Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Primeira-dama de MT anuncia lançamento do Programa SER Família Fé e Vida com a participação do padre Fábio de Melo

Publicado

em

Unaf

 

 

O Governo de Mato Grosso lança o programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes em parceria com o projeto do padre Fábio de Melo, para ampliar o diálogo sobre saúde mental, além de levar à população uma série de serviços nas áreas de saúde e cidadania. O lançamento ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O evento é gratuito.

O público também pode contribuir com doações de leite em pó e fraldas descartáveis, que serão destinadas a entidades filantrópicas.

Publicidade

Virginia Mendes será madrinha da campanha. “Estou muito feliz por este evento com o padre Fábio de Melo, que vai tocar vidas e mostrar o quanto somos importantes para Deus. A campanha busca iluminar corações e mentes, oferecendo um espetáculo magnífico de arte, luz e inspiração, com o propósito de tocar almas com reflexões e unir vidas em renovação de fé e esperança. É um tema muito sensível, e precisamos estar abertos ao diálogo”, disse Virginia Mendes.

A primeira-dama do Estado compartilhou que já enfrentou depressão e disse que sabe o quanto é difícil lidar com a situação sem o devido suporte. “Eu já passei por momentos de muita angústia. Enfrentei um período de depressão horrível e, sozinha, eu não conseguiria sair de um quadro doloroso. Foi preciso fé, compreender que sozinha eu não seria capaz de superar e também contar com ajuda profissional”, revelou.

O evento incluirá serviços de orientação para acesso ao SER Família Capacita, a van do SER Família Mulher com suporte de assistência social e psicólogos, confecção de carteirinhas para autistas, plastificação de documentos, 2ª via de certidões e foto 3×4.

Também está programada a participação do caminhão da vacina, caminhão de doação de sangue e atividades culturais das escolas, além de orientações sobre como funciona o atendimento de saúde mental nas unidades do Governo de Mato Grosso.

Na segunda parte do evento, haverá uma palestra-show com o padre Fábio de Melo, que falará sobre a importância de valorizar a vida e usar as energias para o bem.

Publicidade

A campanha Programa SER Família Fé e Vida é promovida pelo Governo de Mato Grosso em parceria com as prefeituras. Confira a programação completa nos demais municípios:

12 de dezembro – Cuiabá – no Ginásio Aecim Tocantins;

13 de dezembro – Sorriso – no Centro de Eventos de Sorriso;

14 de dezembro – Campo Novo do Parecis – na Praça Odenor Ortolan;

15 de dezembro – Tangará da Serra – na Praça dos Pioneiros;

Publicidade

17 de dezembro – Campo Verde – no Parque Araras;

18 de dezembro – Nova Marilândia – no Centro de Eventos.

Vânia Neves | Unaf

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Réveillon da Família movimentará setores produtivos do município

Publicado

em

Créditos: Emanoele Daiane

 

A realização do Réveillon no Parque das Águas, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e a Instituição Missão Enchei-vos, consolida-se como uma ação estratégica para o fortalecimento da economia de Cuiabá, ao promover desenvolvimento, geração de renda e valorização da cultura local. O evento, que integra lazer, turismo e manifestações artísticas e musicais, deve impactar positivamente diversos setores produtivos do município.

O incremento econômico ocorre por meio da contratação de fornecedores diretos e indiretos, abrangendo serviços de infraestrutura, logística, segurança, montagem de palco, sonorização e iluminação, além de estimular cadeias complementares. A economia criativa assume papel central, com destaque para as artes musicais, o artesanato local e demais expressões culturais, que ganham visibilidade e oportunidades de comercialização.

O setor de alimentação também se beneficia de forma significativa, com a participação de empreendedores locais, ambulantes e estabelecimentos comerciais, ampliando o fluxo de consumo durante o período festivo.

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, o movimento contribui para a geração de empregos temporários e para o fortalecimento de pequenos negócios, promovendo circulação de renda dentro do próprio município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Agricultura, Fernando Medeiros, também avaliou a repercussão do impacto econômico. “O Réveillon no Parque das Águas reforça a imagem de Cuiabá como destino de grandes eventos, estimulando o turismo e criando um ambiente favorável a novos investimentos. A iniciativa evidencia o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inclusão produtiva e a valorização dos talentos locais, transformando a celebração de fim de ano em um importante indicativo de crescimento econômico e social para a capital”, frisou.

Programação:

A partir das 18h, atrações regionais:

Banda Os Bençãos

Publicidade

Bruno Cerqueira

Banda Gaudium

A partir das 20h, atrações nacionais:

Rosa de Saron

Samuel Eleotério

Publicidade

Às 23h59, virada do ano com contagem regressiva em painel de LED e queima de fogos próximo à lagoa

Na sequência, show com a cantora Fernanda Brum

Ressalta-se que os apresentadores do evento assumem o palco para um momento de oração, expectativa da virada e interação com o público, com possibilidade de falas de autoridades. O DJ Pedrinho comandará os intervalos entre as apresentações.

Emanoele Daiane

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Governo de MT regulamenta decreto sobre moratória da soja e concessão de incentivos

Publicado

em

Marcos Vergueiro/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso publicou, nesta terça-feira (30.12), o decreto que regulamenta o artigo 2º da Lei nº 12.709/2024, que trata dos critérios para concessão de incentivos fiscais e terrenos públicos a empresas do setor agroindustrial. A norma, que define regras relacionadas à chamada moratória da soja, entra em vigor em 1º de janeiro de 2026.

A partir dessa data, empresas que participem de acordos, tratados ou compromissos nacionais ou internacionais que imponham restrições à expansão da agropecuária em áreas não protegidas por legislação ambiental específica ficarão impedidas de receber benefícios fiscais ou áreas públicas do Estado.

A regulamentação foi editada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7774. Inicialmente, a eficácia da lei foi suspensa por liminar, mas o ministro relator Flávio Dino reconsiderou parcialmente a decisão e restabeleceu os efeitos do artigo 2º a partir de 2026. A posição foi confirmada pelo plenário da Corte.

Para o governador em exercício Otaviano Pivetta, o decreto traz previsibilidade e segurança jurídica à política de incentivos do Estado.

Publicidade

“O Estado não interfere em decisões privadas das empresas, mas também não pode conceder benefícios públicos a quem adota restrições que vão além da legislação brasileira. O decreto deixa isso claro, estabelece critérios objetivos e garante segurança jurídica para quem produz dentro da lei”, afirmou.

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, reforçou que o decreto não cria novas exigências ambientais nem interfere em acordos privados do setor produtivo.

“A adesão à moratória da soja é uma decisão privada das empresas. O que o Estado faz é estabelecer que benefícios fiscais e concessão de terrenos públicos devem estar alinhados à legislação ambiental brasileira e ao interesse público, garantindo segurança jurídica, livre concorrência e desenvolvimento econômico”, disse.

O texto do decreto reforça que a adesão a compromissos privados é uma escolha das empresas, no exercício da livre iniciativa. No entanto, o Estado não é obrigado a conceder incentivos a quem adota restrições superiores às previstas na legislação nacional.

A norma esclarece ainda que as vedações não se aplicam a benefícios fiscais concedidos de forma geral a todo um segmento econômico, nem a casos de imunidade, não incidência, diferimento ou suspensão do ICMS. Incentivos concedidos até 31 de dezembro de 2025 não serão afetados.

Publicidade

Também foram definidos os procedimentos de fiscalização e eventual revogação de benefícios, com garantia de contraditório e ampla defesa às empresas envolvidas. A análise dos casos caberá ao Conselho de Desenvolvimento Empresarial, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Fazenda, além da Procuradoria Geral do Estado.

Noelisa Andreola | Sefaz-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Prefeitura de Cuiabá disponibilizará quatro linhas gratuitas para a população acompanhar o show da virada

Publicado

em

Créditos: Emanoele Daiane

 

O Réveillon da Família no Parque das Águas contará com linhas exclusivas e gratuitas, saindo de pontos distintos até o local do evento. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, disponibilizará quatro linhas, E02, E03, E04 e E05, para comodidade da população que for curtir a programação. O itinerário deverá operar de hora em hora.

O ônibus que vai operar pela E02 fará o percurso saindo do Terminal do CPA 3, seguindo pelo Terminal do CPA 1, Avenida do CPA, até a rotatória próxima à ALMT, nas proximidades do Parque das Águas.

A E03 sairá do bairro Santa Terezinha, passará pelo Parque Cuiabá, Residencial Coxipó, Avenida Palmiro Paes de Barros, Avenida Fernando Corrêa, Centro, Avenida do CPA, até a rotatória.

Publicidade

A E04 sairá do ponto final do bairro Osmar Cabral, passará pelo Tijucal, Avenida Fernando Corrêa, Avenida do CPA e finalizará na rotatória.

A E05 partirá do bairro Pedra 90, passará pelo Osmar Cabral, Avenida das Torres, Avenida Jurumirim, Avenida Aclimação, Avenida do CPA, até a rotatória da ALMT, como as demais.

Eliana Bess

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência