Transporte
Polícia Civil cumpre 20 mandados contra organização criminosa em três cidades do norte de MT

Vinte mandados judiciais foram cumpridos na Operação “Lex paralela III – os remanescentes”, deflagrada pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (26.06), nos municípios de Itaúba, Nova Santa Helena e Colíder, região norte do Estado.
Os oito mandados de prisão preventiva e 12 de busca de apreensão domiciliar, tiveram como alvos integrantes de uma organização criminosa instalada nas três cidades, e que vinham atuando no crime de tráfico de drogas.
A terceira fase da operação é continuidade das investigações conduzidas pela Delegacia de Itaúba, que resultaram na identificação de novos suspeitos de fazem parte do grupo criminoso. As 20 ordens foram expedidas pelo juízo da 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.
A ação contou com a participação de 42 policiais civis das Delegacias de Guarantã do Nortes, Colíder, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Marcelândia, além de duas guarnições do Núcleo da Polícia Militar de Itaúba e Nova Santa Helena e da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Operação “Lex Paralela III – os remanescentes”
A primeira fase foi deflagrada pela Polícia Civil, em janeiro deste ano. Desde então, a Delegacia de Itaúba vem intensificando as diligências para identificar outros envolvidos na organização criminosa, a qual vinha cometendo de forma reiterada a venda de entorpecentes.
No mês de fevereiro foi realizada a segunda fase, ocasião que se identificou novas ramificações da organização criminosa, sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão para reforçar o combate e a repressão ao tráfico de drogas em Itaúba e Nova Santa Helena.
Nome da operação
“Lex Paralela” faz referência a tentativa da organização criminosa de estabelecer normas paralelas de controle sobre os pontos de vendas de drogas e punição a usuários e revendedores que não obedecessem às ordens emanadas dos criminosos.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Friboi lança serviço de entrega rápida para indústria de proteínas

Trazendo mais conveniência para a indústria de proteína, a Friboi da JBS lançou o serviço de entrega expressa para realizar a entrega de carne fresca no mesmo dia, em algumas horas, ao cliente solicitante. A novidade já registrou a entrega mais rápida desde sua criação, que foi feita em cerca de duas horas entre o pedido e a chegada. O projeto também está conectado à plataforma Friboi+.
O novo serviço contempla desde restaurantes e açougues até varejistas, incluindo o mercadinho de bairro, que agora têm a possibilidade de fazer pedidos de forma online ou diretamente para os vendedores da marca e receber a mercadoria em tempo recorde, numa combinação que envolve tecnologia de ponta e eficiência operacional.
“A entrega rápida deixou de ser um diferencial para se tornar uma expectativa do cliente moderno. O que diferencia a Friboi é a capacidade de aplicar esse conceito em um setor com desafios logísticos complexos. Ao longo de mais de sete décadas, temos evoluído constantemente em soluções logísticas que unem tradição e inovação, sempre em sintonia com as novas demandas por agilidade e eficiência no mercado”, explica Gilmar Schumacher, diretor de Logística da JBS.
Para o serviço de entrega rápida, a Friboi aplicou uma inteligencia logística que vai além de simplesmente colocar mais caminhões nas ruas para suas operações. A marca usa um software de roteirização que calcula em tempo real o melhor trajeto, levando em conta a localização dos 15 centros de distribuição da empresa e o destino da entrega.
Com a otimização das rotas, a mesma frota, com cerca de 300 caminhões em São Paulo e 120 veículos no Rio de Janeiro, consegue realizar mais de uma viagem com diversas entregas no mesmo dia. Na prática, isso significa menor consumo de combustível por tonelada transportada e potencialmente uma redução na quantidade de caminhões em circulação, já que os veículos poderão fazer mais de uma viagem por dia.
A expansão do modelo de entregas para outras capitais já está no radar da empresa e deve ocorrer ainda neste ano com a implementação progressiva nos demais centros de distribuição da Friboi.
Imagem: Divulgação
O post Friboi lança serviço de entrega rápida para indústria de proteínas apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Operação Guardiões 2 cumpre mandados judiciais em Canarana

