Conecte-se Conosco

Agricultura

Nova molécula – Tecnologia da Sipcam Nichino inova no controle de invasoras em milho e sorgo

Publicado

em

Fotos: Divulgação

 

Uma molécula de ponta que age sobre invasoras de difícil controle, a terbutilazina está na base no herbicida Click®, da Sipcam Nichino Brasil, empregado há cerca de quatro anos, com sucesso, na cultura do milho e agora registrado, também, para cultivo de sorgo. O novo posicionamento do herbicida resulta de um processo de inovação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, segundo informa o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado.

“Eleva o potencial produtivo de ambas as culturas, principalmente pelo efeito da molécula de última geração terbutilazina, desenvolvida pela companhia, que substitui com elevado padrão de eficácia à atrazina, até há pouco uma das poucas opções do produtor frente a infestações de invasoras de difícil controle”, ressalta Freitas.

Segundo o agrônomo, Click®, mesmo em dose menor do que a atrazina, se sobressai pelo residual prolongado ante as principais daninhas dessas culturas, mesmo diante de condições de alta pressão de infestação. “Mantém a lavoura com menor nível de reinfestação e por isso tende a se tornar uma nova referência tecnológica para o produtor de cereais.”

Publicidade

Conforme Freitas, o herbicida mostrou em testes e pesquisas desempenho superior ao padrão de mercado empregado no manejo de invasoras de folhas largas, como corda-de-viola, picão preto, guanxuma e amendoim-bravo, além de uma boa supressão de folhas estreitas: capim-colchão, capim-pé-de-galinha, capim-marmelada, capim-carrapicho e outras.

“Com formulação moderna, de ponta, permite flexibilidade e pode ser utilizado em associação a outros herbicidas no milho. Eleva o rendimento operacional do milho e do sorgo e abre uma nova era entre os herbicidas para ambas as culturas comercializados no Brasil”, complementa José de Freitas.

A cultura do sorgo, por sinal, salienta o agrônomo, está em expansão no Brasil: a área cultivada cresceu em torno de 30% entre 2021 e 2023. Há tendência de o plantio ocupar este ano 1,56 milhões de hectares. Os dados são da consultoria Kynetec. “Entretanto, o sorgo enfrenta desafios robustos no tocante ao manejo de plantas daninhas, devido à falta de opções de herbicidas seletivos. A atrazina era até recentemente o único ativo para uso na pós-emergência”, exemplifica Freitas.

De acordo com ele, estudos recentes, conduzidos por pesquisadores de renome, concluíram que, em sorgo, a terbutilazina reduz o número de plantas daninhas de folhas largas com mais eficiência comparada com a atrazina.

Freitas explica ainda que o sorgo é semeado como alternativa à sucessão da soja ou substituição do milho segunda safra. “Apresenta boa adaptação ao clima quente, boa rusticidade e boa tolerância à seca, sendo empregado na alimentação humana, na formulação de ração animal e biocombustíveis sustentáveis, nas variedades granífero, sacarino, forrageiro, biomassa e vassoura.”

Publicidade

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fernando

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano

Publicado

em

potencial-de-produtividade-da-safra-brasileira-de-soja-pode-cair,-diz-consultor-americano
Foto: Soja Brasil

O potencial de produtividade da nova safra brasileira de soja pode estar em risco, disse em nota o consultor Michael Cordonnier.

Ele adotou uma postura mais cautelosa em relação às perspectivas para a soja que está sendo plantada agora, devido ao clima excessivamente úmido em algumas áreas e muito seco em outras.

Nas regiões mais ao norte do Brasil que estão enfrentando seca, os agricultores precisam que as previsões de chuva se confirmem, com pouca margem para erro.

“Se a previsão se confirmar, ainda não é tarde para plantar soja nessas áreas do Nordeste e do Norte, mas o clima precisará cooperar no restante da temporada de cultivo para que sejam alcançados rendimentos normais”, disse.

O post Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  

Publicado

em

lula-sanciona-lei-que-transfere-capital-para-belem-temporariamente  
Foto: Setur/GOV PA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA).

A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 15.251 foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.

Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais.

Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.

O post Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente   apareceu primeiro em Canal Rural.

Publicidade
Continue Lendo

Agricultura

Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo

Publicado

em

preco-da-arroba-do-boi-em-mato-grosso-do-sul-se-aproxima-de-sao-paulo
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Indicador Boi Datagro, adotado pela B3 como referência para a liquidação dos contratos futuros de pecuária no mercado brasileiro, mostra os preços da arroba em elevação nesta terça-feira (4).

Mato Grosso do Sul se aproxima da praça-base São Paulo nas cotações. No estado do Centro-Oeste, a indicação média ficou em R$ 321,11, enquanto em território paulista foi precificada em R$ 322,98.

De acordo com a analista de mercado da Datagro, Beatriz Bianchi, esse movimento é reflexo da maior competição das indústrias e também do reposicionamento das escalas de abate que seguem apresentando quedas cadenciadas.

“A oferta de boi gordo começa a apresentar sinais de retração, com queda na disponibilidade de fêmeas, fator já esperado pelo período do ano com a chegada da estação de monta”, detalha.

Publicidade

Já do lado da demanda, Beatriz ressalta que o mercado interno segue aquecido com o baixo nível de desemprego. “Mesmo com o poder de compra um pouco mais apertado, ainda há fôlego com a chegada do final do ano, com o 13º [salário] e bonificações que tendem a aquecer o consumo.”

Quanto aos embarques de carne bovina, a analista enfatiza que os resultados parciais de outubro seguem positivos, mas o câmbio se mostra um desafio para as margens da indústria exportadora.

O post Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Lendo

Tendência