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Agricultura

Embrapa leva tecnologias sustentáveis e lança maçã com casca totalmente vermelha na Anuga 2025

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Tecnologias e soluções para os setores de alimentos e bebidas serão apresentadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na 6ª edição da Anuga Select Brazil, de 8 a 10 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. No estande da Empresa, os visitantes conhecerão soluções inovadoras com foco em nutrição e sustentabilidade através de promoção da saúde, redução de perdas, rastreabilidade e agregação de valor. A Embrapa também fará o lançamento e a degustação da maçã Purple Gala®, a primeira cultivar brasileira do grupo Gala com casca totalmente vermelha, sem as tradicionais estrias.

Um verdadeiro produto brasileiro, a Purple Gala® é resultado de uma mutação natural da planta, distinguível pela intensa pigmentação vermelha observada em diferentes órgãos vegetais, desde o desenvolvimento inicial das plantas, resultando em uma excelente fruta de elevada qualidade sensorial e de grande potencial comercial. A empresa Jardim dos Clones é parceira no lançamento e responsável tanto pela comercialização dos frutos com a rede varejista, como pela venda das mudas da nova cultivar. Na safra 2024, foram comercializados 250 mil quilos da fruta e a previsão é que sejam 400 mil quilos em 2025, especialmente em mercados premium nas principais capitais do país.

Soluções tecnológicas no estande da Embrapa

– Vinho Lorena Ativa: nova opção de vinho branco com maior quantidade de compostos benéficos à saúde, como polifenóis e resveratrol, que será apresentado pela Adega Chesini (Farroupilha, RS). Com uma coloração amarelo dourado, notas cítricas, lembrando a lima, o vinho apresenta um sabor moscatel, com uma graduação alcoólica de 11,5%. Elaborado a partir de um pacote tecnológico que combina três tecnologias da Embrapa: a uva branca aromática BRS Lorena, originária do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, a utilização da levedura autóctone Saccharomyces cerevisiae 1vvt97 e um protocolo inovador de vinificação, com detalhes precisos de maceração e fermentação, de forma a promover uma extração adicional de compostos da casca e da semente.

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– Concentrado proteico em pó de feijão carioca: com quase 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o que representa cerca de 80% da sua composição, o ingrediente possibilita o acréscimo de teor de proteína a alimentos à base de plantas (plant-based) que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, leites vegetais e iogurtes. Além disso, o concentrado proteico também pode ser usado em panificação, bebidas e suplementos alimentares.

– Concentrados proteicos de lentilha e grão-de-bico: o concentrado de lentilha apresenta em torno de 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, ou seja, 80% de proteína. Já o concentrado de grão-de-bico apresenta aproximadamente 73 gramas de proteína para 100 gramas, ou seja, 73% de proteína. Os ingredientes possibilitam o acréscimo de teor de proteína a alimentos à base de vegetais que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, bebidas vegetais e iogurtes.

– Azeite de oliva: enriquecido com carotenoides pró-vitamínicos A, licopeno, luteína e zeaxantina, a partir de fontes naturais como a cenoura, tomate e goji berry. O alimento, rico em bioativos, é obtido sem o uso de solventes orgânicos, com processo simples e pode ser adotado, também, por empresas de pequeno porte.

– Corante natural de jabuticaba: obtido da casca da jabuticaba, fruta nativa da biodiversidade brasileira, é rico em antocianinas – pigmentos naturais responsáveis por tons que variam do rosa ao roxo – e oferece, além de coloração vibrante, benefícios funcionais à saúde. Pode ser aplicado por indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas que buscam soluções naturais e inovadoras.

– Polpa de juçara em pó: ingrediente totalmente natural, proveniente da biodiversidade brasileira, com possibilidade ampla de aplicação nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica. Apresenta como diferencial não conter agentes encapsulantes na formulação que permite a disponibilização de um produto com intensidade de cor e elevada capacidade antioxidante.

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– Empanado de tilápia: obtido a partir da mistura de ingredientes com Carne Mecanicamente Separada (CMS) extraída da tilápia. Os resíduos da filetagem da tilápia são ricos em proteínas e podem ser transformados em produtos comerciais – alimentícios e não alimentícios – com potencial econômico.

– Processo de obtenção de hidrolisado de tilápia: com alto teor de proteína, pode ser usado como ingrediente em produtos alimentícios, cosméticos, cápsulas ou pó como produto natural, nutracêutico ou suplemento alimentar.

– Patê de tilápia com fibra de abacaxi: preparado a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia e fibra de abacaxi. Pode ser comercialmente oferecido em latas mantidas em temperatura ambiente.

– Salsicha de tilápia com fibra de abacaxi: processada a partir de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de tilápia do Nilo e de farinha de resíduo de abacaxi, sem uso de corantes e teor reduzido de sódio.

– Abóbora BRS Graciosa: nova cultivar com características diferenciadas em relação a outras cultivares do mesmo segmento como alta produtiva com potencial de produção em torno de 14 toneladas por hectare; maior uniformidade de frutos, se comparada com outras cultivares; e boa durabilidade pós-colheita com tempo de prateleira de até três meses.

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– Tomate BRS Zamir: integra uma nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno, substância antioxidante eficiente no combate aos radicais livres no organismo e um pigmento que confere a típica cor vermelha dos frutos do tomateiro. Enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 a 90 microgramas por grama de fruto (μg/g), o teor de licopeno do tomate BRS Zamir pode alcançar até 144 μg/g.

– Fermentado de maracujá gaseificado: O maracujá da Caatinga, fruta resistente à seca, apresenta vantagens competitivas por sua floração na entressafra do maracujá comum, abrindo novas oportunidades de mercado. Além disso, é altamente resistente a pragas, doenças e ao estresse hídrico, sendo ideal para o cultivo no Semiárido brasileiro. A polpa possui sabor exótico e acidez marcante, com alto valor nutracêutico e benefícios à saúde. Apresenta potencial para a produção de bebidas alcoólicas fermentadas de alto valor agregado, como licores, cervejas artesanais e um fermentado gaseificado similar ao vinho espumante que pode ganhar mercados locais e internacionais.

– Dispositivo avançado para monitoramento, em tempo real, da distribuição de calor no tratamento hidrotérmico de frutas: técnica essencial para o controle de doenças pós-colheita e preservação da qualidade, atendendo às exigências dos mercados internacionais. Atualmente, as perdas pós-colheita podem chegar a 80% em algumas espécies frutíferas.

– Programa Produção Integrada de Morango: O programa faz parte da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), que promove sistemas produtivos sustentáveis e alimentos de alta qualidade. Um caso de sucesso é a Staw Agricultura, do Paraná, que conquistou o Selo Brasil Certificado em 2019, tornando-se a primeira produtora do estado a obter essa certificação na cultura do morango. Em 2022, a empresa também recebeu o Certificado de Conformidade Orgânica para morangos in natura, congelados e liofilizados.

– Arroz Brilhante: Embrapa e Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) apresentam o primeiro arroz rastreado com tecnologia da Embrapa, lançado em 2024 pela Arrozeira Pelotas. A empresa utilizou o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), ferramenta que utiliza tecnologia blockchain para garantir ao consumidor final o acesso a informações sobre a origem da matéria-prima e etapas do processo industrial percorridas pelo produto.

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– Cafés e produtos à base de mel de abelhas: apresentados por produtores paulistas dos municípios de Caconde e Jacupiranga que funcionam como Distritos Agro Tecnológicos em que ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação são desenvolvidas por equipes de pesquisa do Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (Semear Digital).

– Bebida vegetal de amêndoa de babaçu: alternativa a derivados de leite para quem não pode ou não deseja consumir lácteos tradicionais, a bebida é obtida a partir da trituração do babaçu em água. O produto apresentou bom desempenho em testes de análise sensorial. Outro detalhe importante é o rendimento: três litros por quilo de amêndoa, o que é considerado bom para a indústria. O ativo representa nova opção de geração de renda para as organizações comunitárias de quebradeiras de coco do Maranhão.

Concentrado vermelho-violeta de pitaya: concentrado natural, obtido com tecnologia limpa e que faz bem à saúde. Desenvolvido a partir da pitaya, da variedade Hylocereus polyrhizus (casca e polpa vermelhas), o produto está pronto para elevação de escala tecnológica junto a empresas interessadas em sua produção como alternativa promissora para o mercado de corantes. Dependendo da concentração, confere diferentes nuances de vermelho, violeta e rosa e pode ser utilizado nas indústrias alimentícia, cosmética e de fármacos, entre outras.

Análogo a queijo cremoso simbiótico de amêndoas de castanha de caju: pode substituir o queijo tradicional para quem tem restrição alimentar ou não deseja consumir lácteos tradicionais. Produzido a partir de amêndoas quebradas, que apresentam menor valor de mercado, o produto é enriquecido com prebiótico (FOS comercial) e probiótico (Bifidobacterium animalis subsp. lactis), o que o caracteriza como produto funcional.

Barra proteica de amêndoa de castanha de caju e yacon: apresenta 24% de proteína e é elaborada a partir da torta parcialmente desengordurada da amêndoa de castanha de caju, co-produto do processamento para a extração do óleo. Alternativa a barras proteicas disponíveis no mercado, o produto clean-label utiliza poucos ingredientes em sua formulação. É elaborado com proteína de amêndoa de castanha de caju adicionada de oligossacarídeos prebióticos (FOS) provenientes do yacon.