Foto: Polícia Civil-MT/Reprodução
Foram cumpridos oito mandados judiciais de busca e apreensão domiciliares em endereços residenciais na cidade de Canarana, em ranchos ribeirinhos, embarcações e estruturas ligadas a região do rio Sete de Setembro, próximo ao rio Xingu.
A Operação Guardiões 2 também visou retirar de circulação armas de fogo e munições que poderiam ser utilizadas em ataques, apreender materiais para pesca ilegal, bem como caça e pescados ilegais.
Investigação
Os suspeitos respondem inquéritos por envolvimentos em crimes ambientais, comércio ilegal de armas, tráfico de drogas, ameaças contra pescadores e lideranças indígenas com a conivência de colaboradores locais.
Entre as condutas criminosas identificadas estão o lançamento de fios de aço no leito do rio para impedir a navegação, disparos de arma de fogo para intimidar pescadores, pesca predatória em período de defeso, além da utilização de estruturas já interditadas para a continuidade das atividades ilícitas.
Conforme o delegado de Canarana, Diogo Jobane, os indícios revelaram que as armas ostentadas pelos suspeitos não possuem registro no Sistema Nacional de Armas, configurando porte e posse ilegal.
“Há ainda registros de ameaças de morte explícitas contra moradores e lideranças indígenas locais, gerando clima de insegurança e medo”, completou o delegado.
A Delegacia de Canarana trabalha para cumprir a ordem pública, proteger a vida das comunidades e assegurar a confiança da sociedade no império da lei, diante da reiteração criminosa e do grave risco contra as comunidades tradicionais e ao meio ambiente.
A Polícia Civil reforça que continuará atuando de forma incisiva na região, em cooperação com demais órgãos ambientais e de segurança, para garantir o respeito às normas, a preservação do meio ambiente e a segurança da população.
Assessoria | Polícia Civil-MT/com redação AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Caso EXPOVALE Água Boa – Polícia Civil indicia quatro pessoas por lesão corporal grave

PJC
A Polícia Civil enviou ao Ministério Público, nesta sexta-feira (12.9), o pedido de indiciamento de quatro homens por lesão corporal grave. O crime aconteceu em julho deste ano, durante uma briga generalizada em um show musical no Parque de Exposição de Água Boa (Expovale). Dentre os indiciados está um político.
Conforme o delegado Bruno Gomes, responsável pela condução da investigação, após todos os levantamentos e análises de videomonitoramento, entrevistas de testemunhas, requisições de exames periciais, juntada dos laudos médicos acerca das lesões sofridas na vítima, foi possível concluir o inquérito e manifestar pelo indiciamento dos quatro suspeitos envolvidos no fato.
“Foram verificados indícios suficientes de materialidade e autoria do crime apurado. Além disso, de acordo com os autos, a materialidade delitiva foi amplamente comprovada por meio dos laudos periciais anexos aos autos, confirmando a existência das lesões corporais, as quais são compatíveis com o relato da vítima, evidenciando a existência das lesões corporais por ela sofrida”, apontou.
De acordo com o delegado, a vítima deverá passar por procedimento cirúrgico no maxilar e no ombro, decorrentes das agressões.
Os indicados devem responder pelo crime de lesão corporal grave, conforme previsto no art. 129, §1º, I e III do Código Penal, podendo ser condenados à reclusão de dois a oito anos de reclusão.
O crime
No último dia da Expovale, em 4 de julho de 2025, houve uma briga generalizada envolvendo os quatro indiciados, durante um show artístico, no camarote do evento.
Na ação, um homem de 33 anos foi vítima de agressões que resultaram em lesão corporal grave.
Diante dos fato, a Polícia Civil iniciou diligências com intuito de identificar, prender e responsabilizar os envolvidos.
Dana Campos | Polícia Civil-MT/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária5 dias atrás
Tecnologia brasileira será utilizada para avaliar rebanhos leiteiros do Equador
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Do solo à semente: como o capim-pé-de-galinha dribla o controle convencional
-
Notícias4 dias atrás
EPI agrícolas – Aumento nas reprovações de qualidade de vestimentas protetivas mobiliza núcleo de pesquisas do ‘IAC-Quepia’
-
Transporte4 dias atrás
Acidente no Espaço Alternativo deixa militar morto e casal ferido em estado grave
-
Mato Grosso4 dias atrás
Michelle Bolsonaro e Sandra Melo promovem encontro do PL Mulher em Ji-Paraná
-
Transporte4 dias atrás
Investigado é preso em flagrante por tráfico de drogas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos
-
Mato Grosso3 dias atrás
ANTT apresenta projetos ferroviários em debate sobre logística e competitividade do agronegócio
-
Transporte4 dias atrás
Filha denuncia e homem é preso pela PRF em Porto Velho por agressão e estupros