Conecte-se Conosco

Transporte

Duas edições da Operação Lei Seca terminam com 11 presos em avenidas de Cuiabá

Publicado

em

Sesp-MT

Duas edições da Operação Lei Seca, realizadas na madrugada desta segunda-feira (25.11), em Cuiabá, resultaram na prisão de 11 condutores. As ações ocorreram nas avenidas XV de Novembro, no bairro Porto, e Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro.

Deste total, uma pessoa conduzia o veículo sem Carteira Nacional de Habilitação, segundo o artigo Art. 310 CTB, combinando consumo de álcool, delitos previstos nos artigos 306 e 309 do Código de Trânsito. Outros 10 condutores foram presos em visível estado de embriaguez.

As operações ocorreram simultaneamente e começaram às 23h. De acordo com o relatório final, 102 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados, e 105 testes de alcoolemia foram aplicados. As ações também levaram à remoção de 55 veículos, sendo 43 carros e 12 motos.

O relatório das duas ações aponta ainda a emissão de 79 autos de infrações por diversos delitos e irregularidades. Além do consumo de bebida alcóolica, que gera prisão e multa de R$ 2,9 mil, condutores de motos e carros foram multados por não ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por recusarem realizar o teste de alcoolemia, licenciamento irregular, falta de condições de segurança veicular e entre outras.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações deste sábado foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Semob, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Publicidade

*Sob supervisão de Alecy Alves

André Amorim* | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na prisão de suspeito de feminicídio foragido de Goiás

Publicado

em

Sesp-MT

 

Câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT instaladas na cidade de Água Boa (730 km de Cuiabá) auxiliaram na prisão de um suspeito de feminicídio fugitivo do Estado de Goiás. O homem, de 29 anos, havia praticado o crime contra a companheira, de 30 anos, na cidade de Faina, na madrugada do dia 24 de novembro, e fugido no carro da vítima.

Após troca de informações entre as Polícias Militares de Mato Grosso e Goiás e consulta nas câmeras OCR do Vigia Mais, que permitem a leitura de placa de veículos, os policiais militares do 16º Batalhão, unidade do 13º Comando Regional, localizaram o suspeito.

No momento da prisão, que aconteceu no fim da tarde de domingo (24), ele consumia cerveja em uma distribuidora de bebidas no Bairro Universitário.

Publicidade

Durante a abordagem e busca pessoal, o homem confessou a autoria do crime alegando motivos passionais. De acordo com ele, o relacionamento com a vítima durou cerca de seis anos e seis meses.

O homem foi conduzido, juntamente com o veículo da vítima, para a sede do 16º Batalhão, para as devidas providências legais.

Em Água Boa foram instaladas 85 câmeras do Programa Vigia Mais MT.

Assessoria | Sesp-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

DHL expande transporte terrestre na América do Sul e mira crescimento logístico

Publicado

em

dhl-expande-transporte-terrestre-na-america-do-sul-e-mira-crescimento-logistico

A DHL Global Forwarding, braço logístico do Grupo DHL, expandiu suas soluções de transporte terrestre internacional em rotas estratégicas da América do Sul, abrangendo países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

A iniciativa busca atender à crescente demanda por conectividade na região, oferecendo uma alternativa eficiente e sustentável aos modais marítimo e aéreo. Nos últimos dois anos, a empresa registrou um aumento de 35% no volume de transporte terrestre na América do Sul.

“O transporte terrestre na região está repleto de oportunidades, e nosso objetivo é oferecer uma solução segura para movimentar mercadorias. Nossa estrutura regional garante um serviço padronizado para setores como automotivo, farmacêutico e de bens de consumol”, afirmou Alberto Oltra, CEO da DHL Global Forwarding para a região.

Protagonista no transporte rodoviário

Dados de 2023 apontam que o Brasil exportou cerca de 7,65 milhões de toneladas e importou 6,5 milhões por meio terrestre, movimentando US$ 19,9 bilhões e US$ 10,07 bilhões, respectivamente. O país, que ocupa 47,3% do território sul-americano e faz fronteira com nove países, é peça-chave no transporte rodoviário da região.

“Como maior país da América do Sul, o Brasil desempenha um papel fundamental nas rotas rodoviárias internacionais. Mercadorias originadas em países como Chile e Equador frequentemente passam pela malha viária brasileira, sobretudo em direção ao Uruguai, Paraguai e Argentina”, destacou Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding no Brasil.

Publicidade

O transporte terrestre continua sendo uma solução estratégica para a DHL, principalmente em rotas tradicionais como Brasil-Argentina e Chile-Argentina. A empresa observou um aumento na demanda por trajetos menos explorados, como Argentina-Peru e Brasil-Colômbia, também incluídos na nova oferta.

De acordo com Felipe Vallini, diretor de Transportes da DHL no Brasil, o transporte terrestre oferece flexibilidade crucial para a região. “Essa modalidade permite que nossos clientes reajam rapidamente a disrupções regionais e desafios em outros modais, garantindo que seus produtos cheguem a tempo, sem depender exclusivamente de opções mais caras ou lentas, como aéreo ou marítimo”, afirmou.

Imagem: Shutterstock

O post DHL expande transporte terrestre na América do Sul e mira crescimento logístico apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Cecafé: Gargalos logísticos seguraram 1,7 milhão de sacas de café nos portos, sem embarque

Publicado

em

cecafe:-gargalos-logisticos-seguraram-1,7-milhao-de-sacas-de-cafe-nos-portos,-sem-embarque

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) disse que os exportadores brasileiros seguem enfrentando gargalos logísticos devido à falta de infraestrutura adequada para cargas conteinerizadas nos portos do Brasil. “Em 2024, os múltiplos atrasos e alterações constantes de escala de navios para exportação, além de frequentes rolagens de cargas, fizeram com que o País acumulasse 1,717 milhão de sacas – 5.203 contêineres – do produto não embarcadas até outubro”, disse a entidade em nota, considerando levantamento junto a exportadores associados.

“Com um preço médio FOB de exportação de US$ 285,21 por saca (café verde) e a média do dólar em R$ 5,6235 em outubro, o não embarque dessas sacas de café implica que o País deixou de receber, nos 10 primeiros meses de 2024, US$ 489,72 milhões, ou R$ 2,754 bilhões, como receita cambial”, afirma.

O cálculo da entidade é de que os exportadores de café acumulam um “prejuízo portuário” de R$ 6,986 milhões no acumulado deste ano, que envolvem gastos extras com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates. Para o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, a infraestrutura portuária brasileira vem apresentando esgotamentos e é urgente que sejam adotadas medidas para melhorar as condições, com foco em eficiência e competitividade, aos exportadores.

“É premente a necessidade da ampliação da capacidade de pátio e berço, bem como o aprofundamento de calado para que seja possível o recebimento de maiores embarcações”, explica na nota.

Além disso, o diretor técnico do Cecafé também aponta a necessidade de se investir em rodovias, ferrovias e hidrovias para estimular a diversificação de modais. “Isso possibilitará um giro mais dinâmico da carga nos portos, de maneira que todo esse conjunto de iniciativas permita o melhor escoamento das safras brasileiras, principalmente as conteinerizadas”, explica.

Publicidade

Segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé, 69% dos navios, ou 218 de um total de 317 porta-contêineres, tiveram atrasos ou alteração de escalas para exportar café, nos principais portos do Brasil, em outubro deste ano. O prazo mais longo de espera no mês passado foi de 58 dias, registrado em Santos (SP). “Além disso, 23 navios sequer tiveram abertura de gate, o que contribuiu para o não embarque das 1,7 milhão de sacas (5.203 contêineres) e o milionário prejuízo aos exportadores”, diz o Cecafé.

Com informações de Estadão Conteúdo (Broadcast Agro)
Imagem: Shutterstock

O post Cecafé: Gargalos logísticos seguraram 1,7 milhão de sacas de café nos portos, sem embarque apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Continue Lendo

Tendência