Conecte-se Conosco

Transporte

Sema apreende 3.431 kg de pescado irregular em um único mês

Publicado

em

Crédito – Sema-MT

 

Para coibir a pesca predatória em Mato Grosso, a equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou somente no mês de agosto 1370 vistorias, apreendeu 3.431 kg de pescado irregular, devolveu 380 exemplares aos rios e lavrou o total de R$ 425 mil em multas.

A ação integrada resultou na vistoria de 965 veículos e 405 embarcações. Os materiais confiscados incluem 2 redes, 1 tarrafa e 1 motor rabeta. Já os meios de transporte, 3 veículos e 1 canoa.

Ao todo foram 103 autos de inspeção, 12 termos de apreensão, 05 autos de infração , 5 termos de doação, 4 termos de depósito e 03  boletins  de ocorrência. Setembro 

O caso mais recente ocorreu nesta quinta (4), durante patrulhamento terrestre as margens do rio Cuiabá, a equipe da Sema, com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, apreendeu 42 kg de pescado irregular e aplicou multa de R$ 23 mil pelas infrações ambientais.

Publicidade
No momento da fiscalização, foram encontrados no veículo 2 sacos e uma caixa térmica contendo 12,5 kg de Piraputanga, espécie de captura proibida, 17 kg de Pacu e 12 kg de Pacupeva, todos os peixes sem documento de comprovação de origem.

Diante das irregularidades, o infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia. Além disso, o pescado apreendido pôde ser doado ao Lar dos Idosos em Poconé.

Regras da Pesca

Para o pescador profissional, é permitida a pesca, transporte e comercialização do pescado, com exceção das 12 espécies restritas previstas na lei. Já para o pescador amador, é permitido o pesque e solte, e a captura de dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, respeitando as medidas mínimas estabelecidas em lei, desde que seja para consumo local e não esteja na lista de espécies proibidas. É proibido o transporte e comercialização do pescado por parte do pescador amador.

As espécies proibidas são cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirarara, pirarucu, trairão e tucunaré.

Denúncias

Publicidade

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número (65) 98153-0255, ou pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

*Com supervisão de Clênia Goreth

Yasmin Yegros* | Sema-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Militar e PRF prendem homem com seis quilos de drogas em Alto Araguaia

Publicado

em

PMMT

 

Equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um homem, de 44 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta terça-feira (16.6), em Alto Araguaia. Na ação, as forças de segurança apreenderam seis quilos de substâncias análogas a maconha, cocaína e pasta base.

As equipes da PM e da PRF iniciaram uma operação integrada em combate ao tráfico de drogas na cidade, após receberem denúncias sobre um carro que estaria transportando entorpecentes.

Nas diligências, os policiais abordaram um carro Voyage ocupado por um homem, que apresentava características semelhantes com a denúncia realizada.

Publicidade

O suspeito colaborou com a abordagem e, na busca veicular, os militares encontraram cinco tabletes de maconha, um tablete de cocaína e um tablete de pasta base, totalizando seis quilos de drogas. Também foi apreendido embalagens plásticas para guardar os entorpecentes.

O homem não se pronunciou sobre a origem da droga e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para a Delegacia de Alto Araguaia para registro da ocorrência e demais providências.

Hallef Oliveira | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil de MT apoia operação de MS e prende investigada por homicídio

Publicado

em

Divulgação Polícia Civil

 

A Polícia Civil de Mato Grosso prestou apoio operacional à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (17.6), no cumprimento de medidas judiciais expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Nova Andradina (MS), no âmbito de uma investigação criminal de homicídio em andamento.

Durante a ação, investigadores da 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças deram cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido contra uma mulher, de 31 anos, investigada pelo crime de homicídio praticado em Mato Grosso do Sul. A conduzida já estava sendo monitorada por tornozeleira eletrônica por cometimento de outro crime.

Na mesma diligência, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão domiciliar em um imóvel localizado no bairro Vila União, em Barra do Garças, com o objetivo de localizar e apreender outros elementos de interesse para a investigação conduzida pela Polícia Civil sul-mato-grossense.

Publicidade

As diligências foram executadas em conformidade com as determinações judiciais e com observância de todas as formalidades legais e processuais. Após o cumprimento das medidas, a investigada foi colocada à disposição da Justiça, sendo adotadas as providências necessárias para comunicação do cumprimento dos mandados à autoridade judiciária

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

PRF apreende mais de 280 quilos de drogas em ações na BR-364 em Mato Grosso

Publicado

em

Divulgação PRF MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, entre a tarde de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta (17), diferentes carregamentos de entorpecentes em três pontos da BR-364, em Mato Grosso. As ações de fiscalização resultaram na apreensão de grandes quantidades de substâncias análogas a skunk, maconha e cocaína, além da detenção de três pessoas por tráfico de drogas.

A primeira ocorrência foi registrada na tarde de terça (16), no km 387 da BR-364, em Santo Antônio do Leverger (MT), durante procedimento de abordagem a um ônibus de viagem. Durante a inspeção de cargas no compartimento de bagagens, o cão de faro indicou uma mala específica. Na verificação do compartimento, os policiais localizaram quatro tabletes de substância análoga a cocaína. O passageiro proprietário da bagagem foi identificado por meio do comprovante de embarque e detido.

Ainda na terça-feira (16), no período noturno, a PRF realizou uma ação conjunta com a Polícia Militar no km 2 da BR-364, em Alto Araguaia (MT). Durante verificação veicular em um automóvel de passeio, os policiais localizaram uma mochila sobre o banco traseiro. No interior do objeto, foram encontrados cinco tabletes de substância análoga a maconha, pesando cerca de 5 kg, além de dois invólucros contendo aproximadamente 500 gramas de substância análoga a cocaína em pó e 500 gramas de substância análoga a pasta base de cocaína. O condutor do veículo foi detido.

Na madrugada de quarta (17), no km 48 da BR-364, em Alto Garças (MT), as equipes realizavam fiscalização em frente à Unidade Operacional (UOP) quando um furgão realizou uma manobra de retorno brusco ao se aproximar do posto policial e seguiu em direção à área urbana do município. A equipe iniciou o acompanhamento tático e realizou a abordagem ao utilitário nas proximidades do km 57.

Publicidade

O veículo era conduzido por uma mulher. Durante a fiscalização e abertura do compartimento traseiro, foram localizadas diversas caixas contendo 267 tabletes de substância análoga a skunk (aproximadamente 274 kg) e três tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína (cerca de 3 kg). Questionada sobre a viagem, a condutora apresentou informações divergentes sobre o roteiro e a carga. Documentos fiscais de serviços e abastecimentos efetuados em Vilhena (RO) foram localizados no interior do veículo, indicando um itinerário diferente do declarado inicialmente.

As ocorrências foram enquadradas, em tese, como crime de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. Os envolvidos foram detidos e encaminhados, juntamente com os veículos e todos os materiais ilícitos apreendidos, às respectivas Delegacias de Polícia Civil de Cuiabá, Alto Araguaia e Alto Garças para a continuidade dos procedimentos legais. (com Assessoria/PRFMT)

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência