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Mostra de Comunicação ABMRA é palco da nova revolução criativa do Agro

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Alberto Meneghetti

Nos últimos anos, o setor agropecuário tem passado por uma revolução silenciosa. O branding e a criatividade estão em ascensão, graças a um número crescente de empresas e marcas neste segmento que veem a oportunidade e a necessidade de valorizar o fator de percepção do público sobre suas marcas e reforçar a qualidade de seus produtos. Isso ocorre no contexto do desafio cada vez mais complexo da segurança alimentar, sustentabilidade e mudanças climáticas. Por isso, um festival de criatividade com foco no Agro torna-se mais importante do que nunca, abrindo espaço para a troca de ideias, inspiração, colaboração e contribuindo na nova era de inovação e diferenciação no campo.

A exponencialidade das mudanças na comunicação do Agro ganhou novos contornos com a digitalização, a inteligência artificial e as mil e uma opções que as empresas e suas agências têm, nos dias atuais, para atingir o produtor rural.

Neste sentido, a Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, promovida há mais de 30 anos pela inquieta Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), promete ampliar na sua 22ª edição neste ano o conceito de criatividade e continuar na sua missão de ser um farol que aponta as tendências, as boas práticas de comunicação do segmento e observar, especialmente, o modo como marcas e negócios criaram soluções para atravessar mais um período de altos e baixos no campo, conectando-se também com a sociedade.

Nas feiras que aconteceram no início deste ano, já se pode constatar que a criatividade é fundamental para se diferenciar nos dias de hoje, com tanta competição pelo share-of-mind dos produtores rurais, público-alvo prioritário dessas ativações.

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A cada ano, a Mostra de Comunicação do Agro ABMRA se renova e agrega mais elementos de atratividade. Além de um novo grupo de jurados de alto nível técnico, entre lideranças do Agro, criativos celebrados, produtores rurais, representantes da academia e veículos de comunicação, a edição deste ano trará novas categorias, sintonizadas com o novo momento da comunicação do segmento. Com isso, a categoria que concentrava as campanhas e ativações digitais terá duas subdivisões: uma voltada para plataformas online, sites e apps; e a segunda especificamente para campanhas digitais e peças online. Também vamos valorizar o excelente trabalho que está sendo feito pelos chamados “agroinfluencers”.

A 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA 2024 promete ser palco de uma nova revolução criativa, onde agências e marcas buscarão conquistar as mentes e os corações do público através de inovadoras ferramentas e plataformas de mídia, que não param de nos surpreender, alimentadas por inteligência artificial e por dados. Mas uma coisa é certa: o melhor continua sendo a inteligência criativa humana, suas sinapses e insights que são as que geram as grandes ideias, as conexões memoráveis e o engajamento. E são estas que brilharão em mais uma edição do maior festival de criatividade do agronegócio, que já está chegando, agora em agosto.

Aguardo vocês lá!

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 45 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro.

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Alberto Meneghetti – Diretor da ABMRA e Coordenador Geral da 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Mídia Rural

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Substâncias da folha da fruta-do-conde têm potencial analgésico, revela estudo

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Reprodução

 

 

Pesquisadores identificaram nas folhas da Annona squamosa, árvore conhecida popularmente no Brasil como fruta-do-conde ou pinha, substâncias com ação analgésica, anti-inflamatória, anti-hiperalgésica (combate à dor persistente) e antiartrítica. Resultados da investigação, apoiada pela Fapesp e foram divulgados na revista Pharmaceuticals.

O trabalho envolveu cientistas das universidades Federal da Grande Dourados (UFGD), Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp). O grupo avaliou o extrato metanólico da planta (o metanol é usado como solvente e depois removido por evaporação, obtendo-se um extrato seco) e uma substância isolada denominada palmatina.

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Como explicam os autores, a Annona squamosa já é usada em diversos países com fins medicinais e é empregada na medicina popular para tratar dor e artrite. Foram observadas diversas propriedades farmacológicas, por exemplo, gastroprotetora, antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.

Representa uma possível opção aos principais tratamentos farmacológicos para dor, os analgésicos opioides e os anti-inflamatórios não esteroides, cujo uso prolongado pode causar vários efeitos colaterais, como dependência, úlceras e eventos trombóticos cardiovasculares.

Também pode ser alternativa aos principais medicamentos contra inflamação, como os análogos dos glicocorticoides e os anti-inflamatórios não esteroides, que em tratamentos crônicos podem levar à insuficiência adrenal e resistência à insulina, entre outros problemas.

“Em vista disso, o objetivo do estudo foi investigar o potencial analgésico, antiartrítico e anti-inflamatório do extrato metanólico e da palmatina, obtidos a partir da Annona squamosa”, conta Marcos José Salvador, professor titular do Departamento de Biologia Vegetal da Unicamp e coautor da pesquisa.

Para isso, as folhas da planta passaram por um processo de secagem e foram transformadas em pó. Então, extraíram-se as substâncias que seriam analisadas.

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Potencial analgésico e anti-inflamatório

O extrato metanólico e o alcaloide palmatina foram administrados oralmente em camundongos, sendo estudados em diferentes modelos experimentais, incluindo pleurisia (inflamação das pleuras, membranas que revestem os pulmões e a parede torácica) induzida por uma substância chamada carragenina; inflamação articular induzida por zimosana; e hiperalgesia mecânica (sensibilidade elevada a estímulos dolosos) induzida por TNF (fator de necrose tumoral, proteína sinalizadora produzida por células de defesa e que desempenha papel crucial na regulação da resposta imune).

“Os resultados mostraram que o extrato metanólico e a palmatina extraídos da A. squamosa têm potencial analgésico e anti-inflamatório. A palmatina tem ainda propriedades anti-hiperalgésicas, que podem envolver a inibição da via mediada pelo fator de necrose tumoral”, explica Salvador.

“Concluímos também que a palmatina pode ser um dos constituintes responsáveis pelas propriedades antiartríticas da planta.”

As conclusões obtidas na análise são muito relevantes e ajudam a comprovar os efeitos terapêuticos das amostras analisadas e a elucidar seus mecanismos de ação, que ainda não foram totalmente esclarecidos. Entretanto, novos estudos precisam ser feitos antes que possam ser utilizados na prática para o tratamento de doenças.

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“Mais estudos são necessários para avaliar se, em outras formulações, seriam alterados os efeitos e as propriedades farmacocinéticas da palmatina”, afirma o pesquisador, ressaltando também ser necessárias novas pesquisas para avaliar a toxicidade dos compostos e as doses necessárias para obter o efeito terapêutico para uso clínico.

O artigo Analgesic and Anti-Arthritic Potential of Methanolic Extract and Palmatine Obtained from Annona squamosa Leaves pode ser lido em: www.mdpi.com/1424-8247/17/10/1331.

Fonte: Thais Szegö | Agência Fapesp

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Investimento em máquinas autônomas gera ganho de até 30% na produtividade

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Foto: Jacto

 

A Jacto, uma das maiores fabricantes de pulverizadores agrícolas do país, está impulsionando a produtividade nos pomares brasileiros com o investimento em autonomia. Os pulverizadores da empresa, da linha JAV, contam com a tecnologia de posicionamento da divisão Autonomy & Positioning da Hexagon e já proporcionaram um aumento de 30% na produtividade das operações de pulverização na produção de laranja.

Os pulverizadores têm um grau avançado de autonomia, ou seja, não necessitam de um operador em cada máquina. “Eles são controlados à distância por meio de um tablet. O operador faz o planejamento da operação, demarca a área onde ele vai trabalhar e só supervisiona o funcionamento”, afirma Sérgio Sartori Júnior, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto.

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A implementação de tecnologia e os resultados colhidos são um marco importante para o cenário agrícola brasileiro, já que o desenvolvimento de máquinas autônomas ainda está dando seus primeiros passos, devido à sua complexidade e questões de segurança atreladas ao processo. “Equipamentos autônomos precisam ser capazes de transitar com o maior nível de precisão possível, para que eles possam ser controlados à distância e desempenhar suas funções com segurança. Por isso, a tecnologia de posicionamento é tão relevante para o desenvolvimento da autonomia no campo”, afirma Bernardo de Castro, VP de Estratégia Agrícola da divisão de Autonomy & Positioning da Hexagon.

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Bernardo também pontua que o aumento da produtividade de pomares no Brasil tem o potencial de alavancar ainda mais a produção e a importância do país como exportador do produto no mundo. O Brasil cultiva anualmente mais de 16 milhões de toneladas de laranjas em uma área estimada de 500 mil hectares de pomares, de acordo com o relatório de 2023 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sobre o mercado mundial e comércio.

Segundo Sérgio, da Jacto, trabalhar com autonomia é uma decisão estratégica para o produtor rural que procura suprir a carência de mão de obra e aumentar a eficiência. “A máquina trabalha ininterruptamente. A partir daí, é só ajustar turnos de trabalho para os operadores a distância, que ficam no campo para lidar com eventualidades, mas têm um trabalho mais saudável e complexo.”

Carência de mão de obra e oportunidade profissional

A introdução crescente de tecnologia no campo visa, além do aumento da produtividade, suprir uma carência intrínseca de mão de obra qualificada para a produção rural. Entre os censos agropecuários do IBGE de 1996 e 2017, houve queda de 1,4 milhão de pessoas ocupadas na agricultura brasileira, consolidando, dessa forma, uma permanente redução na demanda de força de trabalho agrícola desde 1985, quando 23,4 milhões de pessoas estavam ocupadas nos estabelecimentos agropecuários.

Sérgio comenta que as novas gerações estão mais interessadas em priorizar a formação acadêmica, e buscar novas oportunidades de carreira. Por isso, identifica a introdução de tecnologias avançadas no agronegócio como um ponto positivo para atrair a atenção de jovens para o setor.

