Mato Grosso
Botelho afirma que saúde é um “barco à deriva” e garante resposta imediata com apoio de Dr. Sandrin
Candidato garante formação de equipe especializada sob comando do vice, que tem mais de 40 anos de experiência em gestão no SUS – Fotos: Gustavo Farinacio
O candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) afirmou que a saúde de Cuiabá se tornou um “barco à deriva” por falta de gestão, garantindo que dará uma resposta imediata com o apoio do candidato a vice-prefeito, Dr. Marcelo Sandrin (Republicanos), para resolver os problemas no setor.
“A saúde é um barco à deriva. Está sem comando, sem controle, sem gestão, sem nada. Evidentemente, a responsabilidade é do município. Só para se ter uma ideia, há várias atividades que a Prefeitura realiza e que poderiam estar recebendo recursos do governo do Estado, mas, por vaidade e brigas políticas, não buscam essa ajuda”, disse Botelho, em entrevista ao De Frente Com a Notícia, na manhã desta quarta-feira (25).
De acordo com Botelho, caso seja eleito prefeito, uma das primeiras ações da transição será a formação de uma equipe liderada pelo Dr. Marcelo Sandrin para trabalhar em uma solução imediata para os problemas da saúde.
“Nós precisamos dar uma resposta imediata. Assim que as eleições terminarem, o Dr. Marcelo, que é médico e nosso vice, com mais de 40 anos de serviços prestados na área da saúde pública, no SUS, virá conosco formar uma equipe para trabalhar e dar uma solução rápida”, afirmou.
O objetivo é que, desde o primeiro dia de gestão, haja médicos e medicamentos em todas as unidades de saúde, além de iniciar um mutirão para eliminar a fila de cirurgias eletivas, por meio do Fila Zero, programa do governo do Estado que destina recursos estaduais para a realização dessas cirurgias.
Com Eduardo Botelho como prefeito, o governador Mauro Mendes (União) já garantiu parceria para zerar a atual fila de espera, cuja média ultrapassa seis meses.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Botelho atinge 44,8% dos votos válidos em pesquisa
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União) aparece com 44,8% dos votos válidos na pesquisa do Instituto Mais, divulgada neste sábado (5), pelo site VG Notícias. O levantamento aponta ainda que Abilio Brunini (PL) deve terminar em segundo com 27,9% dos votos válidos, enquanto o petista Ludio Cabral teria 22,5%. Por último aparece Domingos Kennedy (MDB) com 4,8%.
Na modalidade estimulada, em que o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Botelho tem 37% das intenções de voto. Abílio segue em segundo com 23% e Lúdio registra 18,6%. Kennedy é o último com 3,9%. Brancos e nulos somam 3,1%, e 14,4% dos eleitores ainda se declaram indecisos.
Na modalidade espontânea, na qual não é indicado os nomes dos candidatos, o cenário é parecido com a estimulada. Botelho tem a preferência de 35,8% do eleitorado, seguido por Abílio com 22,1%, Lúdio com 17,9% e Kennedy com 3,5%. Brancos e nulos somam 2,4%, e 18,3% dos eleitores ainda se declaram indecisos.
A pesquisa do Instituto Mais foi realizada entre os dias 2 e 3 de outubro com 800 entrevistas feitas de maneira presencial, nos domicílios, com eleitores de 16 anos ou mais em Cuiabá. O levantamento está registrado no TSE sob o nº MT-02788/2024 e possui margem de erro de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Faltando três dias para a eleição, Botelho atinge 47,4% dos votos válidos
Pesquisa aponta que o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) alcançou 47,42% dos votos válidos, quando não se leva em conta os votos brancos e nulos. O levantamento mostra ainda um empate técnico na disputa pelo segundo lugar entre Ludio Cabral (PT), com 22,78%, e Abílio Brunini (PL), com 21,62%, visto que a margem de erro é de 2,83%. O candidato Domingos Kennedy (MDB) soma 8,18% das intenções de voto.
Levando em conta a margem de erro, Eduardo Botelho pode chegar a mais de 50% dos votos e vencer a disputa ainda no primeiro turno. A pesquisa foi realizada pelo instituto Sensor, sob encomenda do site DayNews, e divulgada nesta quinta-feira (3).
Na modalidade estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Botelho atinge 39,66% das intenções de voto, seguido de Ludio, com 19,13%, e Abílio, com 18,15%. Kennedy mantém-se na quarta posição, com 7,10%. Os indecisos somam 9,33%, enquanto os votos nulos ou brancos totalizam 6,62%.
Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala ativamente em quem vai votar, Botelho tem 37,61%, o que mostra a consolidação do eleitorado em comparação com a pesquisa estimulada.
Em segundo lugar, há um empate técnico entre Ludio, com 17,17%, e Abílio, com 16,84%. Kennedy vem em seguida com 6,54%, enquanto os indecisos somam 13,65%, e 8,18% dos eleitores declaram intenção de votar nulo ou em branco.
A pesquisa, registrada com o Nº MT-02293/2024, ouviu entre os dias 27/09 a 02/10 em uma amostra PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) de 1200 eleitores das 4 regiões urbanas e distritos de Cuiabá, definidas pelo plano de abairramento da prefeitura de Cuiabá, conforme quotas de sexo, idade, escolaridade e renda definidas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e censo IBGE. Apresenta um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%.
Assesoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso encerra agosto com mais de 3,7 mil vagas de trabalho geradas, segundo Caged
Mato Grosso encerrou o mês de agosto com a geração de 3.733 empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última segunda-feira (30) pelo Governo Federal.
O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de vagas no Estado, com a criação de 2.118 postos em agosto. Em seguida, estão os setores da Construção Civil com 787 novas vagas, do Comércio com 604, e da Indústria com 296.
No período de janeiro a agosto, o Estado já acumulou 54.779 novos empregos formais, o que contribui para o saldo de 1,72 milhão de empregos gerados no país nos primeiros oito meses do ano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, apontou que os dados refletem os resultados de investimentos e as diversas políticas de incentivo do Governo de Mato Grosso.
“Os dados do Caged constatam que o Estado se destaca em diversos setores, como Agropecuária, Construção Civil, Comércio e a Indústria. Na atual gestão, Mato Grosso se transformou em um excelente ambiente de negócios que atraem diversas empresas e que gera cada vez mais novos empregos e renda para a população. Nenhum lugar no Brasil cresce como nós”, afirma o secretário.
*Sob supervisão de Maria Júlia Souza
-
Agronegócio7 dias atrás
Registro de queimadas em setembro é 30% maior que a média do mês
-
Pecuária5 dias atrás
Jornadas técnicas a campo alertam pecuaristas para o controle da mosca-dos-chifres em bovinos
-
Destaque7 dias atrás
Soldador perde a vida em acidente na rodovia PA-150
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Mato Grosso pode chegar a 50° graus de temperatura e se tornar inabitável, alerta especialista sobre clima
-
Agricultura5 dias atrás
Sancionada em Rondônia a lei que prevê medidas mais rigorosas contra responsáveis por incêndios florestais
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras
-
Transporte6 dias atrás
Polícia prende trio em MT e recupera R$ 33 mil em andaimes de obras furtados
-
Mato Grosso5 dias atrás
Botelho rebate oposição, defende fim da Indústria da multa e garante resolver os problemas da saúde