Mato Grosso
Na China, Aprosoja Mato Grosso estreita relacionamento para estabelecer novas parcerias de pesquisas
Assessoria
Nesta quarta-feira (30.10), terceiro dia da Missão China, a delegação da Aprosoja Mato Grosso intensificou seus esforços para estabelecer parcerias e intercâmbio de informações. Durante os encontros, as instituições dialogaram para realização de pesquisa conjunta sobre as particularidades dos solos e as diferenças climáticas que impactam na produtividade agrícola em Mato Grosso.
A primeira agenda ocorreu no Escritório de Assuntos Exteriores e no Departamento de Agricultura e Assuntos Rurais de Harbin, principal centro de produção e armazenamento de grãos da China, onde a delegação foi recebida por Kai Li, do Departamento de Relações Exteriores, e Li Zhijia, vice-diretor do Departamento de Agricultura.
Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT, apresentou qual a função da entidade, as práticas sustentáveis utilizadas nos sistemas de produção, os principais projetos da instituição e a dificuldade de armazenamento dos grãos no país. Além disso, destacou o papel dos Centros de Tecnologias do Conhecimento do Agronegócio (CTECNOs) da entidade, convidando as autoridades chinesas para conhecê-los e ver de perto a qualidade e a sustentabilidade do grão que eles importam.
Outro ponto da reunião tratou sobre a abertura para intercâmbio direto de informações entre Harbin e Mato Grosso em torno dos dados das produções de ambas as localidades, considerando que hoje a fonte de informações é o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
“Temos curiosidades em saber mais sobre a diferença de clima entre Brasil e China para entender como isso afeta a produtividade dos grãos. Queremos realizar parcerias para pesquisas e intercâmbio de informações com os produtores mato-grossenses sobre essa temática, além dos solos”, pontua Li Zhijia.
Em seguida, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações da Jiusan Group, uma das maiores empresas de processamento de soja da China. “O Brasil tem sido um grande fornecedor de soja, responsável por cerca de 70% da nossa soja importada, visto que eles estão aumentando a capacidade. Sem contar que o teor de proteína é mais elevado e isso é importante para o processamento e extração óleo”, disse Liu Yueshu.
Durante a apresentação, a Aprosoja MT teve acesso aos números da importação proveniente do Brasil. Shufeng apontou que das seis fábricas de processamento de soja, a maior parte é importada e a comercialização dos subprodutos ocorre no mercado doméstico. “Acho muito importante entender as práticas de produção sustentáveis e econômicas do Brasil, isso nos dá mais segurança no momento da importação da soja”, disse Ge Shufeng.
A terceira agenda do dia foi uma visita à Yihai Kerry Arawana Holdings Co, uma empresa de processamento de milho, soja, trigo e amendoim. Fernando Ferri, vice-presidente sul da Aprosoja MT, se orgulha ao ver que a soja que abastece a Yihai também é brasileira. “É soja que sai das nossas fazendas lá de Mato Grosso e que chegam como produto final na mesa do consumidor chinês, no maior mercado consumidor do mundo”, ressalta.
O diretor-financeiro da Aprosoja MT, Nathan Belusso, também destacou a importância de realizar alianças estratégicas para fortalecer o mercado mato-grossense. “Hoje, estamos em uma das principais províncias, considerada como o celeiro da China, importante na produção de soja, milho, arroz, e onde se concentra muitas indústrias de soja que tem nos agradecido pelo intercâmbio, considerando que hoje são muito carentes da participação de entidades”, afirma.
Ao longo das visitas e das trocas comerciais, a delegação da Aprosoja MT quer convidar algumas empresas que fazem investimentos na China, assim como as cooperativas, para entender como eles podem atuar e contribuir para melhoria do sistema de armazenamento das produções no Brasil.
Vale ressaltar que a comitiva também inclui o diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o vice-presidente oeste, Luiz Otávio Tatim; o diretor executivo, Wellington Andrade; e o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore. Amanhã a delegação da Aprosoja MT segue para Hailun, localizada ao norte de Harbin, e também uma das principais cidades produtora de soja da China.
Vitória Kehl Araujo
Assessoria de Comunicação
Mato Grosso
Governador autoriza asfalto novo em 43 km entre Cáceres e Porto Esperidião
O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em 43 km da MT-388, que ligará o município de Cáceres a Porto Esperidião. O investimento total na obra é de R$ 73,2 milhões.
A autorização foi dada nesta terça-feira (26.11), em reunião do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta com o deputado estadual Valmir Moretto, e com produtores e líderes políticos da região Oeste, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Durante a reunião, o governador Mauro Mendes enfatizou a importância da obra para a localidade.
“Essa é mais uma obra fundamental para a infraestrutura do Estado, um importante corredor logístico que vai facilitar a vida de todos. Isso demonstra o nosso compromisso em levar mais segurança e progresso a todos que transitam por essa importante região”, afirmou.
O vice-governador Otaviano Pivetta também ressaltou que a gestão está entregando mais de 4.000 quilômetros de asfalto novo até o final do ano, com previsão de chegar a 6.000 km até o final de 2026.
“Desde 2019, temos trabalhado intensamente para recuperar o nosso estado, que enfrentava um cenário muito triste de dívidas. Graças a um esforço coletivo, conseguimos colocar em ordem a gestão fiscal de Mato Grosso e avançar em diversas obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais”, explicou.
O deputado Valmir Moretto, que representa a região na Assembleia Legislativa, comemorou a autorização para a obra.
“O governador Mauro Mendes é um grande parceiro da nossa região. Ele tem sido fundamental para o avanço do nosso estado e para realizar grandes obras que são históricas e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a obra, aguardada há mais de 40 anos, vai impulsionar o desenvolvimento do município. Ela ainda citou outras importantes obras destravadas pelo Governo do Estado junto ao município.
“Esta região, vital para o escoamento da produção agrícola, incluindo grãos e a agricultura familiar, será ainda mais fortalecida. Graças ao governador Mauro Mendes, a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres e as obras no nosso aeroporto trarão benefícios para todos”, disse ela.
Segundo Jadilson Alves, prefeito de Curvelândia, o asfalto novo mostra o compromisso do estado em ajudar os municípios a prosperarem.
“O notável progresso do nosso estado, confirmado por esta e outras obras, nos coloca em posição de destaque no país. Um avanço tão rápido que, às vezes, parece inacreditável. Agradecemos ao governador pelo apoio e por mais essa conquista”, disse o prefeito.
Também participaram da reunião: os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), a prefeita de Glória d’Oeste, Gheysa Borgato, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva, o prefeito eleito de Porto Esperidião, Odirlei Faria e outras lideranças da região.
Mato Grosso
Seplag destaca investimentos e tecnologias digitais aplicadas à Gestão de Pessoas no Governo de MT
A edição deste ano trouxe o tema “novas tecnologias, novas tendências e velhos desafios” – Crédito – Michel Alvim – SECOM / MT
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizou, nesta terça-feira (26.11), o primeiro dia do 3° Encontro de Gestão de Pessoas do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento termina nesta quarta-feira (27.11).
Cerca de 500 profissionais de 32 órgãos do Poder Executivo de MT participam de palestras, com especialistas, sobre novas tecnologias, tendências atuais e antigos desafios relacionados à área de Gestão de Pessoas.
Os participantes são responsáveis pelo gerenciamento de processos e tomadas de decisões que impactam cerca de 110 mil servidores públicos. Além dos gestores dos departamentos de pessoal das entidades estaduais, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública de MT.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, que fez a palestra de abertura, destacou a importância do evento para esses gestores. Uma vez capacitados, eles são capazes de proporcionar mais celeridade e eficiência nos serviços públicos, gerando benefícios que impactam na qualidade da atuação profissional e no atendimento prestado aos mato-grossenses.
“A atual gestão do Governo de Mato Grosso investiu nos últimos três anos R$ 1,3 bilhão em tecnologias digitais para diversas áreas de trabalho e a área de Gestão de Pessoas não está indiferente a este investimento. Para melhorar o desempenho de atividades é necessário inovação e automação”, pontua o secretário, afirmando que a tecnologia é essa oportunidade.
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, mencionou o projeto Rede InteliGente, que foi premiado recentemente no Programa Acelera Gov.MT. Essa plataforma conecta e fortalece as gestões de pessoas dos órgãos estaduais de MT, por exemplo, a partir da centralização de informações que facilitam a compreensão de leis e normativas.
Outra novidade é o Conecta Gente, que está sendo implementado para o aperfeiçoamento do fluxo de atividades relacionadas à Gestão de Pessoas. “O Conecta Gente é um programa e dentro dele vamos poder planejar ações de gestão de pessoas, desenvolver instrumentos e ferramentas de inteligência artificial, prestando informações de modo mais rápido para as setoriais que operam as políticas de gestão de pessoas”, finalizou.
Palestras
Neste primeiro dia, o especialista em cooperação entre gerações e o futuro do trabalho, Dado Schneider, abordou o tema “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, destacando as transformações geracionais impulsionadas, principalmente, pelos avanços tecnológicos.
“Antigamente, os mais velhos tinham mais a ensinar aos jovens. Hoje, há um volume imenso de conhecimento que os jovens também compartilham com os mais velhos”, afirma Schneider, enfatizando a relevância do diálogo entre gerações como caminho para construir soluções conjuntas.
O primeiro dia do evento encerrou após as palestras com os gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sandro de Carvalho e Suleima Coelho. As abordagens desses gerentes discorreram acerca das práticas de gestão de pessoas no setor público e o papel dos gestores de pessoas na atualidade.
Mato Grosso
Sedec, Famato e sindicatos rurais encerram circuito para agropecuária sustentável com evento em Cuiabá
Pecuária intensiva e a integração com lavoura e floresta são medidas para reduzir emissão de gases poluentes – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O Plano ABC+ em Ação, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e com apoio dos sindicatos rurais, encerra as atividades de 2024 com um evento no Sindicato Rural de Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
O encontro, que acontece nesta quarta-feira (27.11), busca apresentar soluções para uma agropecuária mais sustentável e produtiva, além de fortalecer a parceria entre o Estado e o setor agropecuário.
Neste ano, o ABC+ em Ação já passou por mais de nove cidades do Estado, oferecendo palestras e uma feira de negócios que ajudaram a disseminar técnicas como recuperação de pastagens degradadas, aumento da pecuária intensiva, integração lavoura-pecuária-floresta e uso de bioinsumos.
O objetivo é compartilhar informações e orientações sobre financiamento com produtores, trabalhadores rurais, empresas do agro, estudantes e órgãos públicos.
O secretário César Miranda destacou o compromisso de Mato Grosso em liderar a transformação da agropecuária rumo à sustentabilidade e com ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas para fortalecer a produção no campo.
“Mato Grosso está liderando ações para adaptar o campo às mudanças climáticas, reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência produtiva. Com o apoio de 41 instituições, estamos incentivando práticas sustentáveis, ampliando a assistência técnica, fomentando pesquisas e oferecendo crédito e incentivos para produtores rurais do Estado. Nosso objetivo é transformar desafios ambientais em oportunidades, garantindo renda, produtividade e respeito ao meio ambiente”, destaca o secretário.
Além de informações técnicas, o evento de encerramento apresentará linhas de financiamento disponíveis para apoiar os produtores na implementação das práticas agrícolas. Além de palestras, debates e atividades práticas voltadas para a integração entre lavoura e pecuária, além de temas relacionados à sustentabilidade e inovação no setor agropecuário.
Os interessados que não realizaram a inscrição online para participar do evento, poderão se inscrever no dia do evento.
Confira a programação:
* 16h – Início com inscrição e Feira de Negócios
* 17h – Abertura das palestras
* 17h30 – Vantagens e Tecnologias Propagadas pelo programa ABC+
* 17h50 – Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis
* 18h10 – Resultados Práticos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT em propriedades de corte da região
* 18h40 – Intervalo
* 19h – Integração Lavoura e Pecuária (ILP) com foco nos animais de 2ª safra
* 19h50 – Terminação Intensiva de Pasto
* 20h40 – Mesa redonda e debate entre a plateia e os palestrantes
* 21h – Jantar, churrasco e feira.
-
Agronegócio7 dias atrás
Mulheres de Sinop e Sorriso são destaques em seus negócios e inspiram novas empreendedoras
-
Agronegócio6 dias atrás
Cooperativismo agrícola ganha destaque como motor de desenvolvimento sustentável e social
-
Agronegócio6 dias atrás
96% da produção de grãos é transportada por caminhões. Foram mais de 10 milhões de viagens na safra passada
-
Transporte6 dias atrás
PF de Rondônia prende delegado da Polícia Civil que atuou em Humaitá em operação contra corrupção
-
Agronegócio6 dias atrás
Importações de fertilizantes batem recordes e refletem cenário global instável
-
Mato Grosso6 dias atrás
Curso do ifro em parceria com a deputada Sílvia Cristina para criadores de cordeiro é finalizado
-
Pecuária7 dias atrás
A recuperação do boi gordo e as perspectivas para o mercado: alta dos preços reflete oferta restrita e forte demanda
-
Agricultura7 dias atrás
Traça-dos-cereais: uma ameaça silenciosa aos armazéns de milho