Agricultura
Ibraoliva e Embrapa fecham acordo de cooperação para pesquisas em oliveiras

Foto: Ibraoliva/Divulgação
O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) encaminhou um acordo de cooperação técnica para criação de um grupo de pesquisa em oliveiras que será liderado juntamente com o Pró-oliva e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).
O presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, confirmou que o acordo busca uma cooperação técnica visando um fundo de pesquisas a ser capitaneado juntamente com a Embrapa e demais instituições que possam agregar força a esse movimento de pesquisa em oliveiras. “Tivemos também a entrega do convite oficial à Embrapa para a 13ª abertura da colheita da Oliva dia 7 de março em Cachoeira do Sul e informo que o convite foi prontamente aceito pelo chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior”, destacou.
Fernandes acrescentou que, na abertura da colheita da oliva, haverá também a assinatura de um protocolo de intenções para buscar apoios institucionais e recursos financeiros para pesquisas juntamente com a Embrapa e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Também participaram da reunião na sede da Embrapa Clima Temperado, a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Rosane Martinazzo, o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Leonardo Ferreira Dutra, e os pesquisadores Sérgio Renan Alves, Rogério Oliveira Jorge e Jair Costa Nachtigal.
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Frente fria vira o clima, traz chuva e baixa temperatura; veja previsão para a semana

A semana entre os dias 10 e 14 de março será marcada por um cenário de instabilidade em várias partes do Brasil, segundo a análise do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller. O avanço de uma frente fria trará alívio para áreas que sofriam com calor e estiagem, principalmente no Sul e Sudeste, enquanto o Norte e Nordeste enfrentarão volumes expressivos de precipitação, aumentando o risco de alagamentos e transtornos urbanos.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Confira como ficam as condições em cada região do país.
Sul terá alívio na seca e temperaturas mais baixas
Na região Sul, a passagem da frente fria trará queda de temperatura nas madrugadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, especialmente em regiões serranas.
As máximas ficarão mais amenas no território gaúcho, ajudando a reduzir o estresse térmico das lavouras e garantindo um bom nível de umidade do solo.
A chuva será bem distribuída, com acumulados de 50 mm ao longo da semana, o que favorecerá o plantio do milho segunda safra no Paraná. No entanto, Curitiba começará a semana com risco elevado de temporais.
Sudeste com chuva e queda no calor intenso
A chegada da frente fria também muda o padrão climático no Sudeste, aumentando a instabilidade principalmente no sul e leste de São Paulo. O interior paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro começarão o dia com sol, mas o tempo mudará ao longo do período, com precipitações intensas.
As chuvas serão benéficas para o café, a cana-de-açúcar e o milho segunda safra, proporcionando recuperação da umidade do solo.
No entanto, no litoral paulista e fluminense, os volumes podem ultrapassar 100 mm na semana, gerando risco de alagamentos e transtornos urbanos.
Centro-Oeste enfrenta temporais em algumas áreas
No Centro-Oeste, Mato Grosso enfrentará temporais, especialmente na região oeste do estado, onde há risco de excesso de umidade impactando os trabalhos no campo. Cuiabá, Sinop e Água Boa terão pancadas de chuva com trovoadas, mas o calor persistirá.
Em Mato Grosso do Sul, o cenário é mais favorável: as precipitações entre 50 e 80 mm contribuirão para a recuperação da umidade, beneficiando as lavouras recém semeadas de milho.
Já no Distrito Federal e no norte de Goiás, o tempo seguirá seco e quente, sem previsão de chuvas significativas.
Nordeste terá temporais no litoral e seca no interior
A situação no Nordeste será desigual: enquanto o norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte enfrentará chuvas volumosas, com acumulados acima de 100 mm, o centro-oeste e noroeste da Bahia continuarão secos.
Pancadas moderadas também são esperadas entre Salvador e Recife.
Apesar da chuva no litoral, o interior da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia ainda sofrerá com baixa umidade, exigindo irrigação suplementar.
Os volumes de precipitação no interior nordestino devem ficar abaixo de 30 mm nos próximos 15 dias, o que não será suficiente para um bom desenvolvimento das lavouras.
Norte terá chuvas intensas e risco de alagamentos
O Norte do Brasil seguirá com chuvas fortes e persistentes. O alerta vale para Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e centro-norte do Pará, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm, impactando as operações agrícolas e aumentando o risco de alagamentos.
No centro-sul do Pará e no Tocantins, as precipitações devem ser mais moderadas, entre 40 e 50 mm, o que não prejudica os trabalhos no campo. Além disso, os meteorologistas já monitoram a elevação das águas do Pacífico Equatorial, um fenômeno que poderá reduzir as chuvas na região a partir de abril, resultado do chamado El Niño Costeiro.
O post Frente fria vira o clima, traz chuva e baixa temperatura; veja previsão para a semana apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Os desafios em MS devido à seca severa nas lavouras de soja

No último episódio do Soja Brasil, o programa mostrou a situação dos produtores de Mato Grosso do Sul, que enfrentam sérios desafios com a seca severa, impactando a produtividade das lavouras. Confira a matéria completa:
Cerca de 2 milhões de hectares foram afetados por esse estresse hídrico, representando 45% da área total. Isso tem gerado uma produtividade abaixo da média, estimada em 51,7 sacas por hectare. Esses desafios não são novos, já se arrastam por várias safras e têm sido intensificados pelas altas temperaturas que prejudicam a qualidade da soja.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!
Pesquisas no campo da soja
Em resposta a esse cenário, a pesquisa e inovação têm sido essenciais para melhorar a resiliência das lavouras. O programa destacou, por exemplo, o uso de tecnologias para definir a janela ideal de semeadura e práticas de manejo de solo para reduzir os impactos de temperaturas extremas. A diversificação de culturas, com o cultivo de cana-de-açúcar, amendoim e eucalipto, também está sendo adotada como uma estratégia para mitigar riscos.
No campo da inovação, a Embrapa e parceiros desenvolveram um protetor solar para plantas que aumenta a resistência ao calor e melhora a produtividade das culturas. Esse produto, à base de carbonato de cálcio, tem mostrado bons resultados em soja, tanto em cultivos convencionais quanto orgânicos.
Além disso, um acordo entre Brasil e China visa impulsionar a produção de soja e milho, com foco no uso de áreas degradadas para cultivo sem desmatamento. A parceria também envolve a troca de tecnologia para melhorar a produtividade.
O post Os desafios em MS devido à seca severa nas lavouras de soja apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Fávaro apresenta nova estrutura de pesquisa e inovação em MT

Ministério da Agricultura e Pecuária
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou, neste sábado (8), a ordem de serviço para a construção da nova estrutura da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa na Baixada Cuiabana. O evento, realizado em Nossa Senhora do Livramento, marca o início de uma nova fase para o estado de Mato Grosso, com um investimento de R$ 53 milhões, oriundos do Mapa.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Com instalações mais modernas, a unidade contará com laboratórios, campos de pesquisa e salas de capacitação. Além disso, um convênio com a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento vai viabilizar a pavimentação asfáltica de um trecho de cinco quilômetros da estrada vicinal que dá acesso à unidade.
O centro de excelência em pesquisa e inovação será voltado para as condições agropecuárias desafiadoras da região, como solos, baixa altitude e altas temperaturas. A unidade irá concentrar esforços em áreas como fruticultura, mandiocultura, piscicultura, horticultura e sistemas produtivos agroflorestais, além de promover a integração lavoura-pecuária-floresta.
A primeira fase do projeto envolve a construção do centro de capacitação, um espaço que será um ponto de encontro para diversos parceiros, como a Fundação Mato Grosso, a Fundação Rio Verde, o Instituto Federal, a Unemat e a Universidade Federal.
A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação segue o modelo de colaboração entre instituições, com compartilhamento de recursos humanos, financeiros e infraestrutura. Protocolos de intenções já foram firmados com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para atuar no novo espaço.
O post Fávaro apresenta nova estrutura de pesquisa e inovação em MT apareceu primeiro em Canal Rural.
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Semana tórrida será um das mais quentes já registradas em março
-
Agronegócio6 dias atrás
Abertura do Vietnã para miúdos e pés de frango reforça presença brasileira
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Agronegócio enfrenta desafios climáticos e busca soluções sustentáveis
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Porque a onda de calor parece não ter fim?
-
Agronegócio6 dias atrás
Produção de tilápia salta 14,3%, o maior percentual da história
-
Agronegócio6 dias atrás
Porto de Paranaguá movimentou 72% do volume nacional de óleo de soja
-
Mato Grosso6 dias atrás
Veja aqui as 20 sugestões propostas ao governo para combater a inflação dos alimentos
-
Transporte6 dias atrás
Foragido após abusar da própria filha no Pará é preso em MT