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– Vatapá à base de fibra de caju: alimento industrial vegetal formulado com a fibra de pedúnculo de caju e outros ingredientes, com estabilidade avaliada de até 80 dias sob congelamento (-18 °C). O ativo atende à demanda de empresas interessadas em produzir alimentos para o público vegano, vegetariano ou interessado em diminuir consumo de alimentos de origem animal. É apresentado congelado em pacotes plásticos de polietileno, pronto para consumo direto após aquecimento em micro-ondas ou panela.

– Quibe à base de fibra de caju e proteína de alga: produto plant-based formulado com a fibra de pedúnculo de caju adicionada de proteína de macroalga liofilizada, além de temperos utilizados no quibe tradicional. Pode ser consumido diretamente após assado de forma semelhante ao quibe tradicional. Sua estabilidade foi avaliada em até 180 dias sob congelamento (-18 °C) mostrando boa aceitação do produto. Pode ser produzido por empresas de alimentos plant-based como mais um produto com proteínas alternativas. Destaca-se pela alta praticidade de preparo, por apresentação em embalagem pronta para ir ao forno.

Palestras no auditório Food Trends

Dia 8 de abril

– 15 horas
Palestrante: Luciana Alvim Santos Romani
Tema: “Semear Digital: tecnologias digitais para apoiar produção de alimentos de forma sustentável”

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– 16 horas
Palestrante: Anderson Luís Alves
Tema: “Rastreabilidade em alimentos”

Anuga Select Brazil

Organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. A última edição da Anuga teve mais de 15 mil visitantes qualificados, além de mais de 16 pavilhões nacionais e 16 internacionais, ultrapassando o número de 500 marcas expositoras.

Anuga 2025 em números:

+ 192 horas de conteúdo
+ 510 estandes em exposição
17 pavilhões internacionais
20 pavilhões nacionais
+ 38 países expositores

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Parceiros estratégicos da Anuga 2025: ABIR, ABIS, Abrasel, Apex-Brasil, Embrapa e Expo Supermercados.

Serviço:

Anuga Select Brazil

Data: 8 a 10 de abril de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão 1
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Localização do estande da Embrapa: Ilha G.175

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Mais sobre a Anuga Select Brazil 2025: https://anuga-brazil.com.br/

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agricultura

Tarifaço faz Brasil perder US$ 700 mi em vendas de carne, mas exportações batem recorde

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Foto: Wenderson Araujo/CNA

Apesar das tarifas adicionais impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros, as exportações totais de carne bovina em outubro obtiveram uma receita de US$ 1,897 bilhão, alta de 37,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Foram movimentadas 360,28 mil toneladas, 12,8% a mais do que um ano atrás. A queda nas exportações para os EUA, com perda estimada US$ 700 milhões de agosto a outubro, foi compensada pelo aumento de vendas para outros países.

As informações são da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que compilou os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), incluindo na informação carnes in natura e industrializada, miudezas comestíveis e sebo bovino, entre outros subprodutos da cadeia de produção da carne bovina.

Segundo a entidade, no acumulado dos primeiros dez meses do ano as exportações totais já proporcionaram uma receita recorde de US$ 14,655 bilhões, com alta de 36% sobre o mesmo período de 2024. A movimentação, também recorde, foi de 3.148 mil toneladas, um aumento de 18% na mesma base de comparação.

Para os Estados Unidos, segundo maior cliente do segmento no Brasil, as vendas de carne bovina vêm caindo. As exportações do produto in natura para o país americano recuaram 54% no mês de outubro, em relação a outubro do ano anterior, para US$ 58 milhões, mostrando ainda certa resiliência apesar das tarifas, na visão da Abrafrigo.

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No caso da carne bovina industrializada, o recuo no mesmo período foi de 20,3%, para US$ 24,9 milhões, enquanto sebo e outras gorduras bovinas recuaram 70,4%, para US$ 5,7 milhões.

Considerando o período de janeiro a outubro de 2025, as exportações totais de carnes e outros derivados bovinos para os Estados Unidos cresceram 40,4% sobre o mesmo período do ano anterior, alcançando US$ 1,796 bilhão, resultado que reflete o forte ritmo das exportações anterior ao tarifaço.

Considerando os meses de agosto a outubro de 2025, período de vigência das tarifas adicionais, as vendas totais de carne e subprodutos bovinos para os Estados Unidos recuaram 36,4%, resultando em perdas estimadas em aproximadamente US$ 700 milhões.

“Embora essas perdas tenham sido compensadas com folga pelo aumento das vendas para outros mercados, o fato é que as exportações de carne bovina do Brasil poderiam ser ainda maiores caso as tarifas punitivas do governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros não tivessem sido aplicadas”, afirma a associação.

