Conecte-se Conosco

Transporte

Polícia Civil cumpre mandados contra associação criminosa atuante na extração ilegal de madeira

Publicado

em

PC-MT

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (10.4), a Operação Orcs para cumprimento de 13 mandados judiciais contra uma associação criminosa que atua na extração ilegal de madeira, em Feliz Natal (536 km ao norte de Cuiabá). A ação foi realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Foram cumpridos um mandado de prisão e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços alvos, como residências e empresas dos investigados, em Feliz Natal, Sorriso e Sinop.

O trabalho coordenado pela Dema contou com apoio dos policiais civis das Delegacias de Sinop e Sorriso, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), e parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Poder Judiciário da Comarca de Feliz Natal.

Publicidade

A Polícia Civil contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que disponibilizou o levantamento de informações administrativas, uma vez que não tem participação nos fatos investigados.

As ordens judicias, expedidas pelo Juízo da Comarca de Feliz Natal, decorreram da investigação da Dema iniciada a partir de requisição ministerial do Ministério Público de Feliz Natal para apurar crime ambiental envolvendo a extração, transporte e comercialização ilegal de madeira, na Região Norte de Mato Grosso.

São apurados crimes de extração ilegal de recursos naturais, crimes contra a administração pública ambiental, associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A Operação Orcs resultou na apreensão de diversos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para o aprofundamento das investigações. Um homem, de 40 anos, apontado como responsável pela logística do corte e retirada da matéria-prima de dentro da reserva ecológica,  teve o mandado de prisão cumprido.

Além disso, três madeireiras foram embargadas pela Sema, e uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo por ser encontrada duas pistolas calibre 22 durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão.

Publicidade

Conforme indícios, as madeiras oriundas principalmente da Estação Ecológica Rio Ronuro, importante unidade de conservação de área verde entre a floresta amazônica e o cerrado, eram extraídas ilegalmente, e depois de apreendidas pelos órgãos fiscalizadores ambientais, eram doadas por meio de licitações.

Em razão da legislação que permite a doação de madeiras licitamente pelos órgãos ambientais, a Dema apurou que as madeiras eram doadas ao grêmio desportivo, e este, por meio de licitação na forma de leilão fraudulento, retornava com as madeiras para os madeireiros do grupo criminoso.

A Polícia Civil apurou ainda que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente não tinha conhecimento ou participação nos fatos investigados.

Entre as irregularidades identificadas nas doações ao grêmio desportivo, estão a inexistência de formalização das circunstâncias das apreensões, ausência de termo de depósito indicando o responsável pela guarda dos materiais, falta de avaliação prévia das toras de madeira e de autorização judicial para venda das madeiras, e a não regularização da madeira junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Também identificou-se que algumas madeireiras investigadas mantinham intensa atividade comercial no sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, tramitando diversos guias florestais com suspeita de fraude, indicando assim fluxo constante de madeira de origem ilegal.

Publicidade

As investigações apontam o possível envolvimento de agentes públicos, proprietários de madeireiras, engenheiros florestais com histórico de prática de crimes ambientais, transportadores e intermediários que facilitavam o escoamento da madeira extraída ilegalmente.

Estação Ecológica Rio Ronuro

A Estação Ecológica Rio Ronuro é uma área de preservação integral que abriga espécies importantes da fauna e flora do cerrado e da Amazônia mato-grossense, sendo considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no Estado.

Origem do nome da operação

Os Elfos retratados na literatura de Tolkien da Saga Senhor dos Anéis eram conhecidos por sua profunda conexão com a natureza e seu compromisso em preservar o meio ambiente da terra-média. Eles demonstravam isso de várias maneiras, uma delas era a conservação das florestas, construindo suas moradas de forma a não prejudicar as árvores e o ecossistema, mantendo por meio do uso sustentável dos recursos que praticavam o que hoje chamamos de sustentabilidade.

Publicidade

Porém, um dos seus principais inimigos eram os Orcs, que se tornaram inimigos da natureza. Eles não suportavam a luz do sol e estavam associados à destruição e à poluição do ambiente natural. Situação análoga aos dias atuais, quando temos a flora nativa em área de preservação estadual sendo destruída e ceifada pelo homem, objetivando o lucro ausente de responsabilidade ambiental, social, econômica e sustentável.

Assessoria | Polícia Civil – MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Amazon Brasil inaugura maior centro de distribuição do País

Publicado

em

amazon-brasil-inaugura-maior-centro-de-distribuicao-do-pais

A Amazon Brasil anunciou a abertura de um novo centro de distribuição em Cajamar (SP), o maior em tamanho dentro das operações da empresa no País. A unidade poderá empregar mais de 2.300 trabalhadores diretos e indiretos e faz parte da estratégia de expansão logística da companhia para acelerar entregas em todos os municípios brasileiros.

Desde o início da operação de varejo no Brasil, em 2019, a Amazon tem ampliado sua infraestrutura logística. Atualmente, a empresa conta com mais de 150 polos de operação distribuídos por diferentes regiões e 150 milhões de produtos disponíveis para compra em mais de 50 categorias. Com a nova instalação, a Amazon passa a ter 12 centros de distribuição no País, localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e no Distrito Federal.

A unidade de Cajamar tem 75 mil metros quadrados e é a maior da empresa em capacidade de armazenamento, envio de produtos e geração de empregos no Brasil. O local também será o mais avançado da Amazon na América Latina em termos de automação, com um sistema interligado de esteiras que totaliza mais de três quilômetros, permitindo o processamento de cerca de 9.500 pacotes por hora.

“Esse lançamento reforça nosso compromisso em aumentar a nossa velocidade e qualidade de entrega em todo o Brasil a partir da expansão de nossa infraestrutura logística, que já realiza entregas em 100% dos municípios brasileiros”, afirma Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon no Brasil.

O centro de distribuição também será uma operação conjugada, armazenando e enviando produtos tanto do varejo da Amazon quanto de vendedores parceiros que utilizam o programa FBA – Logística da Amazon. Nesse modelo, a empresa gerencia todo o processo logístico, incluindo armazenagem, envio e atendimento ao cliente.

Publicidade

“Ficamos felizes com a ampliação das operações da Amazon em Cajamar, empresa que aposta e investe no Brasil e em nossa cidade, promovendo a criação de diversos empregos, enquanto impulsiona a região”, afirma Kauã Berto, prefeito de Cajamar.

A Amazon afirmou ainda que mais de 50% dos cargos do novo centro de distribuição já estão ocupados por mulheres, em linha com as políticas da empresa para diversidade, equidade e inclusão.

Imagem: Divulgação 

O post Amazon Brasil inaugura maior centro de distribuição do País apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Operação Lei Seca resulta na prisão de 14 condutores embriagados em Cuiabá

Publicado

em

GGI-SESP

Duas edições da Operação Lei Seca, realizadas na noite de sexta-feira e na madrugada deste sábado (11 e 12.4), em Cuiabá, resultaram na prisão de 14 condutores embriagados. As abordagens ocorreram em dois pontos da avenida das Torres, nos bairros Santa Cruz II, e Recanto dos Pássaros.

Além das prisões por embriaguez, uma pessoa foi detida por entregar veículo a condutor não habilitado e outra por adulterar sinais identificadores do veículo.

Ao todo, foram 73 autos de infração de trânsito confeccionados, dos quais 28 foram contra condutores flagrados sob efeito de álcool, 13 pela recusa ao teste de alcoolemia, seis por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 18 por conduzir veículo não licenciado, e oito por infrações diversas.

Ainda nas operações, foram realizados 141 testes de alcoolemia, 136 veículos foram fiscalizados, 56 autuados e 34 removidos.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações são empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Semob, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Publicidade
Fabiana Mendes | Sesp-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil desmonta ponto de armazenamento de armas e drogas em residência abandonada em Cocalinho

Publicado

em

PJC

 

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Cocalinho, deflagrou na sexta-feira (11.4), uma operação que desmontou um ponto de armazenamento de armas de fogo e de entorpecentes no município. A ação resultou na apreensão de armas de fogo, munições e de aproximadamente 26 quilos de entorpecentes, localizados na residência alvo da investigação.

As investigações integram as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Publicidade

As diligências iniciaram após os policiais da Delegacia de Cocalinho receberem denúncia anônima da existência de materiais ilícitos em uma residência abandonada, no bairro Terra Firme.

No local, os policiais localizaram três armas de fogo, sendo uma pistola 9 mm, um revólver calibre .357, e um revólver calibre .38, além de 42 munições calibre 9 mm e seis munições calibre 22. Além do material bélico, foram encontrados no local aproximadamente 25 quilos de maconha, 500 gramas de cocaína e 500 gramas de crack.

Ninguém foi localizado no imóvel, que aparentemente estava abandonado. Todo material encontrado no local foi apreendido para análise, registro e encaminhamento para a Politec para as providências cabíveis.

As investigações apontam que o local servia como ponto de armazenamento para atividades relacionadas ao tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Há indícios de que os itens apreendidos pertencem a integrantes de uma organização criminosa atuante na cidade.

A investigação segue em andamento para identificar os responsáveis pelos materiais encontrados.

Publicidade
Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência