Conecte-se Conosco

Transporte

Sistema de reconhecimento facial da Sesp prende foragidos da Justiça em Cuiabá

Publicado

em

Christiano Antonucci/Secom-MT

Tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), identificou quatro pessoas foragidas da Justiça em Cuiabá. Essas prisões ocorreram durante jogos esportivos na Arena Pantanal, onde 14 câmeras de segurança monitoram as áreas internas e externas do estádio.

Esse sistema de reconhecimento facial está conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emite um alerta quando um foragido da Justiça passa pelas câmeras de videomonitoramento. A Central de Monitoramento, então, faz uma série de conferências manuais verificando os bancos de dados da Polícia Judiciária Civil e do Banco Nacional de Mandados de Prisão para evitar “falsos positivos”.

Somente após todas verificações, o Ciosp aciona o 10º Batalhão da Polícia Militar, anexo à Arena Pantanal, que faz a abordagem ao foragido da Justiça e o conduz para a Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana explica que a tecnologia está em fase de testes há cerca de três meses, apresentando resultados positivos.

“Iniciamos as tratativas com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil e a empresa FacePass, através de um investimento do Cuiabá Esporte Clube, em novembro de 2023, e há cerca de três meses,

Publicidade

começamos oficialmente a fazer os testes. A Arena Pantanal é um local com grande movimentação de pessoas e já foram quatro foragidos da Justiça presos através desta tecnologia”, conta.

A prisão mais recente resultado do reconhecimento facial, ocorreu na partida de futebol entre o Cuiabá e Vitória, no dia 5 deste mês. Uma jovem de 23 anos, com mandado de prisão decretado pela Comarca de Ponta Porã (MS) por tráfico de drogas, foi identificada pela tecnologia. Após a confirmação do mandado feita pela Central de Monitoramento do Ciosp, policiais militares foram até a arquibancada e efetuaram a prisão da mulher.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destaca que o objetivo é expandir o sistema de reconhecimento facial por meio das câmeras do Vigia Mais MT para todo Mato Grosso, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes.

“O Governo do Estado investe pesado no combate à criminalidade e o programa Vigia Mais MT é um exemplo disso. Serão instaladas 15 mil câmeras, o software e o armazenamento das imagens que somam um investimento de R$ 30 milhões, para criar uma verdadeira muralha digital. A tecnologia é uma grande aliada da força humana e unimos essas duas ferramentas em prol da segurança da população mato-grossense”.

Vigia Mais MT 

Publicidade

O Governo do Estado está equipando os 142 municípios de Mato Grosso com 15 mil câmeras de videomonitoramento com objetivo de fortalecer as ações de segurança e reduzir os índices criminais. Sem nenhum custo, a Sesp concede câmeras de três modelos e cabe ao parceiro (prefeitura ou ente privado) arcar com custos da instalação, internet e manutenção.

A partir da integração com a Segurança Pública, as imagens captadas são compartilhadas, em tempo real, nas telas do Ciosp e em celulares funcionais dos policiais locais e outras pessoas autorizadas.

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Homem é encontrado morto e com sinais de esgorjamento em Guarantã

Publicado

em

foto: Só Notícias/arquivo

O homicídio foi registrado ontem de madrugada, na rua Salvador, no bairro Jardim Vitória, em Guarantã do Norte (233 km de Sinop). A vítima foi identificada como Marlon da Silva Oliveira, de 25 anos.

Só Notícias apurou com uma fonte que o corpo foi localizado em meio à rua. Foram encontrados pedaços de madeira com marcas de sangue, os quais apresentavam compatibilidade com as lesões na cabeça da vítima.

Também foi constatado um corte profundo na região frontal do pescoço da vítima, caracterizando esgorjamento, segundo os investigadores. Também havia sinais de perfuração na região do tórax.

Os policiais informaram ainda que não havia testemunha no momento da chegada da equipe. Foi verificado ainda que duas residências próximas possuem câmeras de monitoramento que podem ter registrado a ação criminosa.

Publicidade

A funerária Pax Memorial informou ao Só Notícias que o velório ocorreu na capela mortuária de Novo Mundo e o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira no município.

Só Notícias/Kelvin Ramirez

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

PRF apreende mais de 200 kg de drogas e prende dois homens na BR-070, em Poxoréu

Publicado

em

Foto: Assessoria PRF

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 200 kg de drogas e prendeu dois homens durante fiscalização no km 242 da BR-070, em Poxoréu (MT), na manhã de domingo (23).  A ação teve início após análises técnicas da PRF indicarem a necessidade de verificação mais aprofundada sobre um caminhão que transitava pela região.

Com base no indicativo técnico, a equipe realizou a abordagem do conjunto veicular, composto por caminhão-trator e dois semirreboques e de um automóvel que circulava à frente, caracterizando veículo de apoio. Após procedimentos de verificação e fundamentação para busca veicular, conforme previsto no Código de Processo Penal, os policiais localizaram um compartimento oculto no caminhão, onde estavam 245 tabletes de entorpecentes, totalizando aproximadamente 209 kg, entre maconha e skunk.

No automóvel, foram encontrados aparelhos telefônicos com registros que indicam comunicação operacional entre os ocupantes dos dois veículos, bem como anfetaminas utilizadas como estimulantes em viagens de longa distância.

Publicidade

Ao todo, foram apreendidos:

  • 150,4 kg de maconha;
  • 58,85 kg de skunk;
  • comprimidos de anfetamina;
  • cinco aparelhos celulares.
Os dois homens foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com os veículos e o material apreendido, para a Polícia Judiciária Civil de Primavera do Leste (MT).

A PRF reforça seu compromisso permanente com o enfrentamento ao crime organizado, a segurança viária e a proteção da sociedade nas rodovias federais brasileiras.

Assessoria PRF/AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Tratorista morre ao cair em fossa durante trabalho em fazenda

Publicado

em

Imagem: TNOnline

 

Um tratorista de 24 anos morreu após cair em uma fossa enquanto trabalhava na Fazenda Rincão, em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã de sexta-feira (21).

De acordo com testemunhas que falaram com a polícia, o trabalhador, identificado como Matheus Felipe Cenovicz, operava um trator e fazia a raspagem de esterco quando perdeu o controle e caiu acidentalmente na fossa, que tem aproximadamente quatro metros de profundidade.

Onça-parda é resgatada após invadir quintal de residência

Publicidade

Equipes da Defesa Civil de Carambeí acionaram a Polícia Militar. O local foi isolado para o esvaziamento da fossa e remoção do trator. Após o trabalho das equipes, o corpo do jovem foi encontrado já sem vida.

A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram na fazenda para realizar a perícia. O corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Com TNOnline

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência