Mato Grosso
Servidora de MT integra lista da Forbes das 50 mulheres que levam o Agro do Brasil para o Mundo

A lista foi publicada nesta terça-feira (15.10), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Rural, data criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A data precede o Dia Mundial da Alimentação celebrada nesta quarta-feira (16.10).
Servidora de carreira no Governo de Mato Grosso há 16 anos, Ariana se destaca entre as mulheres que contribuem na produção de alimentos e em cadeias agrícolas sustentáveis. Ela é a única servidora estadual a compor o rol das 50 mulheres apontadas pela Forbes. Está ao lado dela, na lista, empresárias, ativistas, executivas e adidos agrícolas.
Desde 2019, Ariana atua em Pequim como assessora internacional e trabalha na relação comercial entre o Estado e a China, que é o maior comprador de produtos agrícolas do Brasil e cerca de 70% da soja produzida em Mato Grosso.
Mato Grosso é o campeão na produção de soja, milho, algodão e carne bovina. Segundo Ariana, estar mais próximo de um dos maiores mercados consumidores do mundo foi uma questão estratégica.
A servidora relata que um dos primeiros resultados da relação comercial se deu em 2020. Neste ano, o Governo de Mato Grosso conseguiu fazer compras internacionais de insumos para combater o vírus da covid-2010. Ariana foi a ponte com os fornecedores para que ocorressem as importações.
“Foi o primeiro projeto concreto de resultado de curto prazo. O projeto China, que permitiu a minha vinda para cá, é um trabalho de nível estratégico de criar diretrizes e atender desde a academia, órgãos de governo, iniciativa privada, envolvendo comércio internacional, importação e exportações. Além disso, dando suporte direto ao próprio governo nas compras internacionais, identificando fornecedores para empresas de Mato Grosso”, diz.
Desde que o trabalho foi iniciado, várias missões de empresários chineses vieram a Mato Grosso com interesse em investir. Por meio da servidora, o Governo do Estado está presente em feiras, exposições, vitrines tecnológicas e criou relacionamento com agências, ONGs, entidades e com o governo chinês, além de empresas chinesas em várias regiões como Macau, Hong Kong e mapeando toda a China continental.
Na missão à Ásia, em novembro de 2023, Ariana colocou a Índia na rota de Mato Grosso e o governador Mauro Mendes participou de um evento de negócios que surtiu resultados. Empresários indianos passaram a vir a Mato Grosso em busca de oportunidades de comprar feijões e o gergelim. A maioria dos indianos são vegetarianos, e Mato Grosso é o maior produtor de gergelim do Brasil.
“Desde que o governador foi à Índia, o interesse das empresas indianas em Mato Grosso aumentou muito. Essas estratégias têm sido bastante efetivas. Além disso, nossas entidades têm colocado o pé na China como a Aprosoja, promovendo a sustentabilidade do agro, e agora com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir). A China e a Índia são mercados estratégicos e a nossa presença na Ásia torna as negociações mais seguras”, disse.
Centro de mandarim em MT
Outro fruto do trabalho da servidora foi a implementação, em 2023, de um centro de língua chinesa com vocação para a agricultura, em uma parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a Universidade Agrícola do Sul da China.
“Há 10 anos, estávamos atrás de um professor de mandarim e o centro só foi possível quando a gente veio para a China. Estar mais próximos deles transmite mais confiança em uma ação de longo prazo. Um novo centro está em discussão para ser implantado na Unemat com uma universidade chinesa com foco nas engenharias. A Unemat de Cáceres já tem professor de mandarim e receber os primeiros pesquisadores chineses neste ano ou início de 2025”, destaca a servidora.
Com a relação mais próxima, Mato Grosso passou a mais do que vender soja, carnes e milho, mas estabelecer uma relação sólida e trazer mais oportunidades para empresários, produtores rurais, industriais e comerciantes. A ideia é criar ambiente que o investidor chinês estabeleça no estado onde sua cultura e língua sejam entendidas.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a servidora é peça fundamental do estreitamento de laços de Mato Grosso com a Ásia.
“Ariana desenvolveu um trabalho excelente representando o Governo de Mato Grosso, captando empresas chinesas, auxiliando para que firmássemos um ‘Memorando de Intenções’ com o país. Ela faz parte de um trabalho de internacionalização de Mato Grosso no qual a Sedec vem realizando, sendo a China um dos nossos principais parceiros comerciais. É uma grande alegria vê-la nesta lista, sendo a única servidora pública, e de forma merecida”, afirma o secretário.
Débora Siqueira | Sedec
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
CNA solicita suspensão de exigência de RGP para aquicultores

Divulgação
Brasília (10/04/2026) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou, na sexta (10), ofício ao ministro da Pesca e Aquicultura, Rivetla Edipo Araújo, e ao ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, solicitando a suspensão da exigência da obrigatoriedade do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para aquicultores.
A medida está na Portaria Interministerial nº 54, dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada nesta sexta (10) no Diário Oficial da União, que impõe, entre outros pontos, a obrigatoriedade do RGP na nota fiscal dos pescados comercializados.
Para a CNA, a medida representa um entrave burocrático e oneroso à atividade da aquicultura, sem gerar ganhos efetivos em termos de controle ou fiscalização.
“As informações relacionadas à sanidade, rastreabilidade e produtividade do pescado oriundo da aquicultura já são devidamente registradas e monitoradas pelos órgãos de defesa agropecuária no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)”, justifica a CNA no ofício.
“Dessa forma, a exigência adicional é considerada desnecessária e injustificada”, completa a CNA.
A CNA ressalta que já é prática consolidada na aquicultura a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), acompanhada da nota fiscal, aos estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Oficial.
Esse procedimento, segundo a Confederação, garante de forma eficiente a rastreabilidade, o controle sanitário e a regularidade da produção.
“Diante desse cenário, a entidade solicita a suspensão dos dispositivos mencionados, com o objetivo de evitar a duplicidade de exigências, promover a desburocratização e assegurar maior eficiência regulatória, em consonância com a realidade da aquicultura brasileira”, conclui a entidade.
Assessoria de Comunicação CNA
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Setor frigorífico reconhece decisão do Governo de MT sobre Fethab e Fethab 2

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
A decisão do Governo de Mato Grosso de manter o congelamento dos valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) até o fim deste ano e não renovar o Fethab 2 a partir de 2027 foi reconhecida pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT).
A medida, anunciada nesta sexta-feira (10.4) pelo governador Otaviano Pivetta, atende a uma demanda do setor produtivo e reduz a pressão sobre os custos de produção.
Em nota, o sindicato afirmou que a decisão “representa um alívio importante na carga tributária em um momento de pressão sobre os custos de produção”.
A entidade também destacou a atuação de instituições que contribuíram para o debate, como a Famato, o IMEA e o Fórum Agro MT.
Segundo o Sindifrigo-MT, “a decisão equilibra o atendimento às demandas do setor produtivo com a responsabilidade fiscal e a continuidade dos investimentos em infraestrutura no Estado”.
Amanda Monteiro | Secom-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Crédito rural: Bancada articula para derrubar restrições indevidas

