Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Corte de incentivos a signatárias da moratória da soja em Mato Grosso é sancionado

Publicado

em

Assessoria

 

governo de Mato Grosso irá publicar nesta segunda-feira (21) a sanção do projeto de lei estadual nº 2256/2023, que prevê o corte de incentivos a signatárias da moratória da soja no estado.

O projeto, que altera a Lei Estadual nº. 7.958, de 25 de setembro de 2003, que define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso, tem como objetivo impedir que empresas signatárias da moratória da soja e da carne, tenham acesso a incentivos fiscais oferecidos pelo governo do estado.

A medida é de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e havia sido aprovada no começo deste mês pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O projeto prevê que empresas interessadas em obter incentivos fiscais e concessão de terrenos públicos, não podem estar organizadas em acordos comerciais nacionais ou internacionais.

Publicidade

A informação sobre a sanção da lei estadual nº 2256/2023 foi dada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil/MT) durante entrevista ao programa Hora do Agro, da Jovem Pan News.

O gestor do estado pontuou que a sanção, que vinha sendo solicitada pelo setor produtivo, significa um avanço para a produção.

“A Assembleia aprovou, e nós, como governo, vamos sancioná-la. Espero que, como consequência prática, essas empresas revejam suas posições no Brasil e respeitem a lei brasileira, e não se atenham a uma regra não prevista na legislação brasileira como forma de pressionar o mercado e, consequentemente, afetar a compra de produtos do agronegócio de Mato Grosso”.

soja foto pedro silvestre canal rural mato grosso

Moratória da soja desrespeita a lei brasileira

O pacto, como já destacado pelo Canal Rural Mato Grosso, foi criado em 2006 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e restringe a compra da soja produzida em áreas do bioma Amazônia desmatadas após 2008, mesmo que a abertura tenha sido feita de maneira legal.

Durante a entrevista, o governador Mauro Mendes declarou que o acordo da moratória da soja desrespeita a lei brasileira, os cidadãos e os produtores.

 
Publicidade

“Há um ano o governo de Mato Grosso alertou que, caso as sanções contra o mercado e os produtos do estado persistissem, adotaria medidas recíprocas. Apesar de inúmeros diálogos e conversas nesse período, a suspensão dos mecanismos da moratória não resultou em ações práticas”.

Mauro Mendes reforçou ainda que o Código Florestal brasileiro é a legislação ambiental mais restritiva do mundo e que Mato Grosso o cumpre rigorosamente.

“No bioma Amazônico, o proprietário de terras pode usar apenas 20% da área, sendo obrigatório preservar os 80% restantes. A maioria dos produtores apoia a aplicação da lei, reconhecendo que o desmatamento ilegal prejudica o meio ambiente, a imagem do país e do estado, e impacta negativamente o agronegócio”.

fachada assembleia legislativa de mato grosso fethab foto Fablício Rodrigues Secretaria de Comunicação Social

Empresas ‘não estão ajudando’ os produtores

Em entrevista ao Conexão FPA-MT, do Canal Rural Mato Grosso do dia 16 de outubro, o deputado estadual, Gilberto Cattani (PL), autor do projeto, pontuou que o estado não pode, de forma alguma, conceder incentivos a empresas signatárias.

“Nosso estado propõe incentivos fiscais para empresas que se instalem aqui para comprar os produtos dos produtores e ajudem no desenvolvimento do estado. Uma vez que essas indústrias, instaladas aqui, não estão ajudando os produtores com a comercialização, ou seja, participando de algum acordo e querendo impor isso, está se colocando contra o nosso produtor”, disse.

O parlamentar frisou ainda que essas empresas que não querem comprar soja de áreas desmatadas legalmente, não devem afrontar a legislação do Brasil. “Dentro do nosso Código Florestal, é permitido derrubar uma certa porcentagem, dependendo do bioma em que você está”.

Publicidade

canalrural.

