Transporte
Polícia Civil e Abin deflagram operação conjunta contra apologia ao nazismo em Mato Grosso

PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deflagrou na manhã desta quinta-feira (2.10), a Operação Encômio, para cumprimento de mandado de busca e apreensão e de acesso a dados telemáticos com foco na repressão de crime de apologia ao nazismo no Estado.
A investigação conduzida por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e Gerência de Inteligência Cibernética, da Diretoria de Inteligência, da Polícia Civil, identificou um morador de Várzea Grande, suspeito de integrar grupos extremistas, com orientação neonazista em aplicativos de mensagens.
A investigação teve início após a Abin procurar a Polícia Civil de Mato Grosso para realização de trabalhos interagências, trazendo informações que apontavam atividades criminosas, no meios digitais, relacionadas à apologia ao nazismo, tipificada no art. 20 da Lei nº 7.716/1989, no Estado de Mato Grosso.
Diante das provas reunidas, foi representado pela expedição de mandado de busca e apreensão domiciliar e pessoal, com autorização de acesso a dispositivos eletrônicos e armazenamento em nuvem, que foram deferidos pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande.
O delegado titular da DRCI, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, ressaltou a importância da integração institucional no combate a crimes de ódio e extremismo, destacando que o trabalho conjunto entre a Abin e a Polícia Civil demonstra a força da cooperação entre as agências de segurança pública e inteligência do Estado brasileiro.
“A atuação da DRCI, com apoio da Diretoria de Inteligência, reforça o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso no enfrentamento a práticas criminosas que atentam contra a democracia e a ordem pública”, destacou o delegado.
Conforme pontuou o superintendente da Abin em Mato Grosso, Felipe Midon, os indivíduos radicalizados “além de recrutarem outros indivíduos para agirem em nome da ideologia que defendem, nesse caso o neonazismo, reconstroem sua identidade social até demonstrar disposição para agir violentamente em nome dessa ideologia”.
O gestor complementou que “na área de Inteligência, ninguém faz nada sozinho. Em situações como essa, a Abin, a PJC/MT e outros órgãos parceiros atuam preventiva e conjuntamente, para impedir a mobilização para o ato violento e a ameaça à sociedade”.
A divulgação de símbolos e mensagens de exaltação ao nazismo constitui crime e que denúncias anônimas podem ser encaminhadas para Polícia Civil por meio do número 197.
Nome da operação
Encômio que significa discurso de elogio a algo ou alguém faz referência a atuação do investigado que enaltecia o nazismo nos meios digitais.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Amazon zera tarifas logísticas para seus vendedores mirando a Black Friday e o Natal

A Amazon anunciou a isenção de tarifas logísticas no modelo de fulfillment para todos os seus vendedores, já existentes e novos, no Brasil. A medida tem foco na alta demanda de fim de ano, como a Black Friday e o Natal, e os benefícios são válidos até o dia 3 de dezembro deste ano.
Para os vendedores existentes, a isenção inclui tarifas logísticas, de armazenagem e de coleta, não abrangendo tarifas de remoção de inventário nem de armazenagem de longo prazo.
Para os novos vendedores, as condições de isenção são as mesmas. Além disso, eles terão direito ao reembolso das comissões de venda para produtos de qualquer categoria vendidos na Amazon, limitado a R$ 30 mil, e ao reembolso de até R$ 500 em investimentos feitos em campanhas e anúncios patrocinados.
Expansão logística
A Amazon Brasil expandiu sua operação logística com a integração da rede de pontos de envio, dentro do programa Delivery by Amazon (DBA). A iniciativa permite que vendedores parceiros deixem pacotes em locais designados, que depois são enviados aos clientes por meio da frota de transporte própria da companhia, composta por parceiros locais e regionais. A meta é alcançar mais de 800 pontos até o fim do ano.
O movimento faz parte do plano de investimento para 2025 e busca fortalecer a experiência de clientes e vendedores. Estabelecimentos comerciais que aderem à rede recebem benefícios da operação, enquanto os parceiros de venda passam a contar com uma solução de envio mais ágil e próxima de seus negócios.
Imagem: Shutterstock
O post Amazon zera tarifas logísticas para seus vendedores mirando a Black Friday e o Natal apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Acusado de tentar matar a esposa após discussão por ar-condicionado em Lucas é preso

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam o morador, de 34 anos, denunciado por tentativa de homicídio à companheira, no imóvel do casal, localizado no bairro Menino Deus. O caso ocorreu ontem, no período da noite.
A vítima detalhou aos guardas que o marido retornou para casa visivelmente embriagado e se desentenderam devido a um aparelho de ar-condicionado ligado. Em seguida, ele se apossou de uma faca de mesa e tentou golpeá-la por diversas vezes. Ao deixar o imóvel, a mulher se abrigou na casa de vizinhos, onde comunicou a GCM.
A equipe conseguiu abordá-lo em via pública nas proximidades. Posteriormente, foi encaminhado à delegacia municipal para prestar esclarecimentos.
Só Notícias/Guilherme Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem é preso em flagrante após provocar incêndios próximos ao Parque Serra Azul em Barra do Garças

Foto: AguaBoaNews/Arquivo/Imagem ilustrativa.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde desta quarta-feira (1º.10), dois focos de incêndio em uma área de vegetação no entorno do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). Os incêndios foram provocados por um homem, que foi preso em flagrante por crime ambiental, após ser identificado por câmeras de segurança enquanto ateava fogo na região.
De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, o sistema de monitoramento do próprio parque identificou a presença de fumaça e acionou os bombeiros por meio do número de emergência 193. Imediatamente, equipes especializadas, destinadas exclusivamente ao combate a incêndios florestais, foram mobilizadas para a ocorrência.
As equipes atuaram na extinção de dois focos distintos, sendo um nas proximidades do Córrego Lajedo, em uma área de preservação que dá acesso ao Parque Serra Azul, e outro em um lote baldio localizado em área urbana nas imediações. Graças à rápida resposta, as chamas foram controladas antes que atingissem a unidade de conservação e as comunidades do entorno.
“Os bombeiros atuaram prioritariamente na contenção das chamas próximas ao córrego e, em seguida, se deslocaram para debelar o fogo no terreno baldio. Já identificando que se tratava de um incêndio criminoso, eles acionaram a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para dar sequência às diligências e identificar o responsável”, explicou o comandante.
A partir das imagens captadas por câmeras de segurança, o suspeito foi localizado e preso em flagrante pela Polícia Militar. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil, onde teve o auto de prisão lavrado. O suspeito vai responder por crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê sanções como multa e pena de reclusão.
Além da responsabilização criminal, o infrator poderá ser autuado administrativamente e multado pelo Corpo de Bombeiros Militar, com base na mesma legislação e no Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta infrações e sanções administrativas em matéria ambiental.
Reincidência no entorno do parque
Essa não é a primeira vez que um incêndio criminoso ameaça o Parque Estadual da Serra Azul. Na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar concluiu o laudo pericial, que confirmou que o fogo que atingiu parte da vegetação da unidade de conservação foi provocado por ação humana. Segundo o laudo, o incêndio teve início após o uso inadequado de uma fogueira durante um acampamento em uma área privada nas proximidades do parque.
“O Corpo de Bombeiros Militar reforça que ações criminosas como essas colocam em risco não apenas o meio ambiente, mas também a vida de pessoas e animais. A corporação adota postura de tolerância zero contra crimes ambientais e conta com a colaboração da população na prevenção e denúncia desse tipo de conduta. Preservar o Parque Estadual da Serra Azul é um dever coletivo”, encerrou o tenente-coronel Marcondes.
Proibição do uso do fogo
Diante disso, o CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em todo o território de Mato Grosso. De 1º de junho a 31 de dezembro, o uso do fogo está proibido no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e segue até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano, independentemente do período.
SD Karine Miranda | CBMMT/com redação AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Mato Grosso7 dias atrás
Diplomacia da Inovação – Programas do CEA-IAC estão na pauta de missão diplomática à Índia, com foco em ambientes de inovação na agricultura
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo de MT, TJ e MP unem esforços e assinam protocolo para endurecer combate à violência contra a mulher
-
Agronegócio7 dias atrás
Preços do Frango Sinalizam Recuperação em Setembro Após Queda de Quatro Meses
-
Mato Grosso7 dias atrás
Teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil de Mato Grosso será neste sábado (27)
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Penal intercepta mais um drone com celulares que sobrevoava penitenciária de Rondonópolis
-
Transporte6 dias atrás
Corpo de Bombeiros combate oito incêndios florestais nesta sexta-feira (26)
-
Mato Grosso6 dias atrás
Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana
-
Agronegócio7 dias atrás
Mercado de algodão segue moderado no Brasil, enquanto custos e exportações preocupam produtores