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Agronegócio

Jasmine lança maior campanha da marca para desmistificar a saudabilidade

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Campanha “Um habitinho saudável leva a outro” prevê inspirar jornada saudável de cada consumidor, aproximando-os de um estilo de vida mais equilibrado 0 Marca Jasmine – Divulgação

Jasmine, marca referência em alimentação saudável, acaba de lançar sua maior campanha em mais de 30 anos de história. “Um habitinho saudável leva a outro”, criada pela agência monkey-land, pretende envolver as pessoas e de fato provocar transformações em suas rotinas, de forma a desmistificar a maneira como pensam a saudabilidade. A proposta é incentivar o bem-estar sem rótulos, mostrando que cada pessoa pode ser saudável à sua maneira, sem seguir um padrão.

A busca por saudabilidade cresce mais a cada dia. Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a alimentação nos últimos anos. Em paralelo, levantamento da “World Mental Health Day 2023”, realizado pela Ipsos em 31 países, mostra 73% dos entrevistados acreditam que o bem-estar mental é tão importante quanto o bem-estar físico.

“Após diversos estudos, percebemos que, na prática, a rotina saudável que funciona para um indivíduo pode não ser o melhor caminho para o outro, e tudo bem, não há uma regra. Pensando nisso, buscamos novas formas de reconhecer a saudabilidade em cada jornada. Assim, expandimos nossa compreensão para além dos rótulos impostos pela sociedade, mostrando que existem novos caminhos possíveis, e é desta forma que nasce a nossa campanha”, explica a head de snacks e saudáveis de Jasmine, Ana Laura Guitti Nogueira.

A campanha deslocará o foco do corpo para dar espaço aos alimentos e rotina saudável como um todo, tendo as pessoas como centro. Isso porque, de acordo com a pesquisa “Barreiras para uma Vida Saudável”, parceria da Centrum Vitaminas com o Ibope Conecta, 95% das pessoas estão dispostas a mudar pequenos hábitos em suas rotinas para serem mais saudáveis.

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Proposta da campanha

Estudos mostram que a mente humana leva aproximadamente 21 dias para se adaptar a um novo hábito e interromper o antigo. Sabendo disso, a campanha “Um habitinho saudável leva a outro” provoca o consumidor a adotar um novo hábito saudável durante esse período, estimulando-o a obter mais saúde com a determinação dessas três semanas.

A campanha promoverá quatro programas, cada um baseado em um produto Jasmine: Minha Granola, Minhas Regras; Quem é Você Na Fila Do Pão Sem Glúten; Quem Tem Aveia Tem Tudo; Manda Cookies.

– Programa Minha Granola, Minhas Regras: focado em pessoas que levam o próprio café da tarde para o trabalho, economizando tempo, dinheiro e saúde. #MinhaGranolaMinhasRegras

– Programa Quem é Você Na Fila do Pão Sem Glúten: para aqueles que não ficam sem o pão no café da manhã. Agora, sem glúten e mais saudável. #FilaDoPaoSemGluten

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– Programa Quem Tem Aveia Tem Tudo: para quem já opta por uma comida mais leve e gostosa. #AveiaTodoSantoDia

– Programa Manda Cookies: feito para quem costuma postar foto de comida na internet, com o objetivo de também incentivar outras pessoas a criarem novos habitinhos alimentares. #CookieBiscoito

Para saber o perfil, dentro da plataforma Jasmine, cada consumidor responderá a um questionário. Após o preenchimento, a marca definirá o perfil do respondente e o encaminhará para um nutricionista, que terá sintonia com aquele perfil.

Para as mídias sociais, serão utilizadas as hashtags de cada programa, com conteúdos envolvendo, além do público final, influenciadores e nutricionistas madrinhas, mostrando que dá para ser saudável no corre-corre do dia a dia.

“Mais do que levar produtos saudáveis até as prateleiras, queremos inspirar a construção de um novo estilo de vida com mais saúde e equilíbrio. Entendemos que cada pessoa tem suas necessidades e limites que devem ser respeitados. Para isso, incentivamos pequenas mudanças ao decorrer dos dias. De habitinho em habitinho a transformação acontece, essa é a força motriz que queremos impulsionar nessa nova etapa”, complementa Saulo, sócio da agência Monkey-land.

