Conecte-se Conosco

Transporte

Médico e irmão mortos em acidente em Mato Grosso serão trasladados para Santa Catarina

Publicado

em

foto: Cáceres Notícias

 

A Funerária Pax Silva informou, há pouco, ao Só Noticias, que o médico Valmor Artur Patricio Junior, 54 anos, e seu irmão Edson Teixeira Patricio, 64 anos, falecidos ontem, em acidente na BR-174, próximo a Cáceres, serão trasladados hoje para Florianópolis (SC). A necropsia foi feita pelo IML em Cáceres e os corpos liberados ontem à noite.

Os dois faleceram no local na colisão frontal envolvendo dois carros Toyota Yaris branco e cinza. Os irmãos viajavam em um veículo que, com impacto, saiu da pista. Uma mulher, que dirigia no outro carro ficou ferida, e socorrida no hospital regional, e estaria fora de perigo. As causas são apuradas pela Politec.

Eles estariam viajando com destino a Rondônia quando houve o acidente. Valmor era ortopedista em Porto Velho.

Publicidade

Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Rotam completa 24 anos de criação e entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial em homenagem à data

Publicado

em

PMMT

 

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso, completou 24 anos de criação e homenageou a data com a entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial para civis e militares, na noite desta segunda-feira (30.6), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A honraria é uma forma de agraciar aos importantes serviços prestados à unidade e à Segurança Pública no Estado.

Com abrangência de atuação nos 142 municípios de Mato Grosso, a Rotam tem por missão atuar em ocorrências de maior potencial ofensivo, que ocorram em áreas consideradas críticas, regiões de difícil acesso ou que necessitem de meios logísticos, treinamentos específicos e pessoal especializado para solucionar demandas que extrapolam circunstâncias ordinárias da Ordem Social.

O comandante da Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, relembrou que o primeiro patrulhamento tático em Mato Grosso ocorreu em 1972, com características e filosofia semelhantes às da ROTA de São Paulo na época. Com o passar do tempo, as unidades estaduais evoluíram até o surgimento da Rotam, subordinada ao Comando Especializado da Polícia Militar (CPE-MT).

Publicidade

A Rotam oferece cursos de capacitação e especialização para policiais militares não somente de Mato Grosso, como também de diversos Estados em todo o país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbio Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações.

“Nestes 24 anos de história, foram 27 cursos de capacitação no período de 45 dias, nove cursos de operações com mais de 90 dias de duração e uma infinidade de módulos de capacitação e especialização, desenvolvidos para garantir os direitos constitucionais de todos aqueles que necessitam de sua intervenção. Ao longo desses anos, a Rotam tem acumulado uma história de sucesso, marcada por inúmeras intervenções bem-sucedidas, detenções de criminosos de alta periculosidade e ações que têm sido decisivas na redução dos índices de criminalidade no Estado”, declarou o tenente-coronel Costa Gomes.

O comandante da unidade também destacou o papel social da Rotam na vida de muitas crianças e jovens por meio dos projetos Jiu-Jitsu Rotam e a Escolinha de Futebol Rotam, cada uma com quase 300 inscrições.

“São projetos voltados para crianças e adolescentes, com objetivo de se afastarem da criminalidade e ociosidade, além de conhecerem os valores e princípios da Polícia Militar, com atletas já consagrados no meio esportivo”, enfatizou o tenente-coronel Costa Gomes.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, parabenizou os policiais militares da unidade e enalteceu o trabalho da Polícia Militar de garantir e preservar a ordem pública em Mato Grosso.

Publicidade

“Essa homenagem não é apenas um símbolo, mas representa para cada um a sólida parceria entre os Poderes e a nobre missão da Polícia Militar. Sem segurança não há Justiça efetiva e sem Justiça não há segurança legítima. Atuação da Rotam, com expertise e alto grau de preparação, reafirma diariamente o compromisso com à Segurança Pública, a ordem e a vida da população mato-grossense”, declarou o presidente do TJ, José Zuquim.

O deputado estadual Elizeu Nascimento, da reserva remunerada da PM, se emocionou ao relembrar os 14 anos prestados à Rotam de Mato Grosso. “É com muita honra poder ser um dos agraciados nesta noite. Foram 14 anos servindo à Rotam do nosso Estado, sendo um dos primeiros militares a participar do curso de capacitação. Essa medalha representa um marco na história da unidade especializada. Cada um dos agraciados carrega no peito um pouco da história da Rotam com muito orgulho”, discursou o parlamentar.

Entre os homenageados estão o desembargador Mário Roberto Konor, juiz de Direito, Emerson Luiz Cajango, delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato. Já as autoridades militares são o coronel PM Ottoni César Castro Soares, tenente-coronel Patrícia Marina Silva Santos, major Márcio Éreni Castro Soares, capitão Thiago Ribeiro Melo, sub-tenente Humberto Lazari, entre outros.

Wellyngton Souza | PMMT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil de Mato Grosso apreende namorada de menor que matou os pais no RJ

Publicado

em

Polícia Civil – MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa e em apoio à investigação da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna (RJ), apreendeu, na noite desta segunda-feira (30.6), a namorada do adolescente, de 14 anos, que matou os pais e o irmão, no dia 21 de junho, em Itaperuna, no Rio de Janeiro.

Anteriormente, foi realizada a escuta especial da adolescente, de 15 anos, e o notebook dela foi apreendido. O casal se conheceu em jogos online e conversa há seis anos. Segundo o delegado Matheus Soares Augusto, titular da Delegacia de Água Boa, após a análise do diálogo dos menores, a menor foi apreendida.

“Durante a apuração, o que se constatou é que a motivação era só uma: o desejo do adolescente de vir e ficar junto com ela. Essa foi a razão pela qual ele matou toda a família, pois, dias antes, a mãe tinha negado que ele viesse do Rio de Janeiro para Mato Grosso”, disse o delegado.

As análises das mensagens apontaram, ainda, que o adolescente tinha total desprezo pelos pais, já expressava anteriormente a vontade de matá-los, especialmente o pai, e que a negativa para vir para Mato Grosso foi apenas o motivo que ele esperava. Além disso, todo o crime foi comunicado em tempo real à namorada.

“A menor participou ativamente incentivando o adolescente a cometer os crimes. Após matar o pai, ele enviou um áudio para ela: ‘matei meu pai’, e ela respondeu: ‘atira nela agora’, se referindo à mãe dele”, contou o delegado Matheus Soares.

Publicidade

Após o crime, os dois continuaram trocando juras de amor e fazendo brincadeiras por mensagens. E a adolescente disse estar orgulhosa de que o namorado tenha feito isso “só para ficar com ela”, chegando a brincar falando: “Nunca pensei que alguém faria isso por mim”. Eles também discutiram várias formas de se desfazer dos corpos.

O delegado afirmou, ainda, que os diálogos entre o casal apontaram que os dois tinham intenção de matar a mãe da adolescente em Mato Grosso, caso ele conseguisse vir conhecê-la.

Ao ser comunicada sobre a possível participação da filha, a mãe da adolescente de Mato Grosso não acreditou na Polícia Civil, afirmando que ela é uma menina exemplar, que só tira notas boas na escola e a acompanha em tudo.

A adolescente está na Delegacia de Água Boa, à disposição da Justiça.

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Publicado

em

Crédito – Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) deflagrou uma operação de combate à extração mineral ilegal nos municípios de Paranaíta e Carlinda. A ação foi realizada por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE-PJC), e resultou na apreensão de máquinas e na aplicação de aproximadamente R$400 mil em multas.

A fiscalização, realizada do dia 24 ao 27 de junho, atendeu às denúncias formalizadas na ouvidoria setorial da Sema e os alertas de degradação ambiental. Cinco alvos foram vistoriados. Em todos, foram constatadas atividades ilegais de extração mineral aurífera, sem qualquer tipo de licença ou autorização ambiental.

Foram apreendidos quatro motores estacionários acoplados a bombas d’água (dragas), uma escavadeira hidráulica e 2.500 litros de óleo diesel. Os equipamentos, motores e escavadeira, foram entregues ao município de Paranaíta, que ficou responsável por sua guarda na condição de fiel depositário. Já o combustível foi doado à Secretaria Municipal de Obras, para uso em serviços públicos.

Além da ausência de licenciamento ambiental, as áreas fiscalizadas atingiram cursos d’água e Áreas de Preservação Permanente, causando degradação ambiental. Os empreendimentos foram embargados e autuados.

Operação Amazônia

Publicidade

A operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.

Desde 2020, o Estado investiu R$441 milhões em ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, sendo que somente em 2025, o montante foi de R$125 milhões  no combate ao desmatamento e incêndios florestais, o que permitiu dar celeridade no tempo de respostas e aumentar o número de autuações, embargos e bens apreendidos por infrações ambientais.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Publicidade

*Texto com supervisão de Renata Prata

Juliana Sanders* | Sema-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência