Transporte
Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que planejou e executou fuga de penitenciária em Várzea Grande

PJC
A Polícia Civil, com apoio da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), deflagrou na manhã desta segunda-feira (11.4) a Operação Shadow, para cumprimento de 35 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido na fuga do líder de uma facção e de outro detento, do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, em 2023.
Na operação, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
As investigações, conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), identificaram um plano estratégico que contou com apoio de agentes públicos para a fuga dos criminosos.
Os alvos, entre eles dois policiais penais, são investigados pelos crimes de facilitação de fuga de pessoa legalmente presa e integrar organização criminosa.
O cumprimento das ordens judiciais conta com apoio das equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, Delegacia de Poconé.
A Secretaria de Estado de Justiça, por meio da Corregedoria Geral, acompanha o cumprimento dos mandados judiciais em relação aos policiais penais investigados. A Corregedoria da Sejus também adotará todas as medidas cabíveis que o caso requer sobre as condutas dos servidores.
Fuga e identificação dos envolvidos
A fuga dos dois detentos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande ocorreu no dia 14 de julho de 2023, quando os dois reeducandos tiveram a saída autorizada da penitenciária, supostamente para realizar serviço extramuros e não retornaram à penitenciária.
Entre os fugitivos está G.R.S., conhecido como “Vovozona”, considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como liderança do crime organizado na região sul de Mato Grosso. O outro fugitivo é T.A.F.O., autor de homicídio em Chapada dos Guimarães e que dias antes ao fato já tinha se envolvido em outra tentativa de fuga da unidade prisional.
As investigações apontaram que os criminosos tiveram auxílio de pessoas internas e externas da unidade prisional para que a fuga ocorresse. Um policial penal, responsável por tirar os detentos da penitenciária em uma caminhonete F-250, acautelada do Sistema Penitenciário, e o diretor da unidade na época dos fatos, que autorizou a saída dos reeducandos, tiveram a participação identificada no crime.
O delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, disse que, com avanço das investigações, foi possível identificar o grupo criminoso que se arquitetou para o êxito na fuga dos dois reeducandos, oferecendo tanto apoio logístico com veículos, imóveis e que também com apoio dos agentes públicos que ofereceram apoio à empreitada criminosa.
“A operação tem o objetivo de desarticular o grupo criminoso que atuou de forma muito bem articulada, montando um plano estratégico, que contou apoio de servidores para que houvesse essa facilitação da fuga”, destacou.
Shadow
O nome da operação que em inglês significa “sombra” faz referência aos rastros dos vestígios deixados pelos fugitivos.
A operação integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas, do Governo do Estado, e também os trabalhos da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Cavalaria da PM prende faccionado e apreende 52 porções de cocaína

PMMT
Equipes do 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMON) prenderam um integrante de facção criminosa, de 19 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta quarta-feira (14.5), em Lucas do Rio Verde. Com o suspeito, foram encontradas 52 porções de cocaína.
Os policiais militares realizavam patrulhamento e receberam denúncia de uma movimentação intensa em um bar, no bairro Veneza. Os militares se deslocaram ao endereço e flagraram um homem, em atitude suspeita, escondendo um objeto no bolso. Ao ver aproximação das equipes, ele tentou fugir para o interior do estabelecimento comercial.
Durante a abordagem, foi localizado com o suspeito 11 porções de cocaína. Questionado, o homem afirmou comercializar a droga a mando de uma facção criminosa.
Os policiais realizaram buscas no interior do bar e localizaram mais dez porções de cocaína atrás de um balcão e outras 30 porções escondidas no forro do teto. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
*Sob supervisão Wellyngton Souza
Leandro Assis | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende 19 pessoas e fecha área de garimpo ilegal em Aripuanã

PMMT
Equipes do Batalhão Ambiental, Força Tática e Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar desarticularam e fecharam uma área de garimpo ilegal, na zona rural de Aripuanã. Na ação, 19 pessoas foram flagradas fazendo a extração ilegal de minério e foram conduzidas pelo crime ambiental e uma arma de fogo apreendida.
Durante execução da Operação Tolerância Zero, nesta terça-feira (13.5), as equipes policiais de Aripuanã receberam denúncias do setor de inteligência sobre o funcionamento de um empreendimento de extração de minério, na zona rural do município.
Segundo as informações, o local estaria cercado de garimpeiros e existia sem autorização, em funcionamento dentro de uma área de preservação permanente.
As equipes policiais se deslocaram até a região informada e flagraram o garimpo em pleno funcionamento e com vários suspeitos no local. Em verificação no empreendimento, também foi constatado grande degradação da área e motores estacionários realizando a extração de minérios.
Todos os 19 suspeitos encontrados no garimpo foram detidos pelas forças policiais. Ainda no local, diversos materiais utilizados na extração ilegal, sendo nove motores estacionários, duas motosserras e sete motocicletas foram apreendidos.
Um revólver de calibre .38 carregado com seis munições também foi localizado na área, mas nenhum homem se apresentou como proprietário do objeto.
Diante da situação, todos os suspeitos encontrados e materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Aripuanã, para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar detém quadrilha e recupera veículos roubados e armas em Cáceres

PMMT
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam dois homens, uma mulher e apreenderam dois adolescentes, na noite desta quarta-feira (14.5), suspeitos de integrarem uma facção criminosa que planejava executar rivais, no município de Cáceres (220 km de Cuiabá). A quadrilha foi detida por roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo. Na ação, as equipes recuperaram três veículos, recolheram uma arma de fogo e munições.
Durante patrulhamento tático em decorrência da Operação Tolerância Zero de combate às facções criminosas, os militares receberam informações das demais Forças de Segurança do Estado, sobre um possível comboio de veículos de origem ilícita, ocupado por faccionados, no município.
As equipes foram informadas que um dos veículos, Fiat Toro, estaria ocupado por dois adolescentes, de 17 anos, nas proximidades da Rua do Canal. Os policiais intensificaram o policiamento e localizaram o carro estacionado em frente a uma residência. O automóvel apresentava sinais de adulteração.
Com aproximação dos policiais, os suspeitos tentaram fugir pulando pelo muro do fundo da casa, sendo abordados e detidos em seguida. Eles foram flagrados com um revólver e confirmaram integrar uma facção criminosa. Um dos detidos era do município de Rondonópolis. Os suspeitos e o veículo foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Ainda durante o desdobramento da Operação Tolerância Zero, os policiais militares receberam novas informações sobre disparos de arma de fogo no bairro Vila Irene, região onde, recentemente, ocorreram homicídios. Em rondas, os militares localizaram um veículo Creta, que foi abandonado em uma área de mata conhecida como Pé de Galinha, sentido Comunidade do Facão. O veículo possui registro de roubo em Cuiabá.
Posteriormente, os policiais militares abordaram um casal em um carro modelo Ônix. Eles apresentaram informações controversas sobre origem e destino. No entanto, relevaram a localização de um terceiro suspeito, que estava escondido em um hotel. Na nova abordagem, o comparsa confessou que estava conduzindo o Creta.
Os carros apreendidos dariam apoio a integrantes de uma facção criminosa em atentados contra rivais. O trio e os veículos também foram entregues à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio5 dias atrás
Maior oferta pressiona preços do feijão preto, enquanto tipo carioca mantém firmeza
-
Notícias5 dias atrás
Paralisação das obras do CTTR Porto Velho gera custos ao município e impede avanços na gestão de resíduos
-
Agricultura3 dias atrás
Expansão do sorgo e déficit de armazenagem pautam painel sobre alimentos no 3º Congresso Abramilho
-
Pecuária5 dias atrás
Defensivos agrícolas – Albaugh expande alternativas a produtores com novos registros do inseticida Afiado®
-
Mato Grosso5 dias atrás
Acordo com a OI gerou economia de R$ 392 milhões ao Governo de Mato Grosso
-
Mato Grosso5 dias atrás
Seciteci prorroga prazo de submissão de artigos para revista Educação C&T
-
Agronegócio5 dias atrás
Manga registra forte valorização no Vale do São Francisco com oferta restrita
-
Mato Grosso4 dias atrás
Prefeitura de Vilhena lança o PMAA 2025 para fortalecer agricultura familiar e combater a insegurança alimentar