Carne para China e UE

As exportações para a China, no acumulado do ano de 2025 até outubro, somaram US$ 7,060 bilhões de receita e 1.323 mil toneladas exportadas, com altas de 45,8% e 21,4%, respectivamente.

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A União Europeia, considerando como um mercado único, foi o segundo maior destino das exportações brasileiras de carne bovina no mês de outubro de 2025, crescendo 112% em relação ao mesmo mês do ano anterior, para US$ 140 milhões.

De janeiro a outubro, as vendas para o bloco europeu cresceram 70,2% sobre o mesmo período do ano anterior, somando US$ 815,9 milhões, com preços médios que alcançaram US$ 8.362 por tonelada de carne bovina in natura.

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Agricultura

Conab atualiza dados e aponta atraso na temporada de soja 25/26; mercado reage na semana

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Os preços de soja no mercado brasileiro registraram poucas oscilações nesta semana, que também apresentou uma discreta melhora no ritmo de comercialização. Segundo a consultoria Safras & Mercado, o cenário foi marcado pela estabilidade nos prêmios de exportação, alta dos contratos futuros em Chicago e dólar em queda frente ao real.

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Mesmo com o avanço em Chicago, a diferença entre as bases de compra e venda continua elevada, limitando a retomada mais firme dos negócios. Produtores seguem retendo a oferta, na expectativa de cotações mais altas, enquanto acompanham o desenvolvimento das lavouras.

Preços de soja no fim da semana

  • No mercado físico, a saca de 60 quilos recuou de R$ 136,00 para R$ 135,00 em Passo Fundo (RS)
  • Em Cascavel (PR), houve leve alta, de R$ 135,00 para R$ 136,00
  • Em Rondonópolis (MT), a cotação subiu de R$ 125,00 para R$ 127,00
  • No Porto de Paranaguá (PR), o preço se manteve em R$ 142,00

Soja em Chicago

Na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), os contratos mais negociados com vencimento em janeiro acumularam valorização de 2,95% na semana, sendo cotados a US$ 11,50 por bushel nesta sexta-feira (14). O fim do shutdown do governo americano reduziu a aversão ao risco no mercado financeiro e impulsionou a demanda por commodities.

A reabertura do governo também retomou a divulgação de dados importantes. Além do relatório de novembro de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará um compilado das vendas diárias realizadas por exportadores privados durante o período de paralisação, além da atualização gradual das vendas semanais.

O mercado acompanha atentamente o comportamento da China, principal compradora internacional de soja, após o acordo com Washington prevendo a aquisição de 12 milhões de toneladas de soja americana. Ainda existem incertezas sobre o cumprimento e o ritmo dessa retomada.

Ajuste da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou a projeção da produção brasileira de soja na safra 2025/26 para 177,601 milhões de toneladas, alta de 3,6% em relação ao ciclo anterior, que registrou 171,48 milhões de toneladas. O número é ligeiramente inferior à estimativa anterior, de 177,638 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, o plantio segue dentro da média dos últimos cinco anos, mas com atraso em relação à temporada passada, principalmente em Goiás e Minas Gerais, devido à insuficiência de chuvas para avançar com a semeadura.

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Agricultura

Demanda por óleo de algodão impulsiona alta de 5,9% no preço do caroço em Mato Grosso

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O preço do caroço de algodão em Mato Grosso apresentou alta de 5,97% entre o final de agosto e 23 de outubro de 2025, passando de R$ 894,04 para R$ 947,43 por tonelada, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O aumento é resultado do crescimento na demanda por óleo de algodão, especialmente após mudanças regulatórias no setor de biodiesel.

Colheita e entressafra influenciam o mercado

Com o início da colheita em julho de 2025 e o término do período de entressafra, os preços do caroço inicialmente sofreram pressão de baixa, refletindo a maior oferta disponível no mercado.

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De acordo com o Imea, “apesar da queda esperada para o período, observou-se recuperação já na primeira semana de setembro”, evidenciando a resiliência do produto frente à demanda crescente.

Biodiesel impulsiona procura pelo óleo de algodão

A valorização também foi estimulada pela decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de elevar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 15%, a partir de 1º de agosto.

Essa medida aumentou a procura das indústrias pelo óleo de algodão, fortalecendo a demanda pelo caroço como matéria-prima essencial para a produção do biodiesel.

Expectativa para as próximas semanas

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Segundo o Imea, a sustentação dos preços do caroço dependerá diretamente da demanda pelo óleo de algodão. O Instituto destacou que este fator “será crucial para determinar a dinâmica das cotações nas próximas semanas”, mantendo atenção sobre possíveis flutuações do mercado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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