Agricultura
Encontro nacional destaca resiliência e rentabilidade na lavoura com sistema plantio direto

Assessoria
O 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto (ENSPD) está marcado para os dias 09 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Promovido pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), o evento vai contar no último dia com um bloco de palestras sobre sistemas de produção resilientes e rentáveis. O destaque será a experiência de três agricultores: Alan Juliani, de São Desidério (BA), Leonardo Coda, de Florínea (SP) e José Carlos Macedo Soares, conhecido como Zecão, de Lucas do Rio Verde (MT). Eles compartilharão suas práticas e a importância do Sistema Plantio Direto para a sustentabilidade ambiental e econômica.
Alan Juliani é formado em Administração de Empresas e produtor rural na Fazenda São Miguel. Ele enfatiza que o Sistema Plantio Direto (SPD) é um manejo que, quando bem organizado e executado, torna-se sustentável e rentável. “Não é algo que se consegue da noite para o dia. A matéria orgânica do solo aumenta ao longo do tempo, tornando a lavoura mais fértil. O SPD, bem feito, é o futuro da agricultura sustentável”, afirma.
Leonardo Coda é agricultor no Vale do Paranapanema (SP), conselheiro fiscal da FEBRAPDP e vice-presidente da Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP). Ele destaca que o SPD, com suas práticas de rotação de culturas e técnicas de integração, confere resiliência aos sistemas agrícolas. “O acúmulo de palha na superfície reduz a temperatura do solo e a evapotranspiração, aumentando a fertilidade biológica e o aproveitamento dos nutrientes, o que incrementa a produção e a rentabilidade”, explica Coda.
Impacto prático
Juliani vê o SPD como um complemento a outros insumos biológicos que tornam a agricultura mais sustentável. “Trabalhamos com palhadas e diversificações de cultura, adaptando-nos ao que é possível. O ideal nem sempre é alcançado, mas o que conseguimos já agrega valor ao sistema”, ressalta.
Já Coda aponta que a adoção integral do SPD melhora significativamente a fertilidade do solo e a performance produtiva do agricultor. “Rotação de culturas, integração lavoura-pecuária e uso de tecnologias como irrigação são fundamentais para a estabilidade e gestão eficiente do sistema de produção”, expõe.
Inscrições e asociação à FEBRAPDP
Para participar do 19º ENSPD e ter acesso aos benefícios de associado, como descontos nas inscrições, basta associar-se à FEBRAPDP. Os benefícios incluem certificado exclusivo de associado, acesso ao portal de eventos com programação completa de eventos realizados e gravados, participação gratuita em Web-Fóruns Amigos da Terra com certificado, e descontos exclusivos em eventos organizados e apoiados pela FEBRAPDP. “Convido todos os agricultores, agricultoras, estudantes e professores a participarem do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto. Será uma oportunidade única de aprendizado com especialistas que trarão conhecimentos valiosos para o desenvolvimento da cadeia agrícola”, convida Carminha Missio, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
O evento é realizado em parceria com ABAPA, Acrioeste, AIBA, Aprosem, Faeb/Senar/Sindicatos, Fundação Bahia, Governo do Estado da Bahia, SPRB, SPRLEM, UFOB e UNEB.
Fonte: Assessoria FEBRAPDP
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano

O potencial de produtividade da nova safra brasileira de soja pode estar em risco, disse em nota o consultor Michael Cordonnier.
Ele adotou uma postura mais cautelosa em relação às perspectivas para a soja que está sendo plantada agora, devido ao clima excessivamente úmido em algumas áreas e muito seco em outras.
Nas regiões mais ao norte do Brasil que estão enfrentando seca, os agricultores precisam que as previsões de chuva se confirmem, com pouca margem para erro.
“Se a previsão se confirmar, ainda não é tarde para plantar soja nessas áreas do Nordeste e do Norte, mas o clima precisará cooperar no restante da temporada de cultivo para que sejam alcançados rendimentos normais”, disse.
O post Potencial de produtividade da safra brasileira de soja pode cair, diz consultor americano apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere, temporariamente, a capital brasileira de Brasília para Belém (PA).
A mudança tem validade durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), entre 11 e 21 de novembro de 2025. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional. A Lei 15.251 foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
De acordo com o governo, a transferência temporária tem caráter simbólico e político e “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional”, além de evidenciar o compromisso do país com as questões globais do clima.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Todos os atos e despachos expedidos nesse intervalo, inclusive os do presidente da República e dos ministros, terão o registro da capital paraense. Durante o período, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar na cidade de Belém para a condução de suas atividades institucionais e governamentais.
Caso semelhante já ocorreu em 1992, quando a capital federal foi transferida para o Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
O post Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo

O Indicador Boi Datagro, adotado pela B3 como referência para a liquidação dos contratos futuros de pecuária no mercado brasileiro, mostra os preços da arroba em elevação nesta terça-feira (4).
Mato Grosso do Sul se aproxima da praça-base São Paulo nas cotações. No estado do Centro-Oeste, a indicação média ficou em R$ 321,11, enquanto em território paulista foi precificada em R$ 322,98.
De acordo com a analista de mercado da Datagro, Beatriz Bianchi, esse movimento é reflexo da maior competição das indústrias e também do reposicionamento das escalas de abate que seguem apresentando quedas cadenciadas.
“A oferta de boi gordo começa a apresentar sinais de retração, com queda na disponibilidade de fêmeas, fator já esperado pelo período do ano com a chegada da estação de monta”, detalha.
Já do lado da demanda, Beatriz ressalta que o mercado interno segue aquecido com o baixo nível de desemprego. “Mesmo com o poder de compra um pouco mais apertado, ainda há fôlego com a chegada do final do ano, com o 13º [salário] e bonificações que tendem a aquecer o consumo.”
Quanto aos embarques de carne bovina, a analista enfatiza que os resultados parciais de outubro seguem positivos, mas o câmbio se mostra um desafio para as margens da indústria exportadora.
O post Preço da arroba do boi em Mato Grosso do Sul se aproxima de São Paulo apareceu primeiro em Canal Rural.
-

Mato Grosso7 dias atrásCitricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos
-

Agronegócio5 dias atrásChina retoma compras de soja dos EUA e reduz pressão sobre demanda pelo grão brasileiro
-

Transporte6 dias atrásGateiro é preso em flagrante por furto de energia em Várzea Grande
-

Meio Ambiente5 dias atrásDesmatamento tem redução de 11,08% na Amazônia e 11,49% no Cerrado, em 2025
-

Mato Grosso7 dias atrásMais retorno por hectare: tecnologia brasileira Arbolina aumenta a produtividade ao sinalizar processos fisiológicos das plantas
-

Agronegócio5 dias atrásCotações do boi gordo seguem em alta com oferta restrita e maior demanda dos frigoríficos, aponta Cepea
-

Mato Grosso6 dias atrás460 famílias de VG recebem as chaves da casa própria com subsídio do SER Família Habitação
-

Mato Grosso6 dias atrásMais 595 casas entregues em Cuiabá: “minha família vai morar em segurança”, afirma beneficiado pelo SER Família Habitação







