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“Ocupar uma posição de supervisor de máquinas autônomas é uma carreira menos penosa, e mais complexa, além de melhor remunerada. Aliando a tecnologia, estamos transformando a fazenda em um negócio comercial com demanda de gestão profissional que pode ser interessante para as novas gerações”, aponta Sérgio.

Parceria no desenvolvimento de autonomia

A parceria das duas empresas começou há oito anos, quando a Jacto buscava aumentar seu portfólio de tecnologias de posicionamento com qualidade de precisão dos fabricantes internacionais. “A usabilidade era um fator muito importante para os nossos critérios de escolha, além da possibilidade de customização do produto, que sai de fábrica com a nossa marca”, diz Sérgio. “Hoje, todas as nossas máquinas saem equipadas com a solução de posicionamento da NovAtel (marca da Hexagon), seja a antena SMART7, nas máquinas Uniport e JAV, seja a antena SMART2 nas demais. Desde o início da parceria, a Hexagon nos apoiou nos desafios de desenvolvimento de novos produtos.”

Recentemente, dada a necessidade de aumentar ainda mais a precisão dos equipamentos autônomos na lavoura, além de identificar seu direcionamento em velocidades reduzidas – ou mesmo com eles parados –, a Jacto tem observado bons resultados com a solução proposta pela Hexagon de combinar duas antenas, que fornecem redundância de sinal GNSS para aumentar a precisão de posicionamento na lavoura. São as antenas SMART7, que funciona como um receptor primário de sinais multi-constelação e multifrequência GNSS; e a SMART2, solução de entrada da Hexagon que oferece benefícios como rastreamento em dupla frequência e compensação de terreno. “Estávamos usando uma solução composta que utilizava dados de uma unidade inercial combinados com dados do receptor GNSS para desempenhar essa função, mas a performance da máquina com as duas antenas tem se mostrado superior”, comenta Sérgio.

Correção de sinal

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A tecnologia de recepção GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) é essencial para fornecer a orientação correta para os equipamentos agrícolas, mas funciona melhor quando não atua sozinha. Quando combinada com uma solução de correção de sinal, minimiza os erros de posicionamento durante os processos na lavoura, e assegura a precisão e a consistência das operações.

Pensando nisso, a Jacto também oferece para o produtor o TerraStar. A tecnologia de correção de sinal também fornecida pela Hexagon, combinada ao sinal GNSS, reduz a margem de erro de até 50 para 2 centímetros. “Oferecemos o serviço como opção, porque não são todos os clientes que entendem essa necessidade de início. Mas, em geral, uma vez que experimentam, não voltam atrás, porque percebem claramente os benefícios”, Sérgio conclui.

Sirlei Benetti/Sou Agro

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Entidades contestam números da Conab sobre a safra de arroz

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Crédito – Paulo Rossi / Divulgação

 

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) emitiram nota conjunta contestando os números da safra de arroz divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No comunicado, as entidades externaram sua profunda preocupação com a “nova rodada de desinformação quanto aos dados de área, produtividade e produção de arroz” que estão sendo divulgados pela autarquia.

Conforme a nota, as entidades lembram que no ano passado o governo brasileiro estava disposto a “desperdiçar R$ 7,2 bilhões para compra de arroz importado”, com o intuito de ser vendido com preço tabelado e abaixo do custo de produção, sob a alegação que faltaria arroz para o consumidor interno. “Dissemos, de maneira clara, que não faltaria arroz e não faltou, em nenhum supermercado do Brasil, nenhum dia e nem por um minuto, apesar do pânico causado na população pelo próprio governo”, observou o comunicado.

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As entidades reforçam que o governo divulgou através da Conab dados “equivocados sobre a produção de arroz”, superestimando a produção com o intuito claro de intervir nos preços do cereal, o que pode causar mais problemas para produtores, indústrias, varejistas e, principalmente, consumidores. “Informamos que, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), órgão que, diferentemente da Conab, realiza levantamentos de campo e o faz por várias décadas, a área plantada efetivamente cresceu em relação à 2024, mas 2,69% e não 9,7% como erroneamente está sendo informado pela Conab. Embora pareça pouco, esse erro pode custar bilhões de Reais ao país”, destacam.

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No comunicado, Federarroz e Farsul tranquilizam a sociedade e dizem que, como de costume, será produzido bem mais do que os brasileiros consomem, o que nos obrigará a exportar excedentes, não havendo nenhum risco de desabastecimento. “Por fim, nos preocupam os retrocessos que temos presenciado com o sistema de informação oficial do governo federal. Mais diretores estão saindo do IBGE por não compactuarem com a nova política daquele instituto para a forma de produção e divulgação dos dados, enquanto a Conab continua informando dados que se alinham aos interesses ideológicos, mas que divergem da realidade observada”, conclui a nota.

Com Federarroz

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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