Conecte-se Conosco

Transporte

Corpo de Bombeiros abre vagas para especialização em Gestão de Incêndios Florestais

Publicado

em

CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ofertam vagas para o processo seletivo de ingresso no curso de especialização em Gestão de Incêndios Florestais – Turma 2026. Os interessados podem se inscrever até domingo (15.3).

O curso de pós-graduação lato sensu é ofertado pelo IFMT e estão disponíveis 60 vagas, sendo 34 delas reservadas para os oficiais da corporação devido à natureza da formação. A proposta é qualificar esses militares para atuar na prevenção, no planejamento e no combate a incêndios florestais, um problema que afeta diferentes biomas brasileiros, especialmente no período de estiagem.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema de seleção do IFMT, disponível no site https://seletivo.ifmt.edu.br. No momento do cadastro, os militares devem selecionar a vaga destinada ao “Público Interno”, indicando se pertencem à região Metropolitana ou ao Interior, conforme a lotação, além da modalidade “Ampla Concorrência”.

Também é obrigatório anexar, no sistema de inscrição, o ofício de indicação da unidade de origem, que pode ser o Comando Regional ou a Diretoria/Corregedoria. A falta do documento pode resultar na não homologação da inscrição.

Publicidade

Todos os documentos necessários à inscrição estão indicados no Edital n° 38/2026-IFMT de abertura do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação. Além das vagas disponibilizadas para os bombeiros mato-grossenses, também há vagas para militares de outros estados.

A pós-graduação

A especialização terá carga horária total de 470 horas e será oferecida na modalidade híbrida, com aulas presenciais e on-line, além da participação em eventos técnicos.

Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas voltadas à gestão de incêndios florestais, abordando aspectos técnicos, científicos e operacionais. Entre os assuntos abordados estão a Meteorologia aplicada aos incêndios florestais, Ecologia do Fogo, Geoprocessamento aplicado aos incêndios florestais, Prevenção de incêndios florestais, Gestão de operações de combate, Gestão de incidentes, Perícia em incêndios florestais e Fiscalização e legislação ambiental.

A formação busca preparar profissionais para atuar na gestão do fogo em ambientes naturais, contribuindo para a proteção ambiental, a segurança da população e o fortalecimento das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Publicidade

SD Karine Miranda | CBMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil prende 10 pessoas e apreende 7 armas em operação na zona rural de Canarana

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu dez pessoas em flagrante e apreendeu sete armas de fogo, neste domingo (3.5), durante as ações da Operação Red Line, deflagrada no município de Canarana (a 823 km de Cuiabá).

O trabalho operacional foi desencadeado após uma investigação sobre crimes envolvendo porte ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e crimes ambientais na região.

Com base nos levantamentos prévios e denúncias recebidas, demonstrando a importância da integração entre inteligência policial e ações de campo, foi montada a Operação Red Line para reforçar a atuação no enfrentamento à circulação irregular de armas.

Publicidade

Durante as diligências de fiscalização em pontos estratégicos da zona rural e no perímetro urbano da cidade de Canarana, a equipe localizou vários materiais ilícitos, evidenciando a prática de ações criminosas. Os policiais civis apreenderam sete armas de fogo de diferentes calibres, munições, porções de entorpecentes, pescado transportado de forma irregular e carne de animal silvestre abatida.

Ao todo, dez pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Canarana. Na unidade policial, os conduzidos foram interrogados pelo delegado Diogo Jobane e autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e pescar em período proibido ou em lugar interditado, além de matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre.

Após a confecção dos autos, os presos foram apresentados à Justiça e colocados à disposição dela.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende padrasto por estupro e morte da enteada de 3 anos em Primavera do Leste

Publicado

em

Um homem suspeito pelo estupro e morte da enteada, de apenas 3 anos de idade, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, no domingo (3.5), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Primavera do Leste. O suspeito, de 24 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável com resultado morte.

As investigações iniciaram após a equipe plantonista da Delegacia de Primavera do Leste ser acionada pelo Conselho Tutelar sobre a morte da menina, que deu entrada na UPA com sinais de violência sexual. O corpo foi encaminhado ao IML, sendo confirmada a presença de lesões nas partes íntimas na criança.

Durante a apuração dos fatos, os investigadores da Delegacia de Primavera do Leste levantaram a informação que poucas pessoas circulavam pela casa da família, e que a menina ficava sob os cuidados do padrasto durante alguns momentos do dia, enquanto a mãe saia para trabalhar.

Em continuidade às diligências, os policiais foram até a residência da família, onde localizaram produtos utilizados para a prática sexual, como gel lubrificantes, mancha do produto na cama, medicamentos e outros itens que apontavam para a possível situação de abuso sexual.

Diante das informações levantadas durante as oitivas e indícios encontrados na residência, foi realizada e prisão suspeito, que foi conduzido à Delegacia e, após ser interrogado pelo delegado Honório Gonçalves, foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável qualificado pelo resultado morte.

Publicidade

Após a prisão, ele foi colocado à disposição da Justiça.

As investigações continuam em inquérito policial para apurar eventual responsabilidade da mãe por maus-tratos, negligência e omissão imprópria.

Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Transporte

Corpo de Bombeiros age rápido e controla princípio de incêndio em shopping

Publicado

em

Foto ilustrativa. Não representa a ocorrência da matéria. – Foto por: CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde deste domingo (3.5), um princípio de incêndio em um restaurante de um shopping localizado no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Ao todo, cinco viaturas foram empenhadas para o atendimento e 15 bombeiros militares.

A equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 15h30, após relatos de grande quantidade de fumaça saindo pelo telhado do estabelecimento.

Duas viaturas foram enviadas imediatamente ao local, com o apoio de outras três unidades de resgate, que permaneceram de prontidão para atendimento pré-hospitalar em caso de vítimas. Ao chegarem, os bombeiros constataram que o incêndio teve início na coifa de um restaurante localizado em uma área conhecida como “taste lab” do shopping.

Assim que o princípio de incêndio foi identificado, o sistema preventivo da coifa e do duto de exaustão foi acionado automaticamente. No entanto, devido ao acúmulo de gordura na estrutura, houve a formação de intensa fumaça. Os brigadistas do próprio estabelecimento já haviam iniciado o resfriamento do duto e a equipe dos bombeiros assumiu a ocorrência para garantir a eliminação de qualquer risco de reignição.

Publicidade

Por medida de segurança, a área foi evacuada.

Uma pessoa precisou de atendimento no local por inalação de fumaça, sendo liberada em seguida, sem necessidade de encaminhamento a uma unidade de saúde.

Após vistoria completa e a confirmação de que o local estava seguro, o espaço foi liberado para circulação do público por volta das 17h.

SD Karine Miranda | CBMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência