Transporte
Polícia Civil de MT cumpre mandado em operação nacional contra pirataria digital

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia Regional de Cáceres, participa, nesta quinta-feira (19.09.), da 7ª fase da Operação 404, deflagrada com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual por meio da internet, violando direitos dos autores.
Os investigados são suspeitos de disponibilizar conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas. As perdas para o setor cultural e criativo são significativas, mas os danos vão além do impacto econômico.
A ação faz parte de uma mobilização nacional da Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
Em Mato Grosso, a operação teve um alvo de mandado de busca e apreensão e de suspensão de site, cumpridos na cidade de Cáceres.
Nesta sétima fase da operação, foram 30 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão cumpridos em todo o país, resultando na apreensão de computadores, servidores e dispositivos de armazenamento. Além disso, conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos, com o bloqueio e suspensão de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal, a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais.
Combate à pirataria digital
Um exemplo recente, a Operação Redirect, coordenada pelo Ciberlab, destacou o risco à segurança dos consumidores que utilizam serviços piratas. Durante a operação, foram identificados sites de pirataria que, além de distribuírem conteúdo sem autorização, infectavam os dispositivos dos usuários com malwares e vírus, deixando-os expostos a práticas de roubo de dados, como phishing e outras formas de ataque cibernético.
Esses sites registraram mais de 12 milhões de visitas no último ano, expondo uma grande quantidade de consumidores a riscos de segurança digital. Isso evidencia que o uso de plataformas ilegais não só prejudica os detentores de direitos autorais, mas também coloca em risco as informações pessoais e financeiras dos usuários.
Instituições envolvidas
Além do Brasil, por meio das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos, a sétima fase da “Operação 404” conta, ainda, com a participação dos órgãos brasileiros de aplicação da lei e associações de proteção à propriedade intelectual e de outros países, como Argentina, Paraguai, Peru, Reino Unido e União Europeia: UFEIC – Unidad Fiscal Especializada en Investigación de Ciberdelitos (Argentina), City of London Police – Police Intellectual Property Crime Unit (Reino Unido); DOJ – Departamento de Justiça e Departamento de Comércio (EUA); INDECOPI – Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual (Peru); IPO – Intellectual Porperty Office (Reino Unido); Premier League; ACE – Alliance for Creativity and Entertainment; ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura; ALIANZA – Aliança Contra a Pirataria de Televisão Paga – América Latina; CNCP – Conselho Nacional de Combate à Pirataria; APDIF – Associação Protetora dos Direitos Intelectuais e Fonográficos; MPA – Motion Picture Association (América Latina); IFPI – Representing the Recording Industry Worldwide; ESA – Entertainment Software Association; IP Key LA, implementado pela EUIPO (European Union Intellectual Property Office); DINAPI – Dirección Nacional de Propiedad Intelectual (Paraguai); Unidad Especializada en Hechos Punibles Contra la Propiedad Intelectual (Paraguai).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Judiciárias reforçam o compromisso de combater a pirataria, protegendo tanto os direitos autorais quanto a segurança dos usuários. A população pode colaborar com as investigações, denunciando atividades criminosas em qualquer delegacia de polícia.
Legislação
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais.
Operação 404
O nome da operação faz referência ao código de erro exibido na internet quando um site não pode ser encontrado ou está indisponível, um símbolo apropriado para a luta contra a pirataria digital.
Transporte
Polícia Militar prende homem suspeito de matar o próprio filho de 2 anos em Sorriso

PMMT
Policiais militares do 12º Batalhão prenderam em flagrante, na noite desta sexta-feira (2.1), um homem de 21 anos, suspeito de matar o próprio filho de 2, em Sorriso (a 396 km de Cuiabá).
As equipes foram acionadas para atendimento de uma suposta tentativa de suicídio em uma residência no município. No local, o suspeito havia atentado contra a própria vida por, supostamente, não aceitar término de relacionamento com a mãe da vítima. Já a criança estava deitada sobre a cama. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para unidades de saúde.
A criança, identificada como Davi Lucca, foi levada em estado grave ao Hospital Regional de Sorriso. Após tentativas de reanimação, ela teve o óbito confirmado. Com o suspeito, que foi resgatado com vida, foi localizada uma carta manuscrita com indícios de despedida.
Durante o atendimento hospitalar, a mãe da criança compareceu ao local e relatou aos policiais que estava separada do suspeito há cerca de duas semanas e que havia iniciado, recentemente, um novo relacionamento.
A partir de então, o suspeito passou a enviar diversas mensagens demonstrando irritação contra a mãe da criança. Ela informou, ainda, que questionou o suspeito por diversas vezes sobre o filho, sendo informada apenas que ele seria entregue no domingo.
Questionado sobre o fato, o suspeito apresentou falas desconexas. Após atendimento médico, ele foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência. A causa da morte da criança será investigada pela Polícia Civil.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Integração entre bombeiros e Samu reduz em cerca de 10 minutos o tempo de resposta a emergências

CBMMT – Foto por: CBMMT
A integração entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ampliou o atendimento pré-hospitalar na Baixada Cuiabana e reduziu em cerca de 10 minutos o tempo de resposta às ocorrências de emergência na região. Com essa redução, as chances de salvar vidas aumentam significativamente.
O serviço integrado teve início em julho, com a instalação da Central de Regulação de Urgência do Samu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Desde então, o CBMMT e o Samu passaram a atuar de maneira coordenada em ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães, além da regulação de diversos municípios do Estado. Os números 193 e 192 foram preservados na integração.
Segundo o diretor de Saúde do CBMMT, coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, a integração reduziu o tempo médio de resposta às ocorrências, aumentando a eficiência do atendimento e contribuindo diretamente para salvar vidas.
“Diante do desafio apresentado pelo governador, encontramos uma situação complexa. Mas foram feitas muitas melhorias e, hoje, conseguimos reduzir o tempo de resposta em 10 minutos em relação ao período anterior. Pode parecer pouco, mas para quem está ferido, com uma hemorragia, cada minuto é decisivo”, afirmou o coronel.
Para alcançar esse resultado, foram implementadas mudanças estruturais e operacionais, como a inclusão de bombeiros temporários da área da saúde, além da capacitação e do aprimoramento desses profissionais em cursos de atendimento pré-hospitalar, motorrresgate e intervenção rápida.
Outro benefício foi a ampliação da cobertura do serviço. Agora, tanto os bombeiros quanto os profissionais do Samu respondem ao socorro de vítimas em vias públicas ou em domicílios, garantindo uma atuação técnica e eficaz em situações de risco à vida.
Além disso, a entrega de nove motocicletas de resgate pelo Governo do Estado ao CBMMT proporcionou maior agilidade no atendimento, especialmente em locais de difícil acesso ou em áreas com grande fluxo urbano, onde as viaturas enfrentam maior dificuldade de deslocamento.
A integração também aprimorou a regulação das chamadas e otimizou o uso dos recursos públicos, com a implementação de um sistema de rádio digital para despacho de viaturas, permitindo maior coordenação entre os órgãos de emergência.
“A iniciativa reforça a importância da atuação integrada entre órgãos de emergência e mostra como investimentos em gestão, pessoal e cooperação institucional refletem diretamente na qualidade do serviço prestado à população da Baixada Cuiabana”, afirmou o coronel Jean.
Além da Baixada Cuiabana, o Corpo de Bombeiros Militar atua em parceria com o Samu em outros 11 municípios, incluindo Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde. Nesses locais, o Samu está instalado dentro das unidades do Corpo de Bombeiros Militar, fortalecendo a atuação integrada.
SD Karine Miranda | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende autor de furtos em série em comércios e clínicas em Cuiabá

PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta sexta-feira (2.1), um criminoso apontado como autor de uma série de furtos qualificados em estabelecimentos comerciais, escritórios e clínicas na região central de Cuiabá.
O suspeito teve o mandado de prisão preventiva decretado pelo Juízo de Garantias de Cuiabá, após as investigações conduzidas pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da capital identificarem a reiteração criminosa do investigado.
Com o mandado decretado pela Justiça, os policiais da Derf realizaram diversas diligências, inclusive em pontos de intensa circulação de usuários de entorpecentes, conseguindo efetuar a prisão do criminoso.
Para a apuração dos fatos, foram instaurados três inquéritos policiais que levaram à identificação do suspeito, que vinha praticando sucessivos arrombamentos e furtos no centro de Cuiabá, sempre durante o período noturno, com invasões pelo telhado, janelas ou portas, causando expressivos prejuízos patrimoniais às vítimas.
A primeira ação foi registrada em outubro de 2025, quando um estabelecimento comercial foi invadido após o rompimento do telhado, ocasião em que o autor subtraiu notebooks, aparelhos celulares e dinheiro em espécie, sendo toda a ação registrada por câmeras de monitoramento interno.
Em dezembro de 2025, o suspeito também foi responsável pelo furto em outro comércio, após danificar o telhado e inutilizar câmeras de segurança, subtraindo materiais elétricos, além de causar prejuízos estruturais relevantes ao imóvel. Em outro crime, ocorrido no mesmo mês, uma clínica da área da saúde foi alvo de invasão, com arrombamento de portas e janelas, danos a móveis e subtração de equipamentos profissionais e aparelhos telefônicos, tendo o autor ainda acessado salas vizinhas ocupadas por outros profissionais.
Após a captura, o investigado foi conduzido à Derf de Cuiabá e apresentado ao delegado responsável pelas investigações, Hugo Abdon de Araújo Lima, para as providências legais cabíveis e posterior encaminhamento ao sistema prisional, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.
“A prisão preventiva foi fundamental para cessar a prática reiterada de crimes patrimoniais na região central da capital, reafirmando o compromisso institucional com a investigação qualificada e a proteção do patrimônio e da segurança da sociedade”, disse o delegado.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásSafra de soja em 2026 vai crescer 1,6% e produtividade deve baixar 8%, prevê IMEA
-

Mato Grosso5 dias atrásMT fecha ano com 31 milhões de bovinos; Sorriso, Lucas e Mutum entre os mais com aves e suínos
-

Mato Grosso5 dias atrásMinistério confirma caso de gripe aviária em Mato Grosso; Indea abate de aves e anuncia outras medidas
-

Notícias4 dias atrásIncentivos fiscais colocam Moratória da Soja em risco em Mato Grosso
-

Notícias4 dias atrásAno é marcado por maior produção de leite e por preço em queda
-

Agronegócio4 dias atrásProdução de milho em Mato Grosso deve cair 8% na safra 2025/26, aponta Imea
-

Mato Grosso5 dias atrásPrefeitura institui Plano Municipal de Apoio à Agricultura Familiar até 2040
-

Agronegócio4 dias atrásQueijos puxam alta de preços no Brasil enquanto leite e arroz recuam






