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Novo habitinho

A proposta inclui uma caminhada com o pet, o simples ato de acordar mais cedo ou mesmo optar pelas escadas ao invés do elevador. Também estão na lista praticar o autocuidado, incluir espaço na sua agenda para atividades de lazer, tirar do papel aquele seu projeto pessoal e prezar por uma rotina alimentar mais leve, a partir de produtos produzidos com ingredientes mais naturais, por exemplo, com a troca da bolacha recheada por um cookie integral.

Com o auxílio da campanha, Jasmine se mostra presente, acompanhando cada etapa da jornada saudável do consumidor, com opções de produtos orgânicos, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar para o público com ou sem restrições alimentares.

As embalagens modernas dos produtos trazem pinceladas coloridas, texturas e ilustrações para facilitar a jornada de compras, e, principalmente, sem a indicação de lupa frontal, que confere à marca produtos livres de alta concentração de sódio, gordura saturada e/ou açúcar adicionado. Além disso, apresenta o clean label ou “rótulo limpo”, com o objetivo de oferecer ao público produtos realmente saudáveis.

Para conhecer o portfólio completo da marca acesse: www.jasminealimentos.com

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Confira o vídeo de lançamento da campanha: https://youtu.be/ITRcJPxszbY

FICHA TÉCNICA:

Estúdio: monkey-land

Direção de Criação: Toni Fernandes e Leonardo Claret

Criação: Toni Fernandes e Leonardo Claret, Rodrigo Cotelessa, Lucas Nakano, Eduarda Germano, Thiago Mussa e Mari Carvalho

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Negócios e Operações: Bruna Dias, Pedro Castilho e Saulo Sanchez

Mídia: André Massuda, Natalia Sugui e Lilian de Lima Quadros

Planejamento: Jaqueline David, Rafael Moura

Conteúdo: Bárbara Florentino

Cliente: Jasmine Alimentos

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Diretor Executivo De Marketing: Fabio Luiz Pires de Melo

Gerente De Marketing Saudáveis: Ana Laura Guitti Nogueira

Gerente Marketing Digital E Midia: Thierry Jim Galves

Coordenador De Marketing Saudáveis: Gustavo Patiri Bueno de Camargo

Analista De Marketing Saudáveis: Raissa Sachelli Cabral e Fernanda de Cillo Alexandre

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Produtora: Sugarcane Filmes

Diretor: Gabriel Duarte

Produtor Executivo: Igor Selingarde

Atendimento Produtora: Paula Barbizan e Bruna Nogueira

Diretora de Arte: Tamara Soriano

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Diretor de Fotografia: Victor Alencar

Diretor de Produção: Arthur Pinheiro

Figurinista: Fernanda Selva

Elenco:

Orgulho da Nutri: Larissa de Morais

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Atleta: Irany Strumiello

Empresária: Diana Klatau

Fastfood: Ricardo Marques

Pós-Produção:

Montador: Igor Selingarde

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Finalizador: Olavo Ribeiro

Motion: Henrique Trendo

Coordenadora de Pós: Marcela Antunes

Color: Cora Post

Colorista: Braion Marçal

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Visual Supervisor: Lucas Bergamini

Coordenação: Ali Ruas e Milena Aory

Atendimento: Milena Aory e Daniele Maximo

Produtora de Áudio: Halley Sound

Produtor musical: David Bessler

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Assistente de produção musical: Giovanni Manzi

Sound Design e Mixagem: Vinicius Magalhães Villani e Vitor Motter

Produção executiva de som: Thereza Helena

Assistente de produção musical: Giovanni Manzi

Sobre a Jasmine Alimentos

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Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

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Jéssica Bordin 

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Epagri incentiva cultivo de mirtilo na Serra Catarinense e fortalece renda de pequenos produtores

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Foto: Epagri

 

A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) reforça ações para diversificação da produção agrícola na Serra Catarinense, estimulando pequenos produtores a investirem no cultivo de mirtilo, fruta saborosa, saudável e economicamente promissora.

Dia de Campo em Palmeira mostra potencial do mirtilo

Na última quarta-feira (24), a Epagri promoveu um Dia de Campo em Palmeira, município com cerca de 2,7 mil habitantes, localizado a 40 km de Lages. Agricultores de diversas cidades participaram do evento, visitando a propriedade Palm Berries, onde Celso Claudino e o genro João Carneiro cultivam aproximadamente três mil pés de mirtilo em uma área de dois hectares.

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Cada planta produz entre cinco e dez quilos de frutas, comercializadas em todo o Brasil. O quilo do mirtilo chega a R$ 60 no varejo e R$ 30 no atacado, sem embalagem. Durante o evento, os produtores compartilharam experiências, esclareceram dúvidas e deram dicas práticas sobre manejo e cultivo.

Cultura rápida e rentável para pequenos produtores

Segundo João Carneiro, o mirtilo oferece retorno financeiro mais rápido em comparação a culturas de longo prazo, como o pinus. “Se o produtor plantar agora uma muda de qualidade, já poderá colher no ano que vem. Nosso projeto inicial prevê dez toneladas por hectare, o que representa cerca de R$ 250 mil por safra”, afirma.

Ele destaca ainda que a produção é prazerosa e de fácil manejo, especialmente em sistemas orgânicos, exigindo cuidados manuais como roçada, mas sem grande complexidade operacional.

Adaptação do mirtilo à Serra Catarinense

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A extensionista rural Maêve Silveira Castelo Branco, da Epagri em São Joaquim, ressalta que o mirtilo se adapta bem ao clima da Serra Catarinense e à convivência com florestas de pinus. “Originalmente, o mirtilo vem da América do Norte, de regiões de sub-bosque, e se desenvolve bem em áreas com ou sem pinus. É uma cultura simples, desde que haja atenção ao solo e à disponibilidade de água. É uma alternativa viável para diversificar a produção, gerar empregos e aumentar a renda local”, explica.

Sucesso da Palm Berries inspira outros produtores

O modelo de sucesso da Palm Berries tem despertado interesse de agricultores em toda a região. Pedro Donizete de Souza, secretário de Agricultura de Lages, destaca que o mirtilo é ideal para pequenos produtores e famílias, com mercado crescente e possibilidade de renda significativa.

Produtores como Ana Claudia Wawrzyniak, de Cerro Negro, percorreram mais de 200 km para participar do Dia de Campo. Atualmente, ela possui 130 pés de mirtilo e pretende expandir sua produção após aplicar os aprendizados adquiridos no evento.

Epagri reforça papel de incentivo à diversificação

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O Dia de Campo em Palmeira evidencia o papel da Epagri em levar conhecimento técnico aos produtores e mostrar alternativas de culturas adaptadas ao clima local. José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, ressalta: “O mirtilo é uma cultura nova, mas com resultados concretos. Nosso objetivo é oportunizar aos produtores a diversificação da produção, baseada no clima da região, promovendo renda e qualidade de vida”.

Fonte: Portal do Agronegócio

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Exportação de Açúcar do Brasil Totaliza 2,9 Milhões de Toneladas em Setembro

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As exportações brasileiras de açúcar e outros melaços registraram receita diária média de US$ 58,069 milhões em setembro de 2025, considerando 20 dias úteis, segundo dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O valor representa uma queda de 31,6% na receita diária em comparação com setembro de 2024, quando o país havia registrado US$ 84,931 milhões por dia.

Volume exportado atinge quase 3 milhões de toneladas

No período, o Brasil exportou 2.915.946 toneladas de açúcar, com receita total de US$ 1,161 bilhão. O preço médio por tonelada ficou em US$ 398,30, indicando uma redução de 13,4% em relação aos US$ 459,70 praticados em agosto de 2024.

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O volume médio diário de exportações em setembro de 2025 chegou a 145,797 mil toneladas, 21,1% menor que as 184,738 mil toneladas embarcadas diariamente no mesmo mês do ano anterior.

