Mato Grosso
Botelho rebate oposição, defende fim da Indústria da multa e garante resolver os problemas da saúde
Fotos: Gustavo Farinacio
O candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), rebateu as críticas da oposição e apresentou propostas para enfrentar problemas centrais da cidade, como saúde e transporte público. Durante o debate na TV Vila Real, Botelho destacou a criação de novos corredores de ônibus, com veículos elétricos, e o fim do que chamou de “indústria da multa”. O candidato também reafirmou seu compromisso com a melhoria da saúde pública e prometeu uma gestão focada em reconstruir a capital mato-grossense.
Os ataques foram feitos pelo candidato do PT, Lúdio Cabral, durante o debate realizado nesta terça-feira (01.10), pela TV Vila Real, mediado pelo jornalista Antônio Carlos Silva.
Botelho foi enfático ao responder que tem um plano robusto para melhorar o sistema de transporte público para Cuiabá, inclusive, com a construção de novos corredores de BRT, para interligar, por exemplo, bairros do Coxipó.
“Já estamos com plano muito forte para o transporte público. Vamos construir BRT pela avenida das Torres, chegando até a região do Osmar Cabral. Também vamos fazer outra rota pela avenida Dante de Oliveira, atendendo bairros como Planalto, Altos da Serra, com ônibus modernos e elétricos, com isso inclusive o custo da tarifa vai baixar. Vamos trabalhar para isso. Agora, o candidato Lúdio quer demonizar empresário. A esquerda sempre quer isso. Sempre votou contra todos os projetos para melhorar o Estado. Mas quero garantir que temos projeto verdadeiro para melhorar o transporte público para Cuiabá ”, afirmou Botelho.
Botelho também respondeu, no primeiro bloco, ao jornalista convidado Alan Mesquita, do portal Gazeta Digital, sobre como irá governar. “Vamos construir um grande programa para tirar Cuiabá verdadeiramente do buraco”, disse, ao acrescentar que num eventual segundo turno, vai buscar o apoio dos eleitores, independente do candidato que votaram no primeiro turno. Pois, acredita que todos almejam solução para os problemas da cidade”, afirmou.
O candidato também aproveitou para alertar que a capital precisa de seriedade e respeito. Lembrou que trabalhou nas ruas de Cuiabá, tem a parceria com o governador Mauro Mendes para cuidar da população e reconstruir a cidade.
Questionado sobre emendas, informou que elas são importantes e que o parlamentar destina e o governo as executa sempre atento para impedir possíveis irregularidades. “Se tiver alguma irregularidade, o governo não vai passar pano, nosso grupo é assim: não aceita nenhum tipo de corrupção e o senhor tem que aprender”, disse em resposta ao candidato Abílio Brunini.
Outro alerta de Botelho se refere às multas de trânsito, que considera um verdadeiro caça-níquel e também promete acabar com os parquímetros (cobrança de estacionamento nas vias públicas), que segundo ele, servem para aumentar a arrecadação da Prefeitura às custas da população.
Somente em 2023, a Prefeitura de Cuiabá aplicou mais de 400 mil multas. Com cerca de 500 mil veículos circulando pela cidade, isso significa que 80% dos motoristas já foram penalizados pela chamada “indústria da multa”.
Botelho ainda falou sobre seus projetos para idosos, atletas paraolímpicos, fomento à industrialização, construção de casas populares em parceria com o governo do estado, asfalto, ampliação das equipes de saúde, dentre outras ações que constam em seu plano de governo.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Botelho atinge 44,8% dos votos válidos em pesquisa
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União) aparece com 44,8% dos votos válidos na pesquisa do Instituto Mais, divulgada neste sábado (5), pelo site VG Notícias. O levantamento aponta ainda que Abilio Brunini (PL) deve terminar em segundo com 27,9% dos votos válidos, enquanto o petista Ludio Cabral teria 22,5%. Por último aparece Domingos Kennedy (MDB) com 4,8%.
Na modalidade estimulada, em que o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Botelho tem 37% das intenções de voto. Abílio segue em segundo com 23% e Lúdio registra 18,6%. Kennedy é o último com 3,9%. Brancos e nulos somam 3,1%, e 14,4% dos eleitores ainda se declaram indecisos.
Na modalidade espontânea, na qual não é indicado os nomes dos candidatos, o cenário é parecido com a estimulada. Botelho tem a preferência de 35,8% do eleitorado, seguido por Abílio com 22,1%, Lúdio com 17,9% e Kennedy com 3,5%. Brancos e nulos somam 2,4%, e 18,3% dos eleitores ainda se declaram indecisos.
