Mato Grosso
Leis de Botelho em vigor reforçam resgate de Cuiabá como Cidade Verde

Fotos: Vanderson Ferraz/internet
Cuiabá completa 306 anos hoje (8 de abril), com três presentes especiais: leis importantes, já em vigor, propostas pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Cuiabano de coração, Botelho celebra conquistas que promovem sustentabilidade e valorizam o patrimônio histórico e cultural da Capital.
A cidade enfrenta o crescimento urbano desordenado e se aproxima dos 700 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A expansão descontrolada, a mobilidade precária e a falta de áreas verdes são desafios urgentes. Por isso, lutei pela aprovação dessas leis e vou cobrar sua aplicação para que alcancemos os resultados esperados”, afirmou Botelho.
Uma das principais iniciativas de Eduardo Botelho é a Lei nº 12.704/2024, sancionada em 23 de outubro de 2024, que institui o Programa de Reflorestamento Urbano, elaborada em parceria com a deputada Janaina Riva (MDB). A proposta é ambiciosa: revitalizar áreas verdes, proteger nascentes e promover o plantio de árvores nativas. Mais do que reflorestar, o projeto busca engajar a população e o setor privado em mutirões de plantio e ações educativas, promovendo consciência coletiva sobre a preservação ambiental.
Mas Botelho não para por aí. Preocupado com o futuro do principal recurso natural de Cuiabá, ele também criou a Lei Nº 12.680, de 10 de outubro de 2024, que estabelece a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. A legislação prevê ações estratégicas para proteger e recuperar áreas degradadas, incentivar o uso responsável dos recursos hídricos, garantir saneamento básico e promover o desenvolvimento econômico sustentável.
Além das iniciativas ambientais, Botelho também promoveu a valorização cultural da cidade por meio da Lei Nº 11.511, de 14 de setembro de 2021, que reconhece o Mercado do Porto de Cuiabá como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do Estado de Mato Grosso. O deputado tem forte ligação com o tradicional mercado. É ex-feirante e conhece bem a importância da feira para economia e preservação da tradição cuiabana.
Eduardo Botelho diz que vai trabalhar pela execução desses projetos. “A conquista só será completa quando essas leis se transformarem em benefícios concretos para a população. Hoje, comemoramos os 306 anos de Cuiabá, uma cidade marcada por sua rica cultura, história e calor humano. Ela merece ser cuidada por todos nós”, frisa, demonstrando que o compromisso com a Capital continua “firme e forte”.
Juliana Velasco
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Projeto viabilizado pela Secel oferta oficinas para pessoas em vulnerabilidade social

Estão abertas as inscrições para o projeto Oficinas de Artesanato, que oferecerá cursos em diversas modalidades para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no município de Campo Verde (a 131 Km de Cuiabá). A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Viver Cultura – Expressões artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Serão ofertados doze cursos durante o mês de abril, como artes em cimento, crochê, artes com a palha de milho, biscuit, reciclagem e artes com fibra de bananeira.
A escolha de focar em mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade partiu das próprias proponentes, que enxergam suas histórias refletidas na arte do artesanato. Maria Neide, atual coordenadora da Casa do Artesão de Campo Verde, relembra sua própria trajetória, que começou aos oito anos, trabalhando como colhedora de algodão. Hoje, aos 68 anos, ela expressa sua história de vida por meio do artesanato.
“Eu gosto de criar. Fiz uma peça representando um colhedor de algodão, mostrando como a colheita era feita, como o algodão era enfardado e transportado. Hoje, conto minha história através da arte”, compartilha Neide.
As oficinas também vão ensinar técnicas de produção artesanal utilizando materiais reaproveitados, como palha de milho e restos de algodão, doados por produtores locais. Essa abordagem busca promover a sustentabilidade ao transformar produtos que seriam descartados em peças artísticas de valor comercial.
“O milho que usamos vem de doações das fazendas. As meninas vão até lá, colhem e fazem a coleta das palhas e do cabelo do milho para a confecção das peças. Com o algodão, o processo é semelhante”, explica Neide.
As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas aqui
Confira as oficinas:
Bailarina na Palha do Milho – Data: 21 de abril – Horário: 13h – Local: Assentamento 28 de outubro – 10 vagas – Público livre
Reciclagem – Data: 22 a 24 de abril – Horário: 13h – Local: Celeiro das Artes – 10 vagas – Público livre
Artes em Cimento – Data: 22 a 25 de abril – Horário: 13h – Local: CAPS – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos
Fibra de Bananeira – Data: 26 de abril – Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 6 vagas – Para mulheres a partir de 18 anos
Artes na Palha do Milho – Data: 26 de abril- Horário: 8h – Local: Assentamento Santo Antônio da Fartura – 10 vagas – Publico livre
Crochê – Data: 28 a 30 de abril – Horário: 13h – Local: CRAS Santa Rosa – Não há mais vagas
DATA SUSPENSA – Artes na Palha do Milho e Biscuit
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Obras do Complexo Leblon vão desafogar o trânsito no entorno da Trincheira Jurumirim

Sinfra-MT
O Governo de Mato Grosso está executando as obras do Complexo Viário do Jardim Leblon, que envolvem uma série de intervenções no entorno da Trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil. O objetivo é resolver os gargalos registrados nas duas extremidades da trincheira e melhorar o fluxo na região. O valor investido na obra é de R$ 78,1 milhões.
Confira as principais intervenções:
1) Duplicação da Rua Boa Vista
A Rua Boa Vista, que liga o bairro Jardim Leblon à Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), será duplicada. Com isso, motoristas que desejam acessar a Avenida Miguel Sutil a partir da Archimedes Pereira Lima deverão utilizar esse novo caminho, inclusive com possibilidade de entrada direta na Trincheira Jurumirim.
A duplicação deve aliviar o trânsito dentro do Jardim Leblon, especialmente na rua 8 de Janeiro e na Avenida dos Trabalhadores.
2) Nova trincheira na rotatória da Rua Boa Vista
Será construída uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, no ponto onde hoje há uma rotatória. A trincheira será implantada apenas no sentido Coxipó – Rodoviária da Avenida Miguel Sutil.
Com isso, quem seguir pela Miguel Sutil poderá passar por baixo, sem necessidade de parar no semáforo. A pista superior será utilizada apenas por quem deseja acessar a Rua Boa Vista.
No sentido contrário (Rodoviária – Coxipó), não haverá alteração, mas quem quiser acessar a Archimedes Pereira Lima, a partir da Rua Boa Vista, utilizará o retorno na parte superior, eliminando o cruzamento que hoje causa congestionamentos.
3) Pequeno elevado no fim da Trincheira Jurumirim
Será construído um pequeno elevado próximo ao fim da Trincheira Jurumirim, no sentido Coxipó – Rodoviária. A estrutura permitirá que motoristas que vêm de dentro da trincheira acessem diretamente a Avenida do CPA.
Hoje, esse acesso exige passar pela parte superior e atravessar duas rotatórias. Com o novo elevado, os veículos seguirão por baixo da pista, evitando conflitos com o tráfego da superfície.
4) Alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA
O viaduto da Avenida Miguel Sutil sobre a Avenida do CPA está sendo alargado dos dois lados, com a implantação de uma terceira faixa. A ampliação permitirá a integração das duas pistas da trincheira com a do novo elevado, sem causar estrangulamentos no tráfego.
5) Túnel na Rua Desembargador Trigo Loureiro
Atualmente, motoristas que seguem pela Avenida do CPA, no sentido Bairro–Centro, precisam usar um retorno em frente ao Hotel Taiamã para acessar a Avenida Miguel Sutil no sentido Coxipó – ponto de frequente congestionamento.
Esse retorno será desativado. O acesso à Miguel Sutil passará a ser feito exclusivamente pela via ao lado da Academia Smart Fit, que levará ao novo túnel construído na altura da Rua Desembargador Trigo Loureiro.