Tendência de queda no setor açucareiro

Os dados refletem um cenário de retração nas exportações de açúcar, com impacto tanto no volume embarcado quanto nos preços médios. Analistas apontam que fatores como variações na demanda internacional e flutuações cambiais podem ter influenciado a queda observada em setembro.

Fonte: Portal do Agronegócio

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Celulose brasileira amplia espaço no mercado dos Estados Unidos

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O mercado norte-americano permanece estruturalmente dependente de importações de celulose, que representaram cerca de 11% da demanda total em 2024. Nesse cenário, o Brasil consolidou-se como principal fornecedor de celulose de fibra curta (hardwood), com 82% de participação, impulsionado por custos reduzidos, florestas de eucalipto de rápido crescimento e plantas industriais de grande escala.

Além disso, a produção brasileira de celulose deve continuar crescendo até 2029, com novos projetos já em construção ou em fase de planejamento.

Brasil se fortalece como potência global da celulose

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O Brasil respondeu por mais da metade das exportações globais de celulose de fibra curta em 2024, resultado de fatores como:

*baixos custos de produção;

*ciclos curtos do eucalipto, de cerca de sete anos, apoiados em pesquisa genética avançada;

*investimentos contínuos em fábricas integradas de grande porte.

Entre os projetos de expansão estão:

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*Projeto Sucuriú da Arauco (MS): previsão de 3,5 milhões de toneladas anuais até 2027;

*Projeto Natureza da CMPC (RS): pode adicionar até 2,5 milhões de toneladas até 2029;

*Expansões da Bracell (MS): potencial de mais de 5 milhões de toneladas até 2029.

Diferença de preços favorece a fibra curta brasileira

A diferença de preços entre a celulose de fibra longa (softwood) e a de fibra curta (hardwood) aumentou para até US$ 300 por tonelada no mercado da Costa Leste dos EUA. Esse cenário fortalece a preferência pela celulose de eucalipto brasileira, mais barata e de alto desempenho, especialmente em segmentos como papel tissue e embalagens.

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Mesmo considerando o frete marítimo, os custos da celulose brasileira continuam mais competitivos em comparação aos fornecedores norte-americanos e europeus.

Comércio e câmbio reforçam competitividade do Brasil

Enquanto a celulose europeia enfrenta tarifas de 15% nos EUA, a brasileira está sujeita a 10% — percentual que, aliado ao câmbio favorável e ao frete competitivo, garante vantagem no custo final.

Apesar de setores como madeira processada e móveis enfrentarem tarifas de até 50%, a celulose brasileira permanece entre os produtos mais estratégicos para importadores norte-americanos.

Logística impulsiona participação no mercado

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Outro fator que favorece o Brasil é a logística. O transporte marítimo até a Costa Leste dos EUA não enfrenta gargalos como os canais do Panamá ou de Suez, garantindo prazos mais confiáveis. Além disso:

*há proximidade com grandes fábricas no sudeste dos EUA (Geórgia, Alabama e Carolina do Sul);

*os custos de frete marítimo são competitivos, em torno de US$ 100 a US$ 150 por tonelada;

*portos norte-americanos receberam investimentos bilionários em infraestrutura, ampliando a capacidade de recebimento.

Perspectivas: Brasil deve expandir participação nos EUA

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Com a China reduzindo as importações de celulose devido ao aumento da produção doméstica, os EUA se consolidam como destino estratégico para a fibra brasileira.

Nos próximos cinco anos, a expansão da produção no Brasil deve fortalecer ainda mais essa posição. Além disso, aquisições de ativos nos EUA por empresas brasileiras podem ampliar sinergias, substituindo celulose local de maior custo por produto importado do Brasil.

Segundo análise da RaboResearch, o Brasil está bem-posicionado para se consolidar como líder no fornecimento de celulose ao mercado norte-americano, sustentado por baixos custos, investimentos em capacidade produtiva e logística favorável.

Fonte: Portal do Agronegócio

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Tendência