A pesquisa do Instituto Mais foi realizada entre os dias 2 e 3 de outubro com 800 entrevistas feitas de maneira presencial, nos domicílios, com eleitores de 16 anos ou mais em Cuiabá. O levantamento está registrado no TSE sob o nº MT-02788/2024 e possui margem de erro de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Faltando três dias para a eleição, Botelho atinge 47,4% dos votos válidos
Pesquisa aponta que o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) alcançou 47,42% dos votos válidos, quando não se leva em conta os votos brancos e nulos. O levantamento mostra ainda um empate técnico na disputa pelo segundo lugar entre Ludio Cabral (PT), com 22,78%, e Abílio Brunini (PL), com 21,62%, visto que a margem de erro é de 2,83%. O candidato Domingos Kennedy (MDB) soma 8,18% das intenções de voto.
Levando em conta a margem de erro, Eduardo Botelho pode chegar a mais de 50% dos votos e vencer a disputa ainda no primeiro turno. A pesquisa foi realizada pelo instituto Sensor, sob encomenda do site DayNews, e divulgada nesta quinta-feira (3).
Na modalidade estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Botelho atinge 39,66% das intenções de voto, seguido de Ludio, com 19,13%, e Abílio, com 18,15%. Kennedy mantém-se na quarta posição, com 7,10%. Os indecisos somam 9,33%, enquanto os votos nulos ou brancos totalizam 6,62%.
Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala ativamente em quem vai votar, Botelho tem 37,61%, o que mostra a consolidação do eleitorado em comparação com a pesquisa estimulada.
Em segundo lugar, há um empate técnico entre Ludio, com 17,17%, e Abílio, com 16,84%. Kennedy vem em seguida com 6,54%, enquanto os indecisos somam 13,65%, e 8,18% dos eleitores declaram intenção de votar nulo ou em branco.
A pesquisa, registrada com o Nº MT-02293/2024, ouviu entre os dias 27/09 a 02/10 em uma amostra PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) de 1200 eleitores das 4 regiões urbanas e distritos de Cuiabá, definidas pelo plano de abairramento da prefeitura de Cuiabá, conforme quotas de sexo, idade, escolaridade e renda definidas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral e censo IBGE. Apresenta um nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,83%.
Assesoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mato Grosso encerra agosto com mais de 3,7 mil vagas de trabalho geradas, segundo Caged
Mato Grosso encerrou o mês de agosto com a geração de 3.733 empregos formais, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última segunda-feira (30) pelo Governo Federal.
O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de vagas no Estado, com a criação de 2.118 postos em agosto. Em seguida, estão os setores da Construção Civil com 787 novas vagas, do Comércio com 604, e da Indústria com 296.
No período de janeiro a agosto, o Estado já acumulou 54.779 novos empregos formais, o que contribui para o saldo de 1,72 milhão de empregos gerados no país nos primeiros oito meses do ano.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, apontou que os dados refletem os resultados de investimentos e as diversas políticas de incentivo do Governo de Mato Grosso.
“Os dados do Caged constatam que o Estado se destaca em diversos setores, como Agropecuária, Construção Civil, Comércio e a Indústria. Na atual gestão, Mato Grosso se transformou em um excelente ambiente de negócios que atraem diversas empresas e que gera cada vez mais novos empregos e renda para a população. Nenhum lugar no Brasil cresce como nós”, afirma o secretário.
*Sob supervisão de Maria Júlia Souza
-
Agronegócio7 dias atrás
Registro de queimadas em setembro é 30% maior que a média do mês
-
Destaque7 dias atrás
Soldador perde a vida em acidente na rodovia PA-150
-
Pecuária5 dias atrás
Jornadas técnicas a campo alertam pecuaristas para o controle da mosca-dos-chifres em bovinos
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Mato Grosso pode chegar a 50° graus de temperatura e se tornar inabitável, alerta especialista sobre clima
-
Agricultura5 dias atrás
Sancionada em Rondônia a lei que prevê medidas mais rigorosas contra responsáveis por incêndios florestais
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras
-
Transporte6 dias atrás
Polícia prende trio em MT e recupera R$ 33 mil em andaimes de obras furtados
-
Mato Grosso4 dias atrás
Sefaz visita empresa de bioenergia para discutir soluções na emissão de documentos fiscais