Por Redação Jogada 10
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Cachaça de Santa Catarina conquista prêmio nacional e reforça força do setor no Brasil

Divulgação
A produção de cachaça em Santa Catarina voltou a ganhar destaque nacional após a cachaça Extra Premium, do Alambique Bylaardt, conquistar o primeiro lugar no Ranking da Cúpula da Cachaça 2026, uma das mais importantes premiações do setor no Brasil.
Produzida no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, a bebida foi reconhecida como a melhor cachaça do país após passar por um rigoroso processo de avaliação envolvendo especialistas, votação popular e degustação às cegas.
O resultado reforça a relevância de Santa Catarina no mercado nacional de bebidas artesanais e evidencia o crescimento da cadeia produtiva da cachaça de qualidade no Brasil.
Luiz Alves fortalece tradição da cachaça catarinense
Reconhecido nacionalmente pela tradição na produção de cachaça artesanal, o município de Luiz Alves possui Indicação Geográfica (IG), fator que agrega valor aos produtos locais e fortalece a competitividade da produção regional.
A cachaça campeã é envelhecida por 18 anos em barris de carvalho francês, processo que garante características sensoriais diferenciadas, maior complexidade aromática e padrão elevado de qualidade.
Santa Catarina está entre os estados com maior número de rótulos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), consolidando-se como uma das principais referências do setor no país.
Premiação reuniu mais de 150 rótulos brasileiros
O Ranking da Cúpula da Cachaça 2026 reuniu mais de 150 rótulos de diversas regiões produtoras do Brasil. A seleção ocorreu em três etapas:
- Votação popular;
- Avaliação técnica de especialistas independentes;
- Degustação às cegas das 50 cachaças finalistas.
Na fase decisiva, as amostras foram adquiridas diretamente no mercado, sem identificação dos produtores, garantindo imparcialidade no julgamento.
A Extra Premium Bylaardt alcançou a maior pontuação geral e foi eleita a melhor cachaça do Brasil em 2026.
Registro no Mapa fortalece qualidade e competitividade
O Ministério da Agricultura e Pecuária destaca que o trabalho de registro e fiscalização das bebidas tem sido fundamental para ampliar a qualidade, rastreabilidade e segurança dos produtos comercializados no país.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, Ivanor Boing, o prêmio reconhece décadas de tradição e investimento em qualidade.
“O reconhecimento valoriza não apenas a conformidade da bebida, mas também uma história construída ao longo de 83 anos de tradição”, afirmou.
Cadeia da cachaça ganha força no agronegócio brasileiro
O avanço da cachaça premium e artesanal fortalece toda a cadeia produtiva ligada ao agronegócio, impulsionando pequenos produtores, turismo rural, agroindústrias familiares e mercados especializados.
Além da valorização comercial, premiações nacionais ampliam a visibilidade internacional da cachaça brasileira, produto considerado patrimônio cultural do país e cada vez mais presente em mercados externos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Pimenta Bueno recebe Carreta da Saúde da Mulher para exames e consultas especializadas

Fotos: Lara Lívia
Com objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. O município de Pimenta Bueno recebeu, na sexta-feira (8), a Carreta da Saúde da Mulher, onde serão realizados exames de mamografia e consultas ginecológicas. A ação, realizada em parceria entre o governo de Rondônia e a prefeitura, integra as estratégias do Programa Agora Tem Especialistas.
Serão atendidas pacientes já reguladas e, caso ainda não estejam é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Após o cadastro, a regulação entrará em contato para agendar o dia e o horário da consulta ou exame.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa objetiva aproximar os serviços de saúde da população. “Esse tipo de ação garante mais acesso, sem necessidade de deslocamentos, fortalece a saúde no município e reduz filas.”
As Carretas da Saúde da Mulher, integrantes do programa Agora Tem Especialistas oferecem mamografias e consultas gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a detecção precoce de câncer de mama e de colo do útero. Em 2026, as unidades itinerantes vão percorrer diversas regiões, incluindo Porto Velho e outros municípios.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Edilton Oliveira ressaltou que a carreta representa uma ponte de acesso e prevenção. “O acesso garante o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Essa iniciativa tem finalidade de oferecer mais qualidade de vida às pacientes.”
A unidade móvel permanecerá em Pimenta Bueno por cerca de 30 dias, com previsão de realizar mais de mil exames e consultas. O prazo poderá ser prorrogado. As próximas localidades ainda não foram definidas, mas a programação será divulgada nas redes oficiais do governo de Rondônia.
Por Lara Lívia
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Meio Ambiente7 dias atrásEl Niño pode elevar temperaturas após frio intenso previsto para maio
-

Pecuária7 dias atrásUso de antibióticos é proibido na produção animal
-

Pecuária6 dias atrásBrucelose acende alerta no campo e reforça vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos no Brasil
-

Pecuária6 dias atrásPecuária intensiva avança no Brasil e estudo da Cargill analisa recorde de 2,7 milhões de animais confinados
-

Mato Grosso7 dias atrásLicenciamento de veículos com placa final 5 vence no dia 31 de maio
-

Mato Grosso7 dias atrás2º Encontro Estadual de Carros Antigos promete movimentar Lucas do Rio Verde com relíquias e atrações musicais
-

Agronegócio6 dias atrásSafra recorde de café no Brasil pressiona preços e aumenta preocupação com rentabilidade do produtor
-

Mato Grosso6 dias atrásDesenrola Rural pode renegociar 91 dívidas de assentados em MT






