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Festa do Guaraná estreia em Cuiabá com gastronomia, cultura e entrada gratuita

Publicado

em

Foto: IA

 

Cuiabá será palco de um novo evento voltado à valorização da cultura regional. Entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2026, a capital mato-grossense recebe a Festa do Guaraná, a primeira feira cultural e gastronômica dedicada a um dos principais símbolos da identidade cuiabana.

A programação será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, espaço escolhido para garantir estrutura ampla, segura e confortável ao público. A organização destaca que tanto a entrada quanto o estacionamento serão gratuitos durante todos os dias do evento.

Com mais de 20 operações confirmadas, a feira reunirá opções da culinária regional e do artesanato local, tendo o guaraná como protagonista. O público poderá experimentar diferentes formas de consumo da fruta, além de pratos e receitas criativas que valorizam a tradição cuiabana.

Publicidade

Além da gastronomia, a Festa do Guaraná contará com uma programação diversificada. Estão previstos shows de música ao vivo diariamente, área kids com playground — gratuito na abertura do evento — e concursos culturais. Entre eles, o Desafio do Ralador, que premiará participantes na tradicional técnica de ralar o guaraná em bastão, além de categorias para o melhor prato e a receita mais criativa.

De acordo com a coordenadora de marketing do evento, Edyane Padilha, a proposta vai além do entretenimento. “A Festa do Guaraná é uma experiência pensada para valorizar a identidade cultural cuiabana e transmitir toda a energia que essa tradição carrega”, destacou.

Serviço:

Evento: Festa do Guaraná – Feira Cultural e Gastronômica

Data: 30 de abril a 3 de maio de 2026

Publicidade

Local: Centro de Eventos do Pantanal

Entrada: Gratuita

Mais informações: Instagram @festadoguaranamt ou pelo telefone (65) 98473-4000 (Top Show Bar)

Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

MT Hemocentro convoca doadores de sangue do tipo O-

Publicado

em

O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na Rua 13 de Junho, 1.055, no centro de Cuiabá – Crédito – Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, convoca os voluntários com o sangue do tipo O- a comparecerem à unidade no Centro de Cuiabá para fazer uma doação devido ao estado de atenção no estoque. Os tipos sanguíneos O+ e A- estão em estado de alerta e também preocupam.

Conforme o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, as doações são essenciais para conseguir atender a toda a demanda por sangue nos hospitais públicos de Mato Grosso.

“O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, e todos os doadores são muito bem-vindos, mas estes tipos são os que mais estamos precisando no momento”, afirmou.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço. Neste sábado (18), excepcionalmente, a unidade estará aberta das 7h30 às 12h para atender aos voluntários que não podem realizar a doação durante os dias úteis da semana.

Publicidade

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento – clique aqui para acessar. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50 kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Publicidade

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação, e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Luiza Goulart | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Governo de MT firma parceria para revitalização de quadras e campos em bairros de Cuiabá

Publicado

em

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso firmou parceria com o município de Cuiabá, nesta quarta-feira (15.4) para revitalização de quadras e campos de futebol em bairros da capital.

Os projetos serão encaminhados pelo município à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que fará a análise técnica e dará andamento aos trâmites para formalização do termo de cooperação. O investimento previsto do governo é de R$ 6 milhões e a execução das obras será da prefeitura.

“Cada espaço revitalizado significa mais oportunidade para os jovens, mais convivência nas comunidades e mais qualidade de vida para as famílias. Nosso compromisso é gerar bem-estar e transformar a realidade dos municípios, com bons projetos que chegam onde a população mais precisa”, afirmou o governador.

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Jefferson Neves, a revitalização atende a uma demanda do município, com os bairros já mapeados em conjunto com as comunidades, e representa transformação imediata nas regiões atendidas.

“Esses espaços vão ser recuperados e devolvidos para o uso das famílias, das crianças e dos jovens. Quero agradecer o Governo do Estado pela iniciativa e pelo apoio que tem viabilizado essas ações”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, acompanhou a reunião.

Amanda Monteiro | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência