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Agricultura

Cana-de-açúcar – Redução de preços de produtos leva a queda de 18% no mercado de defensivos da cultura, para R$ 7,5 bilhões

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em

Reprodução

 

Principal empresa do país na área de pesquisas de mercado para o agronegócio, a Kynetec Brasil acaba de divulgar seu estudo anual FarmTrak Cana-de-Açúcar, com ênfase no ciclo 2024. Nesse período, o mercado de agroquímicos para a cultura caiu 18%, para R$ 7,5 bilhões, segundo a empresa. Em contrapartida, a área potencial tratada (PAT) pelos produtos avançou 4%, totalizando 83,7 milhões de hectares.

Conforme o especialista em pesquisas da Kynetec, Lucas Alves, o recuo da movimentação financeira dos defensivos para cana veio atrelado, principalmente, à queda de 22% nos preços dos produtos ao longo da safra 2024

No ranking de produtos mais utilizados pelos produtores, os herbicidas seguem na dianteira, com 52% da movimentação ou R$ 3,9 bilhões. A categoria de inseticidas, na segunda posição, atingiu 34% (R$ 2,6 bilhões). Conforme o FarmTrak Cana-de-Açúcar, os insumos de matriz biológica corresponderam a 7% do mercado ou R$ 553 milhões. Neste segmento, destacaram-se bioinseticidas e bionematicidas que, somados, equivaleram a 75% do total.

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“O FarmTrak Cana-de-Açúcar traz dados valiosos sobre o setor e destaca a importância da inovação e da adaptação no manejo de defensivos na cultura”, resume Alves. Em relação ao ranking de pragas que mais demandaram insumos, ele acrescenta, se sobressaíram as ‘cigarrinhas’, o principal mercado, responsável por R$ 916 milhões e a Sphenophorus, “em ascensão”, diz o executivo, equivalente a R$ 802 milhões. A broca-da-cana, por sua vez, movimentou R$ 610 milhões.

A Kynetec também avaliou o perfil dos tomadores de decisão do mercado de agroquímicos da cana. De acordo com o estudo, 75% das áreas ficam sob responsabilidade de unidades produtoras de açúcar, etanol e energia, ao passo que 25% estão sob controle de fornecedores da matéria-prima. “Mais de 60% dos responsáveis técnicos pela escolha do manejo de defensivos são da geração “millenials”, com idade entre 29 anos e 44 anos”, diz Lucas Alves.

Ainda segundo o FarmTrak Cana-de-Açúcar 2024, a área plantada com a cultura totalizou 8,9 milhões de hectares nas regiões cobertas pelo estudo, um crescimento de 3% ante 2023. O estado de SP concentrou 56% da área, seguido por Goiás, 12% e Minas Gerais-Espírito Santo: 11%.

Segundo Lucas Alves, o FarmTrak Cana-de-Açúcar 2024 percorreu 51 mil quilômetros em 10 estados e 231 municípios da fronteira agrícola da cultura. O levantamento abrangeu 480 unidades produtivas, entre usinas e fornecedores, que representam 53% da cana nos estados analisados.

Sobre a Kynetec

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A Kynetec é líder global em análises e insights de dados agrícolas, especializada em saúde animal, nutrição animal, proteção de cultivos, máquinas agrícolas, sementes-biotecnologia e fertilizantes. Possui equipes localizadas em 30 países e fornece dados provenientes de 80 países. No Brasil, a Kynetec Brasil adquiriu o controle das consultorias Spark Inteligência Estratégica e MQ Solutions. https://www.linkedin.com/showcase/kynetec-brasil/

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

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Agricultura

Reflorestar promove Dia de Campo em área de preparo de solo mecanizado

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Assessoria

A Reflorestar, referência em soluções florestais totalmente mecanizadas no Brasil, promoveu um Dia de Campo com todos os seus gestores para apresentar, na prática, as atividades de preparo de solo realizadas pela empresa em Taubaté (SP). A escolha do local foi estratégica: a região do Vale do Paraíba possui relevo bastante acidentado, onde tradicionalmente o preparo do solo era feito de forma manual.

Com equipamentos projetados para atuar em inclinações de até 30°, a Reflorestar vem transformando esse cenário ao tornar a operação mais segura, ágil e produtiva. A empresa tem a meta de preparar 230 hectares por mês na região, em um contrato de longo prazo. Durante a visita, os gestores acompanharam de perto a execução de subsolagem (descompactação do solo) e adubação de base. As atividades são realizadas com escavadeira hidráulica equipada com implemento específico para a operação.

Para o diretor florestal da Reflorestar, Igor Dutra de Souza, o encontro foi uma oportunidade importante para aproximar as diferentes áreas da empresa. “A Reflorestar atua do preparo de solo até o carregamento de madeira. Cada gestor enfrenta uma realidade distinta – alguns estão em regiões de relevo plano, outros atuam nas etapas finais da operação ou no setor administrativo. Trazer todos para o campo reforça a importância de estarmos alinhados com o mesmo objetivo: oferecer ao cliente a solução certa para cada necessidade.”

Conexão entre áreas

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O gerente-geral de operações, Nilo Neiva, definiu o Dia de Campo com uma palavra: sinergia. “Essa iniciativa mostra como é essencial que as áreas caminhem juntas, conhecendo não só os processos, mas também os clientes – internos e externos. Isso fortalece nossa cultura e nosso foco: o cliente está no centro das nossas decisões”, destacou.

Já o gerente-geral administrativo, Bruno Soares, avaliou que a experiência proporcionou um importante fortalecimento da cultura organizacional. “Percebemos um maior senso de pertencimento e integração entre todos. Entendemos, na prática, que a silvicultura vai muito além do plantio de mudas. Também tivemos contato com os desafios da região e com as soluções que nossos colegas vêm aplicando para superá-los.”

Responsável pelas operações de silvicultura, o gerente Paulo Gustavo Souza comemorou a visita dos colegas. “Foi muito positivo receber os gestores para mostrar o trabalho que vem sendo feito na área. Nossa intenção é ampliar a atuação da silvicultura em todas as regiões, e são nossos gestores os principais multiplicadores dessa visão junto aos clientes”, ressaltou.

Expansão das atividades

Neste mês, a empresa inicia, na mesma região, a irrigação mecanizada do solo – realizada com escavadeira hidráulica que aplica a quantidade ideal de água para o plantio. Assim como outras etapas, essa operação também é adaptada a áreas com declividade de até 30°. Outro destaque é a roçada mecanizada, feita com um triturador que realiza a limpeza da entrelinha dos plantios, operando em inclinações de até 45°.

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Em 2025, a Reflorestar destinará 70% de seus investimentos à área de silvicultura, com foco na aquisição de novas máquinas para operações como limpeza, adubação e irrigação. Isso reforça o compromisso da empresa com a inovação e a produtividade no setor florestal.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo silvicultura, colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Com 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite o site da Reflorestar .

Janaina Massote

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agricultura

Mercado do boi: oferta restrita impulsiona preços e aumenta competição

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mercado-do-boi:-oferta-restrita-impulsiona-precos-e-aumenta-competicao
Foto: Giro do Boi

O mercado pecuário brasileiro vive um momento de valorização, impulsionado por uma oferta restrita de animais para abate e uma forte demanda internacional que impacta diretamente a disponibilidade doméstica. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP apontam que essa combinação de fatores é a principal responsável pela alta nos preços do boi gordo no campo e da carne bovina em diversos elos da cadeia, tanto no atacado nacional quanto no mercado externo.

A escassez de animais para abate, intensificada pela pujante demanda de países importadores, tem resultado em um volume de carne bovina ofertado ao consumidor brasileiro aquém do esperado. Esse cenário, conforme o Cepea, desencadeou uma sequência de aumentos nos preços da carne com osso e dos cortes comercializados no atacado da Grande São Paulo desde a última semana de março.

Competição aumenta no mercado interno

O movimento de alta nos preços da carne de boi tem gerado um efeito colateral: a perda de competitividade frente a outras proteínas animais. Levantamentos do Cepea indicam que a carne suína, o frango e até mesmo a tilápia se tornam alternativas mais atrativas para o consumidor diante do encarecimento da carne bovina. Essa dinâmica acirra a disputa por espaço no prato do brasileiro e exige atenção dos pecuaristas e frigoríficos para estratégias de mercado.

Exportações em ritmo acelerado

No cenário internacional, o Brasil demonstra um desempenho robusto nas exportações de carne bovina in natura. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, revelam que o país embarcou, até a segunda semana de abril, uma média diária de 10,9 mil toneladas do produto. Esse volume representa um expressivo aumento de 15,6% em comparação com a média diária registrada em abril de 2024, evidenciando a forte demanda externa pela carne bovina brasileira.

Desafios para o mercado do boi

O atual cenário do mercado pecuário brasileiro, marcado pela valorização e pela intensa movimentação no comércio internacional, exige um acompanhamento atento por parte dos agentes do setor. A restrição da oferta interna, combinada com a pressão da demanda externa, impõe desafios para a manutenção da competitividade da carne bovina no mercado doméstico. A capacidade do setor em equilibrar essas forças e em buscar alternativas para otimizar a produção e a oferta será crucial para definir os rumos do mercado nos próximos meses.

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Agricultura

Feijão – Tratamentos baseados em fungicida protetor com multissítio controlam doenças relevantes e elevam a produtividade

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Divulgação

 

Com um amplo portfólio de tecnologias para a proteção do feijoeiro, a equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil, em parceria com a Planeje Consultoria, realizou, recentemente, ensaios técnicos com objetivo de avaliar o controle das doenças antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola). A incidência de ambas pode levar ao feijão perdas de 70% a 100% de uma lavoura, conforme esclarece o engenheiro agrônomo Wellington Braz Alvarenga, da área de desenvolvimento de mercado.

A pesquisa, que comparou tratamentos à base do fungicida Fezan® Gold, da Sipcam Nichino, ao chamado tratamento padrão do produtor, ocorreu em uma área de feijão da cidade mineira de Guarda-Mor, situada em uma região referenciada na produção da cultura e com altos índices de produtividade.

Conforme Wellington Alvarenga, mesmo diante de quadros de alta severidade das doenças observados nos testes, o fungicida Fezan® Gold, associado a outros produtos do gênero da companhia, entre estes Vitene®, entregou média de produtividade 54,4 sacas por hectare, contra o máximo de 51,9 sacas por hectare do tratamento padrão.

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Para o agrônomo, esse resultado veio atrelado a alguns fatores centrais, como a composição do fungicida Fezan® Gold, uma solução protetora com multissítio. “Fezan® Gold tornou-se o primeiro do mercado a conter na mesma formulação as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio”, reforça Alvarenga. Ele acrescenta ainda que o produto permanece um dos poucos do mercado disponíveis com essas características. “Por isso cresce entre as opções estratégicas do produtor de feijão no controle de doenças fúngicas.”

Segundo o agrônomo, o fungicida Vitene®, por sua composição, contribui decisivamente ao bom controle da antracnose e da mancha-angular do feijoeiro. “É sistêmico, seletivo à cultura e de longo efeito residual. Rapidamente absorvido pela planta do feijão, resiste a chuvas e possibilita aplicações preventivas ou nos primeiros sintomas das doenças.”

“Vitene® ‘encaixou bem’ na estratégia de controle da antracnose e da mancha-angular do feijoeiro ao ter sua aplicação alternada aos outros fungicidas, como Fezan® Gold, com ingredientes ativos diferentes, continua Alvarenga. “O manejo de resistência dos fungos aos fungicidas constitui uma estratégia de sucesso do produtor frente a essas doenças do feijoeiro.”

A Sipcam Nichino descreve Vitene® como um fungicida multicultura, sistêmico, do grupo das estrobilurinas e dos triazois. “Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, ressalta Wellington. “Tem ainda entre os benefícios a seletividade associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, ele conclui.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

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Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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