Foto: Agência FPA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deve atuar em pelo menos duas vias para reverter os efeitos de duas resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa norma tem causado insegurança e dúvida em produtores que pretendem tomar crédito rural, pois prevê restrições em financiamentos.
As resoluções 5.268 de 2025 e 5.193 de 2024 entraram em vigor em 1º de abril e, na prática, obrigam que instituições financeiras consultem o Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) antes de liberar o crédito. No entanto, produtores têm relatado que os bloqueios ocorrem mesmo em áreas regulares.
Indicativo de greve na Adapar preocupa FAEP
“A questão do Prodes é uma questão correta, uma questão que não há questionamentos sobre a eficiência. O problema é que está gerando uma insegurança jurídica enorme para os produtores, porque eles estão sendo embargados ou tendo anotações no seu CAR [Cadastro Ambiental Rural], sem ter prévio aviso ou direito à ampla defesa”, destacou o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR), após a reunião-almoço desta terça-feira, 07.
Ainda conforme o líder da bancada, uma das atuações da FPA será dentro do Congresso Nacional. Por lá, tramitam dois projetos de lei — 2.564/2025 e 205/2025. O primeiro impede que a imposição de embargo ambiental ocorra somente por meio de detecção remota de supressão de vegetação. Já o segundo aponta quais são as condicionantes ambientais que bloqueiam o acesso ao crédito rural, tendo como base o previsto no Código Florestal.
“Teve um caso que nos apresentaram hoje de um pomar de caqui de produção comercial, em que os pés têm que ser cortados e plantados novamente como acontece no café e tantas outras culturas, e que entram com uma anotação de desmatamento. E isso impede o produtor de acessar crédito”, exemplificou Lupion.
A outra via de trabalho é através é uma sensibilização do governo federal para ajustar a norma de forma que garanta o desincentivo ao desmatamento ilegal, mas não penalize produtores que estão regulares. “Nós já pedimos ao Ministério da Fazenda, ao Ministério do Planejamento e ao Banco Central para nos ouvir, para que a gente possa apresentar quais são esses desafios”, completou.
Quem também participou da reunião da FPA foi o presidente da Datagro, Plínio Nastari. Ele ressaltou o papel que o Prodes tem e trouxe mais exemplos que podem ocorrer caso as regras não sejam ajustadas.
“O Prodes faz uma varredura por imagens de satélite. O problema é que ele gera apontamentos sobre atividades usuais da atividade rural, como limpeza de pasto, supressão de pomar para outro tipo de produção ou supressão de área ocupada com eucalipto para o plantio de cafezal. Tudo isso gera apontamento. Na verdade, a intenção deveria ser controlar o desmatamento ilegal”, disse aos parlamentares.
Conforme dados da Datagro, foram registrados 5,4 milhões de apontamentos positivos no Prodes em propriedades rurais até outubro de 2025. Especialista alertou que parte desses avisos são falso-positivos, ou seja, o Prodes detectou supressão de vegetação mas não há comprovação de essa retirada está regular ou que faz parte de uma atividade de cultivo.
Solução emergencial
A bancada também vai trabalhar para que um dos seis projetos de decreto legislativo que derrubam as resoluções seja aprovado de forma emergencial. “O que nós precisamos fazer agora nesse momento é derrubar essa resolução, porque se não vai ficar muito difícil a situação do crédito para o produtor”, destacou o 2º vice-presidente da FPA no Senado, senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que é autor da proposta 205/2025.
Também tratando sobre o tema, o coordenador da Comissão de Endividamento Rural da FPA, deputado Lúcio Mosquini (PL-RO), explicou a intenção do projeto 2.564/2025. “O que nós queremos aqui é uma segurança jurídica como a que a multa de trânsito tem. Com a multa você é notificado, agora, no caso do Prodes essa resolução [5193] trouxe a desclassificação da operação”, disse.
Com Agência FPA
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso6 dias atrásEndividamento: Falta apenas um gesto do Senado Federal
-

Meio Ambiente7 dias atrásUm ciclone extratropical já provocou chuva e alagamentos no Sul
-
Mato Grosso7 dias atrás
GTA Peças se destaca no mercado de peças para caminhões com qualidade e variedade em Sinop (MT)
-
Mato Grosso6 dias atrás
Produtores do Centro-Oeste apontam dificuldades de acesso às linhas de investimento e custeio
-

Meio Ambiente7 dias atrásFortes ventos causam interdição de rodovia
-

Mato Grosso6 dias atrásMedida provisória cria regime emergencial para garantir abastecimento de combustíveis
-

Mato Grosso7 dias atrásAger promove 2º Seminário de Regulação e Fórum Jurídico em Cuiabá
-

Transporte7 dias atrásPolícia Civil cumpre 21 ordens judiciais contra núcleo de facção liderado por mulher em Cáceres






