Além disso, um pequeno elevado será implantado nesse ponto para separar os fluxos de veículos que saem do túnel e os que desejam acessar a Avenida do CPA, próximo à sede da Polícia Federal.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Confeiteira de Várzea Grande impulsiona produção de ovos de Páscoa com crédito da Desenvolve MT

Desenvolve MT impulsiona empreendedoras em temporada de alta no comércio -Crédito – Gabrielle Grandi – Desenvolve MT
A confeiteira artesanal Alexia Silva, proprietária da Totus Tuus, em Várzea Grande, contou com o apoio da Desenvolve MT para impulsionar a produção de ovos de páscoa e melhorar a estrutura do negócio. A empresária conseguiu aprovação do crédito da linha Mulher Empreendedora, em janeiro deste ano, após ser indicada por uma amiga.
“Adquiri uma mesa maior, pois antes não tinha espaço para produzir as encomendas. Outro avanço foi a aquisição de um notebook, facilitando o atendimento aos clientes. Além da compra de um freezer e um expositor, consegui dar uma pequena reforma na casa para melhorar o ambiente de trabalho e atender melhor os clientes”, relatou.
Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), os consumidores do Estado devem gastar mais com chocolates neste ano, com uma estimativa média de R$ 281 por pessoa, impulsionando principalmente os pequenos empreendedores e negócios locais.
Mãe de dois filhos, Alexia começou seu negócio em 2020, durante a pandemia, com a venda de geladinhos. Com o tempo, ela expandiu seu cardápio para incluir brownies, bolos e, claro, ovos de Páscoa, que hoje são os protagonistas do seu faturamento no primeiro semestre deste ano.
Com formação em administração, a empresária usa seus conhecimentos para gerir o negócio com estratégia e paixão. Para ela, os sabores que mais conquistam os clientes nesta época são os clássicos, como o de chocolate com recheio ao leite e ninho com creme de avelã. “Faço questão de usar bons chocolates, com todo o processo de temperagem. É mais trabalhoso, mas o resultado é incrível”, afirma.
Este ano, mesmo com o aumento no preço do chocolate, ela não desanimou. Otimizou o cardápio, padronizou os tamanhos e reforçou a produção com ajuda de uma colaboradora. “Já estou com cerca de 40% da agenda preenchida. A última semana vai ser aquela correria”, brinca. Além das encomendas, Alexia também participa de feiras, onde o contato direto com os clientes ajuda a fortalecer sua marca.
Conheça a linha Mulher Empreendedora
A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT é pensada para mulheres que querem tirar a ideia do papel e fazer o seu negócio crescer. Com crédito de até R$ 15 mil, a linha oferece condições acessíveis, juros de 0,37% ao mês, com até 42 meses para pagar e carência de até seis meses para começar a quitar. O recurso pode ser usado 30% para capital de giro, e 70% para investimentos, como compra de equipamentos, insumos, móveis e até pequenas reformas do empreendimento.
Para acessar o crédito, basta entrar no site da Desenvolve MT, desenvolve.mt.gov.br, encontrar a linha de crédito e fazer uma simulação. O processo é digital e a equipe da Desenvolve MT irá acompanhar o processo do início ao fim.
*Com supervisão de Livia Rabani
Josemar Santos | Desenvolve MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária7 dias atrás
Suplementação de qualidade garante excelentes resultados em confinamento de SP
-
Notícias7 dias atrás
StoneX projeta cenário complexo para commodities em meio a tensões comerciais e desafios climáticos
-
Pecuária7 dias atrás
Programação da 2ª Fenagen Promebo vai contar com palestras e julgamento de animais
-
Pecuária7 dias atrás
Mundial Braford tem julgamentos e palestras na etapa realizada no Parque em Esteio
-
Agronegócio6 dias atrás
Produção de grãos é estimada em 330,3 milhões de toneladas na safra 2024/25
-
Agronegócio6 dias atrás
Conab estima safra de 330,3 milhões de toneladas de grãos neste ciclo 2024/25
-
Agronegócio7 dias atrás
Federarroz indica que panorama do mercado de arroz deve mudar nas próximas semanas
-
Transporte7 dias atrás
Investigação policial culmina na prisão de traficante e apreensão de 18 tabletes de maconha