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Reforma do Aeroporto de Cáceres avança com recuperação de pista e novo terminal
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]á sendo construído um novo terminal de embarque e desembarque de passageiros, com um investimento de R$ 3,86 milhões – Foto por: Christiano Antonucci – Secom – MT
As obras de reforma e melhorias no Aeroporto Nelson Dantas, de Cáceres, avançaram, com a conclusão da obra de restauração das pistas. O projeto de construção do novo terminal de embarque e desembarque está 60% executado. O valor do investimento é de R$ 12,1 milhões.
As obras no aeroporto estão divididas em três partes. Na primeira, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) repassou R$ 2,1 milhões para a Prefeitura de Cáceres executar o microrrevestimento asfáltico na pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de estacionamento, serviço 100% executado.
Está sendo construído um novo terminal de embarque e desembarque de passageiros, com um investimento de R$ 3,86 milhões. Até o momento, 60% dessas obras já foram executadas.
A terceira parte do projeto é para o fornecimento e instalação de equipamentos e sistemas de auxílio visual à navegação, como sinalização horizontal, balizamento luminoso, sinalização vertical, farol de aeródromo, biruta iluminada, sistema PAPI e iluminação do pátio.
Esta parte, chamada de Lado AR, recebe um investimento de R$ 5,9 milhões. Tanto o novo terminal, quanto o fornecimento de equipamentos, contam com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil.
Com a realização das obras, o objetivo é que Cáceres passe a receber voos comerciais, inclusive no período noturno. O Aeroporto Nelson Dantas foi inaugurado em 1997 e esta é a primeira grande reforma executada no local.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Demanda aquecida eleva negociações e preços do etanol no mercado paulista
Assessoria
O mercado paulista de etanol hidratado registrou o maior volume de negociações da safra 2024/25 na última semana, conforme apontam levantamentos do Cepea. Este também foi o maior volume comercializado desde o início de 2024, superando inclusive a semana encerrada em 19 de janeiro do ano passado.
A alta demanda, aliada à postura firme dos vendedores, impulsionou os preços médios no período de 6 a 10 de janeiro. O Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado fechou em R$ 2,7380 por litro, líquido de ICMS e PIS/Cofins, marcando um avanço de 2,5% em relação à semana anterior. Este foi o quarto aumento semanal consecutivo no preço do produto.
No caso do etanol anidro, o cenário também foi de valorização. O Indicador CEPEA/ESALQ fechou a semana em R$ 3,1002 por litro, valor líquido de impostos, representando uma elevação de 2,19% no mesmo comparativo.
Esses dados refletem a forte procura pelo biocombustível e a consistência dos preços no mercado interno paulista.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Clima colabora para a proliferação de capim pé-de-galinha em MT
Fotos: Divulgação
Os produtores mato-grossenses estão apreensivos com a proliferação do capim pé-de-galinha em meio às lavouras de soja, nesta temporada 2024/25. O clima tem favorecido o aumento da presença da planta daninha no campo, ameaçando a produtividade do grão em algumas regiões do estado.
Em Água Boa, região nordeste do estado, o agricultor Vinícius Baldo conta ao Patrulheiro Agro desta semana que a praga no campo criou resistência e que, atualmente, é difícil realizar o controle.
“Estamos tendo que gastar um pouco mais para controlar. O manejo a gente está tentando inventar para ver, já fizemos alguns testes e chegamos a um resultado razoável. O pé-de-galinha é a praga do momento, é o novo desafio do agronegócio. A gente já tem procurado ferramentas que tem no mercado, não tem nada novo específico e estamos testando ferramentas que já existem no mercado para ver se ameniza o problema”, conta Vinícius.
O agricultor cultivou 8 mil hectares de soja na safra 2024/25 na região. Ele diz que em termos de custo para controlar a erva daninha, chega a um saco e meio de soja por hectare.
Em Jaciara, a Agropecuária Schinoca cultivou 2,2 mil hectares de soja no município. Conforme o produtor Everton Jorge Schinoca, nesta temporada eles não irão fazer integração lavoura-pecuária em algumas áreas devido a forte presença da praga no campo.
“Vamos plantar o milho e tentar fazer um controle de folha estreita, mais eficiente no milho para poder no ano posterior, ficarmos mais tranquilos. Ano passado perdemos de 10% a 15% e tem áreas que nem colhemos. A nossa dificuldade tem sido as bordaduras. Você vai colhendo e vai levando para dentro da lavoura a semente”, explica.
Na fazenda em que o Cleiber Antonio de Souza trabalha como gerente de produção, foram cultivadas nesta temporada 2,3 mil hectares de soja. Ele diz que o pé-de-galinha tem ficado resistente até aos herbicidas e que em um ano de chuvas constantes, tem sido mais difícil de fazer o controle.
Encontrar a solução definitiva contra o capim pé-de-galinha também é o grande desafio da pesquisa. Diversos produtos e estratégias de controle estão sendo testados em campos experimentais com resultados considerados satisfatórios.
O pesquisador Anderson Luis Cavenaghi explica que o glifosato e os graminicidas já não funcionam no controle.
“Tem uns produtos que são bastante promissores e a gente está testando produtos registrados e produtos em pesquisa para registro. Muitas vezes o produtor fala que não consegue controlar o pé-de-galinha e o problema pode ser de estádio. Às vezes nem é resistência, é lógico que ela existe no campo, mas momentos certos com a planta, o tamanho certo da planta e o produto correto a gente consegue controlar ou manejar essa planta”, pontua.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), tem realizado pesquisas no Ctecno Araguaia e no Parecis sobre herbicidas no pé-de-galinha.
O vice-presidente da Aprosoja-MT, Diego Dall Asta, salienta que já existem alguns resultados que passaram por uma série de manejos, desde produtos aplicados no pré-plantio da soja e também produtos aplicados no plantio do milho ou da segunda safra.
“O produtor tem que ficar muito atento na tecnologia de aplicação, horário de aplicação e sempre estar fazendo uma rotação de produtos com doses que sejam equivalentes para matar o pé-de-galinha”, finaliza Diego.
canalrural
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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Pulverização aérea: tecnologia na agricultura brasileira
Assessoia
A aviação agrícola é uma das técnicas mais avançadas e eficientes para a aplicação de defensivos, fertilizantes e outros insumos em áreas de cultivo. Amplamente utilizada em plantações de grande extensão, como cana-de-açúcar, soja e milho, essa tecnologia se destaca pela rapidez e pela precisão, garantindo cobertura uniforme e acesso a locais de difícil alcance por métodos terrestres. Além disso, a pulverização aérea permite operações em tempo reduzido, otimizando o manejo agrícola e minimizando os impactos no solo e na vegetação adjacente.
Entre as principais vantagens da aviação agrícola está a economia de recursos, como água e insumos. Segundo especialistas, a técnica utiliza menor volume de calda por hectare em comparação aos pulverizadores terrestres, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental. A aplicação precisa, controlada por sistemas modernos de georreferenciamento, assegura a correta dosagem em cada área de cultivo, diminuindo a deriva e aumentando a eficácia do tratamento. Isso é especialmente importante no combate a pragas e doenças em culturas de alto valor.
No entanto, o uso da aviação agrícola exige planejamento criterioso e cumprimento de normas de segurança. É fundamental que a aplicação seja realizada por profissionais qualificados e em conformidade com a legislação, para evitar contaminações ambientais ou riscos à saúde humana. Apesar dos custos iniciais elevados, muitos produtores apontam o custo-benefício como vantajoso, especialmente em lavouras extensivas, onde o ganho de produtividade supera os investimentos realizados.
agrolink
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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