Conecte-se Conosco

Suinicultura

Lucas do Rio Verde lidera boom de suínos em Mato Grosso

Publicado

em

Produção de porcos dispara em MT e atrai olhos do mercado internacional

 

Mato Grosso reafirma sua força no agronegócio ao conquistar o 6º lugar no ranking nacional da produção de suínos. Segundo relatório da Associação dos Criadores de Suínos do estado, a produção superou as 125 mil toneladas no primeiro semestre de 2025, impulsionada por mais de 30 mil propriedades — comerciais ou de subsistência.Com foco em qualidade sanitária e modernização das estruturas, o setor mira agora a expansão das exportações, especialmente para países da Ásia. A expectativa é de que o estado amplie sua fatia no mercado externo, mantendo o ritmo de crescimento também na produção interna.

Três décadas de evolução e salto tecnológico

Nos últimos 30 anos, a suinocultura mato-grossense passou de 5 mil para 135 mil matrizes, consolidando-se como uma atividade estratégica dentro da agropecuária estadual. A evolução do plantel e da produtividade é atribuída à união dos produtores e ao investimento em manejo, genética e sanidade.Hoje, cerca de 43,1% das propriedades possuem mais de mil matrizes, o que exige estruturas modernas e tecnificadas para garantir bem-estar animal e eficiência de produção. Aproximadamente 30% das granjas comerciais contam com plantel acima de 9 mil cabeças, revelando alto grau de profissionalização.

Publicidade

Lucas do Rio Verde: polo da suinocultura

O município de Lucas do Rio Verde se destaca no cenário estadual e concentra cerca de 24,1% das granjas de Mato Grosso. A região se tornou referência em tecnologias de reprodução e manejo, atraindo investimentos e fomentando novas oportunidades de mercado.Por ter um ciclo reprodutivo mais curto em comparação à bovinocultura, o suíno representa uma opção viável e rentável para muitos produtores, que diversificam suas atividades com a criação de matrizes — as fêmeas responsáveis por novas crias.

Exportações crescem e mercado externo está no radar

Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Mato Grosso já exportou quase 13 mil toneladas de carne suína em 2025. Esse número reforça a competitividade do estado, que agora busca ampliar acordos comerciais com países asiáticos — mercados exigentes, mas altamente promissores.A qualidade sanitária das granjas, o controle na rastreabilidade e os investimentos em tecnologia são os principais diferenciais que posicionam o estado como um player de peso na suinocultura nacional e internacional.

Fonte: CenárioMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suinicultura

Demanda sazonal eleva preços dos principais cortes suínos

Publicado

em

Divulgação

A demanda por alguns cortes suínos tipicamente consumidos nas festas de final de ano tem se aquecido no mercado atacadista, elevando as cotações, conforme levantamentos do Cepea.

Segundo o Centro de Pesquisas, a média do pernil negociado no atacado do estado de São Paulo na parcial de dezembro (até o dia 16) está em R$ 14,11/kg, 2,3% acima da registrada em novembro.

Entre os outros cortes tradicionalmente mais demandados neste período, o lombo também vem se destacando, conforme pesquisas do Cepea.

Alessandro Araújo

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Agronegócio

Poder de compra se enfraquece em outubro

Publicado

em

Foto: Pixabay

O poder de compra do suinocultor paulista frente ao milho e ao farelo de soja vem se enfraquecendo em outubro, no comparativo com o mês anterior, indica levantamento do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, enquanto o suíno vivo tem se desvalorizado, refletindo a demanda desaquecida, o preço do milho apresenta pequena elevação.

Para o derivado da soja, o movimento também é de baixa, mas menos intensa que a observada para o animal. Pesquisadores ressaltam que, apesar da queda no poder de compra frente ao milho em outubro, o desempenho segue acima da média, considerando-se a série histórica do Cepea, iniciada em janeiro de 2004.

CEPEA/ESALQ

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Suinicultura

CNA apresenta custos da suinocultura em evento em Sorriso (MT)

Publicado

em

Foto: Lucas Cardoso

 

A CNA apresenta nesta quinta-feira (28) os custos de produção da suinocultura durante o “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, no município de Sorriso, em Mato Grosso.

O evento conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Sorriso, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever no link: cnabrasil.org.br/campofuturo2025

Publicidade

A programação inclui debates sobre os custos de produção na suinocultura independente e integrada; gestão eficiente e inteligente da empresa rural; e entre lucro e prejuízo: o papel da prevenção nas granjas.

O Circuito de Resultados do Campo Futuro do Centro-Oeste terá início às 18h00 e acontecerá na Sede do Sindicato Rural de Sorriso.

Fonte: Redação com Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência