Transporte
PF apreende aeronaves, imóveis e carros de luxo de grupo que usava MT como ‘ponte’ para levar cocaína à Europa

Reprodução/HNT
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), nos estados de Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, a Operação Catrapo II. Durante cumprimento da segunda fase da investigação de combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro, em que foram identificados bens patrimoniais da ordem de R$ 100 milhões (aeronaves, imóveis e veículos de luxo), utilizados para ocultação patrimonial.
Ação tem por objetivo aprofundar a descapitalização patrimonial e efetuar novas prisões de membros de organização criminosa responsável pela aquisição e tráfico para a Europa de grandes quantidades de cocaína oriunda da Bolívia e do Peru, tendo o estado de Mato Grosso como entreposto de abastecimento.
Ao todo estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas, além de dois mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, este a ser cumprido na Bélgica. Todas as medidas foram expedidas pelo Juízo da 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
No decorrer da primeira fase da Operação Catrapo, deflagrada em 6/7/2022, foram indiciados 16 criminosos por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. Além disso, houve o sequestro e a apreensão de aproximadamente R$ 50 milhões e a interceptação de 2,1 toneladas de cocaína.
Durante as investigações, a organização mostrou-se altamente estruturada, com capacidade para gerir grandes somas de dinheiro e absorver perdas significativas em decorrência das apreensões de drogas, aeronaves e outros bens, ocorridas desde o início das apurações policiais.
Destaque-se que a cooperação internacional se mostrou como instrumento fundamental para a eficiência da investigação, possibilitando a realização de diligências no exterior, além do cumprimento de medidas cautelares.
HNT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende mulher em flagrante por tentativa de homicídio contra casal

Policiais militares do 25º Batalhão prenderam em flagrante uma suspeita, de 48 anos, por tentativa de homicídio contra um homem e uma mulher, no final da tarde desta terça-feira (29.7), em Várzea Grande. Na ação, a PM apreendeu um revólver de calibre .38 com munições deflagradas.
A equipe militar foi acionada via Ciosp para verificar uma situação de tentativa de homicídio em uma residência, no bairro Flor do Ypê, onde moradores afirmaram terem escutado disparos de arma de fogo.
No local, os policiais encontraram a suspeita e um homem discutindo, na frente da casa. Em depoimento aos policiais, o homem relatou que estava na casa com a segunda vítima, no momento em que a mulher chegou ao local, em um veículo de transporte por aplicativo, e sacou um revólver da bolsa, efetuando cinco disparos na direção do casal.
Ainda em relato, foi constatado que um dos tiros havia atingido a vitima mulher na região do abdômen. Em seguida, o homem conseguiu desarmar a suspeita e jogou a arma em cima de um armário.
O objeto foi apreendido no local indicado pelo homem. Os policiais checaram a arma e verificaram que o revólver estava com numeração raspada. Ainda no local, a PM recolheu as cinco munições deflagradas usadas pela suspeita.
Para os policiais, a suspeita afirmou que a arma seria de propriedade do homem. Ela recebeu voz de prisão, sendo encaminhada para a Central de Flagrantes para registro da ocorrência e demais providências.
Já a vítima atingida pelo tiro foi socorrida e levada para o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande para atendimento médico.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende três faccionados por execução de mulher em Cáceres

PMMT
A Polícia Militar prendeu, na tarde desta terça-feira (29.7), dois homens e uma mulher suspeitos pelo homicídio de Natalina da Silva Mendes, de 46 anos, em Cáceres. Com os suspeitos, identificados como membros de uma facção criminosa, foram encontrados um revólver calibre 38, 50 munições e três porções de drogas.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe policial recebeu uma denúncia de que membros de uma facção criminosa estavam reunidos, em uma residência no bairro Vila Irene, planejando um homicídio contra integrantes de facções rivais.
Imediatamente, os policiais iniciaram diligências na região e, ao se aproximarem do local, escutaram sons de disparos de arma de fogo e flagraram dois homens fugindo em uma motocicleta a alta velocidade. No mesmo instante, um adolescente surgiu em desespero, afirmando que a dupla havia atirado contra sua mãe.
Os militares seguiram em buscas pelos suspeitos, que, ao avistarem a viatura, atiraram contra os policiais, que revidaram a ação e solicitaram apoio de outras equipes para conter a fuga dos criminosos.
Após perseguição, os suspeitos foram detidos. Com eles, foi apreendido um revólver calibre 38, contendo seis munições. Para a PM, os faccionados confirmaram que a residência do bairro Vila Irene era usada como ponto de encontro da facção criminosa e que havia outros materiais ilícitos no local.
Os policiais se deslocaram até o endereço indicado e encontraram uma mulher, que confirmou o relato dos suspeitos. No local, foram apreendidas mais 44 munições calibre 38, além de uma porção de maconha e duas porções de cocaína.
De volta ao local do homicídio, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o endereço e confirmou o óbito de Natalina. Os militares também socorreram o adolescente, que havia sido atingido por um disparo e que foi encaminhado para o Hospital Municipal. Ele permanece sob cuidados médicos.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados à delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Assessoria | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Mais de 20 quilos de pescado irregular são apreendidos pelo Batalhão Ambiental

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam 20,750 quilos de pescado irregular, nesta terça-feira (29.7), no município de Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá) e prenderam um homem por crime ambiental.
Durante o policiamento tático e ostensivo na Operação Tolerância Zero, os policiais militares realizaram abordagem de um veículo suspeito nas proximidades da comunidade Barra do Aricá. Na vistoria, os policiais constataram o transporte de pescado sem a documentação exigida por lei, como a carteira de pescador profissional e guia de transporte.
Foram apreendidos 20,750 kg de pescado, contendo exemplares de pacu-peva, barbado e piau-três-pintas, sendo parte significativa fora das medidas mínimas permitidas pela legislação vigente.
O condutor do veículo relatou ter recebido os peixes de familiares ribeirinhos, alegando estar apenas realizando o transporte. O suspeito e o pescado apreendido foram encaminhados à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
Aplicativo gratuito ajuda produtores a reduzir defensivos em lavouras na Bahia
-
Pecuária6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Julho acumula quedas nos preços do boi para abate
-
Mato Grosso6 dias atrás
Estado reage à Moratória da Soja
-
Agronegócio5 dias atrás
Ibraoliva forma grupo técnico para conectar pesquisa e prática no campo da olivicultura
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados envolvidos em tráfico e tentativa de homicídio em Lucas do Rio Verde
-
Mato Grosso6 dias atrás
Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027
-
Agronegócio6 dias atrás
Santa Catarina lidera exportações e prevê safra recorde de banana em 2025