Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil cumpre 12 mandados contra grupo investigado por fraudes em concursos em MT, GO e SP

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (27.5), a Operação Ludificatum, para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão contra investigados envolvidos em fraudes em concursos públicos realizados em diversos estado do país.

A ação, coordenada pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira, conta com a cooperação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) do Mato Grosso do Sul, da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Goiás, e do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná (COPE).

As investigações apontam que duas empresas, pertencentes a familiares, organizaram concursos públicos com suspeita de fraudes em diversos municípios do país, com diversas irregularidades que comprometem a lisura dos processos.

Publicidade

Nos endereços físicos cadastrados nos sites e registros oficiais das empresas investigadas funcionam outras empresas, o que reforça questionamento sobre o processo de elaboração, impressão e correção das provas.

Os documentos e depoimentos mostram que, por vezes, a contratação dessas empresas está ligada a uma rede de favorecimento envolvendo familiares e associados, o que pode caracterizar a manipulação de concursos e prejudicar candidatos que participaram de forma legítima. Também foi constatado que muitas questões das provas eram idênticas entre as duas empresas, indicando o compartilhamento de banco de dados.

A investigação teve origem em denúncia formalizada pela Unidade de Controle Interno do Município de Ribeirão Cascalheira, que apontou irregularidades no concurso público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura local, incluindo suspeitas sobre o processo licitatório, curto prazo para execução do concurso violando disposição legal, contratação via dispensa de licitação e favorecimento na aprovação de diversos candidatos ligados ao poder público municipal.

Entre os casos investigados, destaca-se um boletim de ocorrência de 2020 em Caiapônia (GO), onde uma empresa teria tentado coagir concorrentes da licitação oferecendo dinheiro para desistência, e outro registro em 2021 em Gaúcha do Norte (MT), em que houve confusão na aplicação do concurso para auditor interno, gerando dúvidas sobre a validade do certame.

Em Jaciara, a suspeita de fraude foi identificada no processo licitatório para contratação de empresa organizadora, indicando direcionamento do certame para uma das empresas envolvidas, ambas pertencentes a parentes.

Publicidade

Segundo o delegado de Ribeirão Cascalheira, Diogo Jobane Neto, responsável pelas investigações, a ausência de garantias mínimas de segurança digital, somadas às falhas na contratação e execução do concurso reforçaram a necessidade de diligências para esclarecer a extensão das irregularidades e possíveis fraudes.

“A falta de uma banca examinadora legítima, ausência de endereço físico, associadas a uma série de outras falhas e irregularidades, como ausência de registros de empregados, levantou dúvidas sobre a idoneidade da empresa, que não comprovou sua capacidade técnica para realizar concursos públicos e sequer informou quem seriam os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação das provas, comprometendo a confiança no processo”, disse o delegado.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Período proibitivo do uso do fogo no Pantanal começa no dia 1º de junho

Publicado

em

CBMMT

 

Começa a partir do próximo domingo (1º.6) o período proibitivo do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Pantanal mato-grossense. A medida, determinada pelo Decreto nº 1.403/2025, tem como objetivo prevenir e combater os incêndios florestais no bioma, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam significativamente o risco de propagação do fogo.

O decreto prevê ainda a instalação da Sala de Situação Central (SSC), que irá monitorar as ocorrências durante todo o período proibitivo. Como novidade neste ano, será implantada uma Sala de Situação Descentralizada no município de Poconé, um dos principais pontos de acesso ao bioma. A estrutura funcionará como base operacional avançada, permitindo o acompanhamento em tempo real das ocorrências e o envio ágil de equipes para as áreas afetadas.

Essas ações fazem parte do plano estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para enfrentar a temporada de incêndios florestais. Para este ano, o Governo de Mato Grosso investirá R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal.

Publicidade

Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, essas são algumas das medidas preventivas que estão sendo intensificadas com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e proteger o bioma pantaneiro.

“A preservação do Pantanal depende do esforço coletivo e da responsabilidade de cada cidadão. Nosso trabalho está focado na antecipação dos riscos, com tecnologia, estrutura e pessoal capacitado em campo. Mas é fundamental que a população cumpra a legislação e colabore, evitando práticas que possam colocar o bioma em perigo”, destacou o comandante.

A proibição do uso do fogo no Pantanal terá vigência até 31 de dezembro, abrangendo toda a área do bioma no território estadual. Já nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período de proibição será de 1º de julho a 30 de novembro. Durante esses períodos, estarão suspensas as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A restrição, no entanto, não se aplica às queimas realizadas ou supervisionadas por órgãos públicos responsáveis por ações de prevenção e combate a incêndios. O descumprimento da norma poderá resultar em sanções severas, incluindo multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal, conforme previsto na legislação ambiental brasileira.

Salas de Situação

Publicidade

Além da unidade descentralizada em Poconé, outras sete Salas de Situação Descentralizadas serão implantadas nos municípios que sediam os Comandos Regionais do CBMMT, todas conectadas e monitoradas pela Sala de Situação Central (SSC), sob a coordenação-geral da Diretoria Operacional do CBMMT.

Uma solenidade a ser realizada na segunda-feira (2.6) marcará o início das atividades da SSC, bem como das respectivas unidades descentralizadas. A SSC atuará durante toda a temporada de incêndios florestais como órgão consultivo e deliberativo nas respostas a ocorrências.

O objetivo é o fortalecimento das ações de monitoramento, deliberação técnica, otimização de recursos e resposta coordenada em articulação com os diferentes níveis de governo. Ao todo, a SSC dispõe de 30 assentos, entre titulares e suplentes, destinados a representantes de órgãos públicos e entidades de proteção ambiental convidadas a compor o núcleo de coordenação operacional.

Já as Salas de Situação Descentralizadas são estratégicas para ampliar a eficácia das ações em campo, especialmente em áreas de difícil acesso. Elas fortalecem a capacidade de resposta rápida e contribuem para a agilidade das equipes.

Assessoria | CBMMT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende tio que perseguia sobrinha após ela denunciar ser vítima de estupros

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, cumpriu, nessa segunda-feira (26.5), em Cáceres (220 km de Capital), um mandado de prisão definitiva de um homem, de 47 anos, investigado por estuprar a sobrinha, por descumprimento de medidas protetivas.

A vítima, de 38 anos, solicitou medidas protetivas após ser estuprada pelo suspeito, que é seu tio, três vezes. Porém, ao saber da medida protetiva, o investigado passou a persegui-la em todos os lugares e ameaçá-la de morte.

À polícia, ela disse temer por sua vida, pois o tio tem comportamento agressivo e já teria cometido crimes de hediondos. A vítima disse, ainda, que ele a tem procurado na casa de familiares e nas escolas das filhas dela, dizendo que seguirá as crianças para chegar à mãe e matará a vítima e quem estiver por perto, para não deixar testemunhas.

Publicidade

Ela denunciou, também, que o tio tem armas de fogo ilegais, o que a coloca ainda mais em situação de risco. Por causa das ameaças, a vítima está sendo obrigada a mudar de endereço frequentemente, não tem conseguido ver a família e mandou os quatro filhos morarem em outro estado com familiares, para protegê-los, deixando-os longe dela.

Diante da gravidade do caso, o delegado Renato Resende do Nascimento representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi acatada pela Justiça.

De posse do mandado judicial, a equipe de investigadores da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá foi até Cáceres, onde ele foi localizado e preso, ficando à disposição da Justiça.

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Força Tática localiza dois faccionados e apreende armas e drogas em Pontes e Lacerda

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares da Força Tática do 12º Comando Regional apreenderam duas armas de fogo, munições e porções de drogas de uma facção criminosa, na noite desta terça-feira (27.5), em Pontes e Lacerda. Na ação, um homem foi preso e um suspeito, identificado com 15 passagens criminais, morreu após confronto contra as equipes policiais.

Conforme o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam informações sobre dois homens que estavam em um veículo que já tinha sido usado em homicídios praticados por uma facção criminosa nas cidades de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Em diligências, os policiais da Força Tática localizaram o veículo e abordaram o homem que ocupava o carro. Com o suspeito, foram encontradas uma pistola de calibre .380 com mira laser e uma porção de maconha.

Publicidade

Ao ser questionado sobre a presença de um segundo suspeito no veículo, ele confirmou o fato e afirmou que teria deixado o criminoso na residência dele, com mais quantidades de entorpecentes.

As equipes seguiram até o endereço do segundo suspeito. No local, os militares iniciaram procedimento de abordagem, momento em que o homem apareceu na frente da casa e puxou uma arma de fogo para atirar contra os policiais, que revidaram a ação e efetuaram disparos no suspeito.

Com o criminoso, a equipe apreendeu uma pistola de calibre .9mm. Dentro da casa, os policiais apreenderam mais de 70 munições de diversos calibres, porções de substância análoga à maconha, um rádio comunicador e apetrechos utilizados nos crimes.

Uma equipe de saúde foi ao local e confirmou a morte do criminoso, identificado como Antonio Neto dos Santos, de 24 anos. As equipes policiais identificaram que ele possuía 15 passagens criminais por homicídio, lesão corporal, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, falsidade ideológica, entre outros.

O suspeito detido anteriormente recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Publicidade

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência