Conecte-se Conosco

Transporte

“Greve do Ibama causa colapso financeiro em empresas de exportação de madeira”, afirmam Fiemt e FNBF

Publicado

em

Em meio à crise causada pela greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que iniciou em 1º de julho, empresas de todo o Brasil enfrentam um colapso financeiro devido à paralisação na emissão de licenças para exportação.

Para Frank Almeida, presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Fiemt e presidente do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), a situação é muito grave e a cada dia que passa o prejuízo é maior.

“Estamos trabalhando para tentar amenizar os efeitos da greve, que tem sua legitimidade. Mas, ao mesmo tempo, tem gerado prejuízos sem precedentes em empresas não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil”, afirmou Frank.

Em Mato Grosso, mais de 2 mil m³ de madeira legal e rastreável, oriundos de manejo florestal, estão impedidas de serem exportadas pela falta de emissão da Licença, Permissão, Certificado e Outros Documentos (LPCO) pelo Ibama. Além disso, essa paralisação tem provocado acúmulo de mercadorias nos portos brasileiros.

“Em Belém (PA), pelo menos 500 contêineres de madeira estão parados no porto. Já em Paranaguá (PR), nós temos algo próximo de 300 contêineres. Fora os contêineres de Rondônia, Acre, Amazonas. Só no estado de Mato Grosso, nós temos mais de 2 mil metros cúbicos de madeira de exportação que estão parados nas empresas sem poder ter feito seu faturamento”, ressaltou o presidente da Fiemt.

Publicidade

Diante desse cenário, a Fiemt e o FNBF têm buscado diálogo com diversos órgãos do Governo Federal. “Estamos procurando a várias mãos, procuramos o Ministério do Ambiente, o Ibama, para que a possamos ter um tratamento diferenciado para isso. O governo precisa ser sensível à pauta, sentar-se com o servidor, escutar, negociar uma proposta e voltar à normalidade”, enfatizou o industrial.

O impacto da greve transcende o setor de base florestal, afetando também armazéns e outros setores. “Não só o setor de base florestal está sendo afetado, os armazéns estão cheios, não conseguem mais receber mercadorias de diversos outros setores, e o colapso que ora está no porto vem subindo e hoje já atingiu as empresas mato-grossenses, paraenses, ou seja, toda a cadeia de exportação brasileira”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica

Publicado

em

Polícia Civil – MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá), apreendeu, nesse domingo (20.4), grande quantidade de droga, entre cocaína, ecstasy e crack, prontas para serem vendidas, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Bairro Bela Vista, em Vila Rica.

A equipe da Delegacia de Vila Rica foi à casa para cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar e de acesso e extração dos dados de aparelhos celulares eventualmente apreendidos em razão de investigações relacionadas ao crime de receptação.

Quando já estavam no local, após informarem sobre a ordem judicial, os policiais ouviram som de correria e de aparelhos celulares sendo danificados. Diante da suspeita de destruição de provas, eles arrombaram a porta e entraram na casa, onde encontraram o suspeito de 22 anos e a adolescente de 17, sua companheira.

Foram localizados e apreendidos cinco aparelhos celulares, sendo que três deles tinham sinais de tentativas de destruição. Também foi localizada grande quantidade de ecstasy, sete pacotes cheios, já embalados para comercialização, totalizando 476,6 gramas, 45 papelotes de cocaína, prontos para venda, duas porções de crack e duas cartas manuscritas com menção a uma facção criminosa.

Além disso, foram apreendidos ainda uma máquina de cartão, duas garrafas de whisky e pacotes de papelotes para embalar drogas.

Publicidade

O casal foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado como tráfico ilícito de drogas, promover ou constituir organização criminosa, corromper ou facilitar a corrupção de menores, associação para tráfico ilícito de drogas e  fraude processual.

Karina Cabral | Polícia Civil – MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Publicado

em

PMMT

 

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em Nova Mutum. O suspeito foi preso em flagrante, no local do crime, após denúncia da vítima, de 40 anos.

Durante patrulhamento pela cidade, por volta de 18h15, a equipe da Cavalaria recebeu informações via rádio sobre uma possível ocorrência de feminicídio, em uma residência do bairro Bela Vista.

Os militares foram ao endereço informado e encontraram um homem, que apresentava muito nervosismo. Ele foi abordado e revistado, e nada de ilícito foi encontrado.

Publicidade

Neste momento, uma mulher deixou o interior da casa chorando em desespero. Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que foi agredida com socos e chutes e que o suspeito também tentou lhe enforcar. A mulher relatou temer pela sua vida, pois não era a primeira vez em que havia sido vítima de agressões e ameaçada de morte.

Diante da situação, o suspeito foi detido e conduzido para a delegacia de Nova Mutum para registro da ocorrência e encaminhado para a Polícia Judiciária Civil para as demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Hallef Oliveira | PMMT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil em Tangará da Serra alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo

Publicado

em

PJC

 

De janeiro até a primeira quinzena deste mês, a Polícia Civil em Tangará da Serra, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), atingiu praticamente o índice de 100% de resolutividade dos casos de roubos registrados na cidade nesse período.

Dessas ocorrências registradas, resultaram em 17 procedimentos instaurados em que foram possíveis identificar e prender os suspeitos envolvidos, por meio de dez inquéritos policiais (IP), cinco atos infracionais (AI), dois autos de infração preliminar (AIP), apenas um IP ainda não foi concluso.

Para a delegada regional de Tangará da Serra, Alessadrah Marquez Alecrim, esse índice demonstra o comprometimento da equipe em bem servir à sociedade. “Esse resultado é graças ao excelente trabalho da equipe da Derf Tangará, que não mediu esforços para elucidar os roubos, prestando, como sempre, um trabalho de excelência”, disse.

Publicidade

A delegada salienta ainda que tais elucidações desses crimes foi possível por meio de grandes operações realizadas pela Regional, dentre elas: Operação Guardião, em que foi preso o suspeito de assalto a um idoso em menos de 24 horas. Operação Protetor, em que foi possível solucionar um caso chocante de violência contra um idoso no bairro Jardim Tangará II, em Tangará da Serra. Essa ação foi conduzida pela Derf Tagará da Serra, com apoio da Delegacia Especializada de Adolescentes (DEA) de Cáceres, pois a ação teria sido praticada por dois menores, que chegaram a manter a vítima em cárcere privado, com o braços e pernas amarrados dentro de um quarto, no interior da residência alvo da ação. Na ocasião, foram levados diversos pertences, dentre eles bolsas, celulares, além de conseguirem efetivar uma transação bancária no valor de quase R$ 50 mil.

Também houve a Operação Gold Strike, em que a Derf agiu rapidamente, identificando os envolvidos no roubo ocorrido na madrugada do dia 31 de março, no bairro Jardim Monte Líbano. Durante a operação, que ocorreu no mesmo dia, três adolescentes foram apreendidos por participação no crime, objetos recuperados e drogas apreendidas.

A delegada reforça que os trabalhos investigativos seguem o compromisso da Polícia Civil no combate à criminalidade, com o propósito de bem servir à sociedade.

Dana Campos | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência